GOVERNANÇA CORPORATIVA:

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Transcrição da apresentação:

GOVERNANÇA CORPORATIVA: Separação de propriedade e controle administrativo, Conselho de Administração

DA TEORIA ECONÔMICA TRADICIONAL: A GC surge para superar o chamado “CONFLITO DE AGÊNCIA”, presente a partir da separação entre a propriedade e a gestão empresarial. Sua principal função é garantir que o comportamento dos executivos esteja alinhado com os interesses dos acionistas/cotistas.

DEFINIÇÃO DO IBGC: Governança Corporativa (GC) é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas (ou Cotistas), Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal.

ABRANGÊNCIA DA G.C.: Assuntos relativos ao PODER DE CONTROLE e DIREÇÃO de uma empresa bem como as diferentes formas e esferas de seu exercício e os interesses ligados à vida das sociedades comerciais.

G.C. É VALOR: E isto ocorre somente quando ao lado de uma boa governança temos, também, um negócio de qualidade, lucrativo e bem administrado, em benefício de todos os acionistas e daqueles que lidam com a empresa.

A BOA GOVERNANÇA CORPORATIVA: Proporciona aos proprietários (Acionistas ou Cotistas) a GESTÃO ESTRATÉTICA de sua empresa e a EFETIVA MONITORAÇÃO da sua Direção Executiva.

A GC TEM COMO PRINCIPAIS FERRAMENTAS: Para assegurar “O CONTROLE DA PROPRIEDADE SOBRE A GESTÃO”: - O Conselho de Administração; - O Conselho Fiscal; e - A Auditoria Independente.

LINHAS MESTRAS DA GC: Transparência; Prestação de Contas (“accountability”); e Eqüidade.

PRÉ-REQUISITOS: O Conselho de Administração, que representa os Acionistas (ou Cotistas) deve ESTABELECER ESTRATÉGIAS para a empresa, eleger a Diretoria, Fiscalizar e Avaliar o Desempenho da Gestão e Escolher a Auditoria Independente.

PROBLEMAS POTENCIAIS: Conselheiros não qualificados; Abusos de poder; Erros estratégicos; e Fraudes.

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES: Do Conselho de Administração, que é composto por membros da família, detentora da propriedade empresarial: É RESPONSÁVEL PELAS PRINCIPAIS DECISÕES E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS.

Continuando... Do Conselho de Família: Harmonizar as crenças e os valores da Família com a Estratégia de Negócio do Grupo.

Continuando... Do Conselho Executivo: Zelar pela criação de valor aos Acionistas e pelo direcionamento dos negócios; Definir estratégias de crescimento e de investimentos; Deliberar sobre projetos estratégicos, estabelecer metas, monitorar o desempenho das Unidades de Negócios (SBU’ s) e dos Executivos responsáveis.

Continuando... Da Diretoria Corporativa: Dar suporte à Diretoria Geral na condução das diretrizes corporativas e promover a integração das SBU’s. É constituída pelas áreas de Finanças, P.E., Desenvolvimento Humano e Organizacional, Jurídico, T.I. e Operações Industriais.

AS OITO PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA BOA GC: Participação; Estado de Direito; Transparência; Responsabilidade; Decisões orientadas por um consenso; Igualdade e inclusividade; Efetividade e eficiência; e Suporte à Auditoria Fiscalizadora.

GRUPO VOTORANTIM E A GC: Conselho de Administração (Conselho de Família, Votorantim Participações e Conselho do Instituto Votorantim); Conselho Executivo (Diretoria Geral, Holding Financeira e Votorantim Novos Negócios); e Diretoria Corporativa. Áreas de Atuação: Cimentos, Metais, Celulose e Papel, Energia, Agroindústria e Química.

BRADESCO, GC E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS: Adoção das Melhoras Práticas da GC; Operar na Bolsa de Valores de NY; Operar na Bolsa de Valores de Madrid; Adesão ao Nível 1 de GC da Bovespa; Incorporação do Tag Along (garantia de 100% do preço das ações ordinárias); Gestão dos controles internos sob influências da Lei Sarbanes-Oxley; Formalização da Política de GC; e Instituição do Comitê Executivo de GC.