Mestrado em Física Universidade Federal de Pelotas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Advertisements

Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Mestrado Profissional em Ensino de Física
Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Administração.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Consolidação e expansão da PG no CCH Prof. Dr. Marcelo S. Carneiro Coordenador do PPGCSOc
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Zootecnia Conceito.
CIÊNCIA DO SOLO Álvaro Luiz Mafra Fabricio Tondello Barbosa
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Programa de Pós-graduação em Meteorologia Departamento de Física / CCNE Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2008 Simone E. Teleginski Ferraz.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Centro: CIÊNCIAS RURAIS.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Agronomia Centro: CCR Área de avaliação: Ciências.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais Centro de Artes e Letras.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Workshop de Avaliação Continuada (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e a instituição do Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agricultura de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008)
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Informática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Matemática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Física Geral VI - Aula 1 - Apresentação da Disciplina 60 horas (2 vezes por semana - 15 semanas) FÍSICA GERAL VI APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA FÍSICA GERAL.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia Conceito na Capes: 5 Início do Curso:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia Conceito.
Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Ciências Farmacêuticas Centro: Ciências da Saúde.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado em ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia Centro: Centro.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia – Agricultura.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Mestrado em Física Universidade Federal de Pelotas Coordenador: Victor Gonçalves Criado em 17/12/2007; Ingresso da primeira turma em 08/2008 Ingresso da segunda turma em 03/2009. Próximo ingresso: 08/2010.

PROPOSTA DO PROGRAMA Área de concentração Linhas de Pesquisa Física Física da Matéria Condensada (Teórica e Experimental)‏ Supercondutidade Professores: 3 P, 1 C (+1 em 2010) Estudantes: 3 PG, 4 G Teoria e Simulação em Sistemas Complexos Professores: 2 P, 1 C (+1 em 2010) Física de Partículas e Hádrons (Teórica)‏ Professores: 3 P, 1 C, 1 PosDoc PNPD (+1 em 2010) Estudantes: 3 PG, 5 G Física dos Plasmas (Teórica)‏ Professores: 1 P, 2 C (+1 em 2010) Estudantes: 1 PG, 1 G

PROPOSTA DO PROGRAMA I-) Projetos em andamento: (16)‏ Correlação eletrônica em sólidos: supercondutividade e magnetismo Efeitos da substituição química e pressão externa na condutividade elétrica de supercondutores não convencionais Estudo do pseudogap na fase normal do supercondutor YBaCuO O papel das substituições químicas na granularidade supercondutora do YBaCuO Supercondutividade e magnetismo: correlações, coexistência e desordem Fluidos Complexos Teoria e simulação de eletrólitos e polieletrólitos Teoria e simulação de sistemas complexos Dinâmica não-linear das interações fortes e suas implicações fenomenológicas Dinâmica QCD em colisões relativísticas de íons pesados e em reações lépton – hádron Física Hadrônica e Física Nova no LHC Interações hadrônicas ente glueballs e mesons na QCD no gauge de Coulomb Produção e propagação de quarks pesados em meios densos Efeitos cinéticos na propagação de ondas eletromagnéticas em plasmas empoeirados magnetizados Ondas e instabilidades em plasmas inomogeneos Processos não-lineares em física dos plasmas

PROPOSTA DO PROGRAMA II-) Proposta curricular: Ingresso anual de cinco discentes. Durante o programa o estudante deve obter 16 créditos em disciplinas, dos quais 12 advindos das disciplinas obrigatórias (Mecânica Quântica, Mecânica Estatística e Teoria Eletromagnética), e 16 créditos em dissertação. O elenco de disciplinas optativas é formado pelo seguinte conjunto de disciplinas: Mecânica Clássica, Estado Sólido, Teoria Quântica de Campos, Cromodinâmica Quântica, Transições de Fase e Fenômenos Críticos, Simulação Molecular, Supercondutividade, Física dos Plasmas, Seminários de Física de Partículas, Seminários de Física Estatística, Seminários de Supercondutividade, Seminários de Física dos Plasmas, Tópicos em Física de Partículas e de Hádrons, Tópicos em Física Estatística, Tópicos em Supercondutividade, Tópicos em Física dos Plasmas. Ao final do primeiro semestre o estudante e seu orientador deverão encaminhar à CPG o plano de mestrado.

PROPOSTA DO PROGRAMA II-) Proposta curricular: Ingresso anual de cinco discentes. Durante o programa o estudante deve obter 16 créditos em disciplinas, dos quais 12 advindos das disciplinas obrigatórias (Mecânica Quântica, Mecânica Estatística e Teoria Eletromagnética), e 16 créditos em dissertação. O elenco de disciplinas optativas é formado pelo seguinte conjunto de disciplinas: Mecânica Clássica, Estado Sólido, Teoria Quântica de Campos, Cromodinâmica Quântica, Transições de Fase e Fenômenos Críticos, Simulação Molecular, Supercondutividade, Física dos Plasmas, Seminários de Física de Partículas, Seminários de Física Estatística, Seminários de Supercondutividade, Seminários de Física dos Plasmas, Tópicos em Física de Partículas e de Hádrons, Tópicos em Física Estatística, Tópicos em Supercondutividade, Tópicos em Física dos Plasmas. Ao final do primeiro semestre o estudante e seu orientador deverão encaminhar à CPG o plano de mestrado.

PROPOSTA DO PROGRAMA III-) Perspectivas: Para os próximos anos esperamos a evolução natural do programa, em função de ações iniciadas em 2007 que terão impacto direto, dentre as quais: instalação do centro de microscopia da UFPel : docente do curso de pós-graduação em física é o coordenador e três docentes atuam como pesquisadores; consolidação da central analítica da UFPel : aquisição de novos equipamentos que apoiarão o desenvolvimento da área experimental; implementação do setor de criogenia da UFPel: junto às instalações do programa, sob coordenação de dois docentes; contratação de três novos doutores : 1 na área de física de partículas, 1 na área de física estatística e 1 na área de física dos plasmas, feixes e sistemas dinâmicos, durante o segundo semestre de 2010; aquisição de novos equipamentos : Edital PROINFRA 2008 da UFPel, para a pesquisa nas áreas experimentais do programa; melhoria da infraestrutura dos laboratórios: Edital PROINFRA 2009 da UFPel, para a instalação dos laboratórios de pesquisa em física teórica e física experimental. aquisição de novos recursos computacionais e equipamentos para os grupos teóricos e experimentais: Pró-Equipamentos CAPES 2008 e 2009, Edital Universal 2008 (3), 2009 (3) e Pronex (3). A tendência é que estas ações nos permitam aumentar o número de estudantes selecionados, conclusão de trabalhos de mestrado no tempo de 2 anos, aumento de docentes no quadro e aumento na produtividade dos docentes do quadro atual.

PROPOSTA DO PROGRAMA IV-) Infraestrutura: Atualmente o mestrado em Física possui 5 laboratórios associados (Laboratório de Computação de Alto Desempenho, Laboratório de Modelagem Computacional em Física de Altas e Médias Energias, Laboratório de Modelagem Computacional em Sistemas Complexos, Laboratório de Computação PPGFIS e Laboratório de Materias Supercondutores). O mestrado em Física recebeu em 2008 uma nova área de aproximadamente 200 m2, totalmente reformada, onde estão instaladas a secretaria do programa, a sala de permanência dos estudantes, o laboratório de computação PPGFIS, a sala da coordenação, a sala dos professores visitantes e pós-docs e uma sala de seminários. O mestrado em Física utiliza-se para a realização de suas atividades de ensino das instalações do Departamento de Física da UFPel, o qual será reformado durante este ano. Os grupos de pesquisa em Física participam do subprojeto ¨Núcleo de Excelência em Pesquisa – Campus Capão do Leão¨ encaminhado ao FINEP pela UFPel no edital CT-INFRA 2009, o qual objetiva a construção de uma nova infraestrutura para instalação dos laboratórios de pesquisa.

CORPO DOCENTE Alexandre Diehl - P Doutor 1997 G G e PG 2 Nome Docente P, C ou V Titulação Ano Disciplina 2007 (G ou PG) Disciplina 2008 Disciplina 2009 Nível Bolsa CNPq 07 08 09 Alexandre Diehl - P Doutor 1997 G G e PG 2 Álvaro Leonardi Ayala Filho 1998 Dimiter Hadjimichef 1995 Émerson Gustavo Luna da Silva 2005 Fábio Teixeira Dias 2003

CORPO DOCENTE Letície Ferreira Mendonça - P Doutor 2004 G 2 Paulo Kuhn Nome Docente P, C ou V Titulação Ano Disciplina 2007 (G ou PG) Disciplina 2008 Disciplina 2009 Nível Bolsa CNPq 07 08 09 Letície Ferreira Mendonça - P Doutor 2004 G 2 Paulo Kuhn 1999 G e PG Rudi Gaelzer 1995 Valdemar das Neves Vieira Victor Paulo Barros Gonçalves 2000 1D

CORPO DOCENTE Marcelo Machado - C Doutor 2005 G Roger Pizzato 2008 Nome Docente P, C ou V Titulação Ano Disciplina 2007 (G ou PG) Disciplina 2008 Disciplina 2009 Nível Bolsa CNPq 07 08 09 Marcelo Machado - C Doutor 2005 G Roger Pizzato 2008 Magno Machado 2002 2 Luiz Fernando Ziebel 1984 G e PG 1C Paulo Pureur Neto

CORPO DISCENTE, TESES E DISSERTAÇÕES Nenhuma dissertação apresentada até o momento, com previsão das 5 primeiras em julho. Até o momento há duas publicações internacionais (1 Physical Review C e 1 Physical Review D) e 10 trabalhos completos publicados em anais de eventos associados aos projetos de mestrado. Os mestrandos do programa partiparam, com apresentação de trabalho, nos seguintes eventos: XXX Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, Light-Cone 2009: Relativistic Hadronic and Particle Physics, Workshop on Routes to Superconductivity at Ambient Conditions, 10º Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas, I Escola de Moléculas e Biomolécula e I Simpósio Sul-Brasileiro de Física e Astrofísica. A relação candidato/vaga das duas primeiras seleções foi de aproximadamente 3 para 1, sendo constituída por egressos da UFPel e da FURG. Seleção realizada considerando o histórico de graduação (nota geral e em disciplinas específicas) e o currículo do candidato. As duas primeiras turmas que ingressaram no programa se caracterizam por egressos da graduação em Física da UFPel. O programa dispõe atualmente de 6 bolsas CAPES + 1 Quota Pró-reitoria de pesquisa.

PRODUÇÃO INTELECTUAL

PRODUÇÃO INTELECTUAL

ORIENTAÇÕES

INSERÇÃO SOCIAL Inserção e impacto regional e (ou) nacional do programa O curso tem atendido a demanda dos egressos das graduações em Física da UFPel e de outras instituições da região sul do RS. Algumas das linhas de pesquisa do curso não estão presentes em outros programas do RS. Os docentes do programa contribuem fortemente nas atividades do curso de graduação em Física, através da coordenação, orientação de estudantes de iniciação científica e da colaboração nas atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) e do projeto institucional de iniciação à docência (PIBID/UFPel/CAPES). Os docentes do programa contribuem para a consolidação dos grupos de pesquisa da FURG e UNIPAMPA. Os docentes do programa organizaram em 2010 do II Encontro de Física do RS.

INSERÇÃO SOCIAL Integração e cooperação com outros programas e centros de pesquisa e desenvolvimento profissional relacionados à área de conhecimento do programa Professores colaboradores do programa UFRGS : 2 UNIPAMPA : 1 UFPel : 2 Projetos de pesquisa conjuntos com outras IFES Cromodinâmica Quântica para altas energias e suas implicações fenomenológicas (FURG, UNIPAMPA) – Edital Universal 2009. Efeitos de substituição química e pressão externa na condutividade elétrica de supercondutores de alta temperatura crítica (UFRGS, UNICAMP) - Edital Universal 2008. Correlação entre Irreversibilidade Magnética e Resistência Nula em Supercondutores Granulares: O Efeito de Campos Magnéticos Sobre o Acoplamento de Grãos. (UFRGS, UNICAMP) - Edital Universal 2008. Correlação eletrônica em sólidos: supercondutividade e magnetismo (UFRGS, UFSM, UEPG) – Edital PROCAD. Os docentes do programa participam de três projetos PRONEX (CNPq/FAPERGS). Publicações conjuntas UFRGS : 20 FURG : 4 UNIPAMPA : 12 USP : 8 UNICAMP : 6 IFT-UNESP, UEPG : 3 Instituições internacionais: BNL, LANL, NASA/Goddard Space Flight Center, Pohang University of Science and Technology, Hochfeld-Magnetlabor Dresden, Universite Montpellier II, Max Planck Institute for Chemical Physics of Solids, University of Maryland, Sung Kyun Kwan University, Institut de Ciencia de Materials, Universidad Nacional de Colombia, Institute for Particle Physics Phenomenology

INSERÇÃO SOCIAL Visibilidade ou transparência dada pelo programa à sua atuação As atividades do programa (linhas de pesquisa, docentes, discentes, disciplinas, eventos, editais) são divulgadas na homepage do curso (www.ufpel.edu.br/ifm/pgfisica) e no portal de notícias da Universidade.