SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área de avaliação:Área 21 Conceito na Capes: 4 Início do Curso:1992 Mestrado:1992 Doutorado:2011 Coordenador(a): Ana Paula Ramos de Souza MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
UFSM QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados cada ano-previsão até dez/ DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano-1230 Número de titulados cada ano-previsão até dez/12-00
UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes Para o conceito 5: Média de titulação: < ou =24meses Produção intelectual:100% dos docentes 400 pontos 2 A1ou A2 Máximo 30% colaboradores
UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio O programa tem desempenho compatível com nota 4: Média titulação: 25 meses Diminuição de colaboradores para ficar em 30% Produção Intelectual: teremos 70% dos docentes atingindo nota próximo da nota 5 e 90% a nota 4.
UFSM Resumo do desempenho comparativo aos demais Programas de sua Área de Avaliação na Capes Temos 10 programas da subárea de Fonoaudiologia (57 área 21) Na avaliaçaõ 2011 tínhamos maior mediana de PI mas poucos A1 e A2 USP – programa com melhores indicadores para nota 6 UNIFESP- pode manter média 5 USP Bauru poderá subir para 5 Demais programas deverão ficar com média 4 ou inferior.
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UFSM Expectativa do Programa de Pós-graduação com relação a conceito no próximo triênio Acreditamos que o aumento da nota dos programas de São Paulo, em conjunto com a melhora da produção intelectual de 30% do corpo docente, poderá facilitar atingir o conceito muito bom no quesito produção intelectual que é fundamental para a mudança de nota. O processo de internacionalização ativa se iniciou (PG Fortalecimento Mercosul) A ida de alunos para doutorado sanduíche a organização de algumas parcerias internacionais abrem perspectiva para internacionalização passiva- melhora do acesso à publicação internacional.
UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Aumentar produção intelectual 3 Credenciamento de professores sem perfil para pesquisa Partilhamento de professores com outros programas Poucos periódicos internacionais na fonoaudiologia 1 Média de tempo de titulação= ou < 24meses 5 As ameaças são internas: Ritmo de professores e alunos 2 Internacionalização ativa5Falta de infra-estrutura para acolher estrangeiros 1 Internacionalização passiva 4Motivação e disposição para viagens e contatos – professores e alunos 2
UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Aumentar número de bolsas de doutorado 4Disponibilidade de bolsas ao programas 1 Incentivar pós- doutoramento docentes 3Número de docentes do departamento/programa 2 Aumentar número de envio de artigos A1 e A2 3Número de revistas Mudança na lógica de produção 1 Aumentar número de alunos para sanduíche no exterior 2Abertura dos alunos para tal experiência 2 Aumento de bolsista PQ2Número de bolsas PQ no CNPq 2 Aumento de alunos estrangeiros 4 não há ameaças1
UFSM INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO A construção do novo prédio da Fonoaudiologia nos proverá uma infra- estrutura material necessária É crucial aumento de vagas para docente: Atualmente somos 13 docentes Fonoaudiólogos para graduação, Mestrado, Doutorado e Residência Multiprofissional – média de CH na graduação 16horas semanais.
UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA Ganhamos Fortalecimento da Pós-Graduação no Mercosul Trouxemos em 2012 docentes estrangeiros para o Simpósio e incremento de parcerias Pretendemos aumentar participação no doutoramento sanduíche, pós-doutoramento de professores, recepção de alunos estrangeiros (PEC-PG, etc) Aumentar parcerias com pesquisadores internacionais.
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