Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Máscaras Africanas.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Ministério da Educação
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
CURRICULO +.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Inaugurada em 02 de fevereiro de 2012
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Conferência Municipal de Educação
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
vídeo
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada ANO 2015
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores

O que é a MAGISTRA? MAGISTRA é a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, criada pela Lei delegada nº 180, de 20 de janeiro de 2011. Foi inaugurada no dia 2 de fevereiro de 2012.

CAMPUS MAGISTRA - A ESCOLA DA ESCOLA - ESCOLA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES CAMPUS MAGISTRA - A ESCOLA DA ESCOLA -

Museu da Escola de Minas Gerais Possibilita aos educadores e ao público visitante uma retrospectiva história da educação em Minas Gerais. Retrata o trabalho docente, a relação professor-aluno e as fontes materiais e orais que revelam aspectos da pedagogia, a partir do final do século XIX até os dias atuais. Foi incorporado à Escola de Formação por meio da Resolução SEE nº 1847, de 03 de maio de 2011, denominado a partir de 02 de fevereiro de 2012 de MUSEU DA ESCOLA ANA MARIA CASASANTA PEIXOTO

Museu da Escola Ana Maria Casasanta Peixoto

Museu Pedagógico e Laboratório Leopoldo Cathoud É um importante espaço pedagógico criado oficialmente em 1946. Seu acervo era constituído de mais de 5.000 peças que abrangiam equipamentos de física, química, astronomia, amostras mineralógicas, zoológicas, botânicas e paleontológicas. Recentemente, foi incorporado à Magistra e uma equipe da Escola de Formação está responsável pela sua recuperação e elaboração de um projeto especial de formação em metodologias de Ensino de Ciências.

Biblioteca Bartolomeu Campos Queirós A Biblioteca do Professor foi criada em 1994, numa ampla proposta de formação continuada para os professores da rede pública do estado de Minas Gerais. Possui um acervo aproximado de 50 mil títulos, incluindo obras de referência para a educação brasileira, entre elas, obras raras, literatura, memória didática e memória técnica da Secretaria de Educação de MG e memória técnica do Centro Regional de Pesquisas Educacionais – INEP/MEC. Dispõe também de mapotecas, uma videoteca com mais de 4 mil vídeos contemplando todos os campos do conhecimento e banco de textos, teses, dissertações e monografias. Foi incorporada a Escola de Formação por meio da Resolução SEE nº 1847, de 03 de maio de 2011.

A Biblioteca na Escola de Formação

Missão Potencializar processos de formação, por meio da criação, pesquisa, divulgação, avaliação, reflexão e experimentação de boas práticas de gestão e interação pedagógica, objetivando melhorar o desempenho educacional das escolas, dos educadores de modo geral e, consequentemente, dos estudantes mineiros. A MAGISTRA NÃO PRETENDE SUBSTITUIR AS INSTITUIÇÕES FORMADORAS REGULARES, COMO AS UNIVERSIDADES, CENTROS UNIVERSITÁRIOS OU FACULDADES ISOLADAS. 9

Qual o sentido da escola? INTEGRAÇÃO ARTICULAÇÃO CONVERGÊNCIA DIÁLOGO EXPERIMENTAÇÃO INOVAÇÃO Perspectiva colaborativa por meio da troca de conhecimentos e compromissos mútuos – formação de comunidades de aprendizagem da prática 10

Finalidades Contribuir para a melhoria da educação no Estado de Minas Gerais vislumbrando as necessidades e perspectivas dos novos tempos; Promover ações que levem ao desenvolvimento profissional e cultural dos educadores, gestores e trabalhadores da educação; Contribuir para a formação dos professores para ensinarem mais e melhor num mundo transformado por meio da tecnologia, interatividade e redes virtuais de informação 11

Público Alvo Professores da educação básica das Redes Públicas de Ensino de Minas Gerais – estadual e municipal - de todas as áreas do conhecimento e níveis de ensino; Diretores das escolas, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais, inspetores, superintendentes, técnicos e analistas em educação e demais gestores do sistema; Bibliotecários, secretários de escola e demais servidores de apoio pedagógico e de serviços nas unidades do sistema. Estudantes dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas das Instituições da Rede Mineira de Formação de Educadores. 12

Desafios da Escola PROMOVER AÇÕES EM ESCALA – 3702 escolas – 160 mil educadores da rede estadual. MOTIVAR O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO A PARTICIPAR DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CRIAR IDENTIDADE PROFISSIONAL E O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO A UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM 13

Considerações A Escola de Formação tem como foco o educador como sujeito – em sua dimensão pessoal, profissional, cultural, ética e estética. Consideram-se EDUCADORES os atores envolvidos no processo educativo escolar. MAGISTRA – a escola da escola – é o espaço do educador. Pretende-se construir uma enorme rede social em que o educador se sinta acolhido e protagonista. 14

Rede Mineira de Formação de Educadores, constituída para dar suporte às ações de formação da MAGISTRA Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH; Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM; Minas Gerais Educação S/A - UNA; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG; Universidade de Uberaba - UNIUBE; Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG; Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES; Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL; Universidade Federal de Itajubá - UFI; Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; Universidade Federal de Lavras - UFLA; Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM; Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP; Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM; Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE; Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR. 15

REPRESENTAÇÃO DO MODELO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRA

Eixos centrais de formação O conhecimento; Identidade profissional; A Didática; O trabalho em equipe; O compromisso social. 17

Habilidades fundamentais Comunicar, dialogar e escutar. Registrar experiências conforme normas acadêmicas. Aprender com os pares e com a experiência. Saber lidar com a autonomia Ter o desejo pelo conhecimento e pelo fazer cada vez mais e melhor. 18

Centro de Referência Virtual do Professor O Centro de Referência Virtual do Professor (CRV) é um portal educacional com recursos destinados a apoiar o professor,  na organização, planejamento, execução e avaliação das atividades de ensino, assim como no seu desenvolvimento profissional.  Na MAGISTRA: Promover ações que fomentem a implementação do Currículo Básico Comum - CBC, por meio da disponibilização de Orientações Pedagógicas, Roteiros de Atividades, Fórum de Discussão,  Sistema de Troca de Recursos Educacionais e outros recursos didáticos, visando a viabilização e a  consolidação da Escola de Formação, como instância formativa.

Programa Oferta Livre de Cursos CURSOS OFERECIDOS NA PLATAFORMA  MOODLE  - CONCEITOS E INTERFACES A CALCULADORA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INTERACIONAIS  A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINODE ÁLGEBRA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: TEORIAS E PRÁTICAS NA MATEMÁTICA - SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 6º AO 9º ANO) CONCEITOS E IDEIAS-CHAVE DOS CBC DE CIÊNCIAS DO 6º A 9º ANO AS CRISES ECONÔMICAS GLOBAIS: ABORDAGENS POSSÍVEIS EM SALA DE AULA AFRO INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS-FUNDAMENTAIS ELABORAÇÃO DE PROJETOS PESQUISA COMO ENSINO

Programa Oferta Livre de Cursos CURSOS OFERECIDOS NA PLATAFORMA LEITURA E AVALIAÇÃO LITERATURA INFANTIL EM 3 TEMPOS: DESCOBRIR LIVROS, LER E/OU CONTAR HISTÓRIAS NAS SALAS DE AULA AS CRISES ECONÔMICAS GLOBAIS: ABORDAGENS POSSÍVEIS EM SALA DE AULA BULLYING: REPENSANDO O CONFLITO PARA UMA CULTURA DA PAZ NAS ESCOLAS PSICOLOGIA NA ESCOLA: UM OLHAR PRÁTICO PARA O COTIDIANO ESCOLA RADIO EDUCATIVO GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA AS REDES SOCIAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO DIDÁTICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO LETRAMENTO DIGITAL PARA A DOCÊNCIA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA APRESENTAÇÃO DO SOFTWARE PREZI

RODAS DE CONVERSA Formação Docente Avaliação em larga escala GRAVADAS PELA REDE MINAS TRANSMITIDAS PELO CANAL SAÚDE POSTADOS PELO YOU TUBE DA MAGISTRA Formação Docente Avaliação em larga escala Escola, Família e Comunidade: Diálogos Possíveis? Qual a importância do Projeto Político Pedagógico na construção das interações no cotidiano escolar? Direito à educação na diversidade A organização do ensino e as práticas pedagógicas na sala de aula Ensino Médio e juventude: os desafios das novas proposta Alfabetização na Educação Básica A cidade como espaço educativo: “ os espaços não formais do conhecimento”

RODAS DE CONVERSA SEMINÁRIOS PRESENCIAIS REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO PREVENÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS A BIBLIOTECA E OS ESPAÇOS ESCOLARES DO CONHECIMENTO CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL PARA EDUCADORES MUSEUS EM UM MUNDO DE TRANSFORMAÇÕES: NOVOS DESAFIOS, NOVAS INSPIRAÇÕES ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS? 1º SEMINÁRIO MINEIRO DE ARTICULAÇÃO E FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES II SEMINÁRIO PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS: (VIOLÊNCIA ESCOLAR, ATO INDISCIPLINAR E INFRACIONAL)

PROGRAMAS ANUAIS ESPECIAIS I CONGRESSO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS – GESTÃO EDUCACIONAL E PROJETOS ESPECIAIS - outubro 2012 – ENCONTRO DE INSPETORES ESCOLARES – A DIMENSÃO PEDAGÓGICA COMO EIXO ESTRUTURADOR – novembro 2012 ENCONTRO DAS EQUIPES DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - dezembro 2012 ENCONTRO COM OS PROFESSORES EM USO DE BIBLIOTECA – fevereiro 2013 ENCONTRO COM OS ESPECIALISTAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BH – março 2013. SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS – abril 2013

Cultura de Paz nas Escolas Formação de Educadores para a Prevenção e Enfrentamento da Violência e Promoção de uma Cultura de Paz nas Escolas Tema complexo que aflige toda a sociedade. Oportunidade de reflexão coletiva sobre os sentimentos de perplexidade, insegurança e dúvidas que afligem os educadores no seu cotidiano. Conhecimento de experiências vividas em diferentes contextos pelos educadores favorecendo a criação de alternativas de enfrentamento, novos formatos e novas perspectivas de um mesmo fenômeno. Encontrar respostas para questões do seguinte tipo: O que pode ser considerado violência no espaço escolar? Quais as formas de manifestação desse fenômeno social no interior da escola? Como enfrentá-las sem criar novos problemas? Quando estas manifestações devem ser consideradas problemas fora da alçada de atuação da escola? 26

MINI CURSOS PRESENCIAIS OFERECIDOS NOS ENCONTROS E CONGRESSOS Vivência Musical no cotidiano escolar Contação de Histórias no contexto escolar O uso do portfólio como instrumento de avaliação formativa Os processos de Avaliação e a construção da Relação Pedagógica Blog: plataforma de incentivo a autoria em rede MOODLE: conceitos e interface Apresentações em Power Point como Recurso Didático Limites e Possibilidades do Prezi na Educação O uso de jogos digitais como recurso pedagógico Cuidando da voz Práticas investigativas no Ensino de Ciências Gestão Escolar Gêneros textuais escritos na escola A geometria em atividades interacionais "PACA TATU CUTIA NÃO: Para entender o sistema de numeração.“ A pesquisa de opinião como recurso pedagógico Avaliação formativa e as possibilidades de alguns instrumentos Utilização de técnicas de dinâmica de grupo no processo ensino-aprendizagem E OUTROS CRIADOS ESPECIALMENTE PARA CADA ENCONTRO

Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores

FAÇAM SUA INSCRIÇÕES NO SITE DA MAGISTRA! I M P O R T A N T E FAÇAM SUA INSCRIÇÕES NO SITE DA MAGISTRA! Acessem: http://magistra.educacao.mg.gov.br/site/ magistra@educacao.mg.gov.br Para que este movimento rumo a uma educação cidadã e de qualidade se concretize é fundamental que os professores visitem nossa página, e façam parte dessa Escola.

Magistra Secretaria de Estado de Educação Avenida Amazonas, 5855 - Gameleira - Belo Horizonte - MG (31) 3379-8289