Christiane Cardoso Novais Izamara Maria Torres Lívia Mayra Junqueira Tiago Jordão Peres Lopes.

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Transcrição da apresentação:

Christiane Cardoso Novais Izamara Maria Torres Lívia Mayra Junqueira Tiago Jordão Peres Lopes

1972 Início: 1972 Sociedade limitada. Organização familiar. Ramo de atividade: Comércio Varejista. Localizada no interior do Estado de SP Orasil Torres Supermercado Torres Gilson Torres Público alvo: classe média e alta 1983 Orasil Torres Supermercado Big Bom Gilson Torres Público alvo: classe média e baixa

Loja Catanduva Ezequiel (Gerente) Ezequiel (Gerente) Loja Pindorama Gilson Torres (Diretor) Orasil Torres (Presidente) Nilberto Torres (Diretor) Silvio (Contador) Silvio (Contador) José Sobrinho (Sub-Gerente) José Sobrinho (Sub-Gerente) Funcionários Ezequiel (Gerente) Ezequiel (Gerente) Silvio (Contador) Silvio (Contador)

Higiene PessoalBebidasConfeitariaEletroeletrônicosCalçadosEletrodomésticos PadariaPerfumariaLimpeza Utensílios Domésticos LaticíniosHortifruti Açougue

Essencial Muito Importante Importante Relevante

Ofertas Promoções Proximidade Ofertas Promoções ProximidadeConcorrentesConcorrentes Renda Local de trabalho Renda Local de trabalhoClientesClientes Vigilância Sanitária PROCON Novas Leis Vigilância Sanitária PROCON Novas Leis Entidades Reguladoras Pequenos mercados Armazéns Pequenos mercados Armazéns Novos Entrantes Parceria com concorrentes Abastecimento preferencial Parceria com concorrentes Abastecimento preferencialFornecedoresFornecedores

Abertura de escolas / fábricas Empreendimentos imobiliários Abertura de escolas / fábricas Empreendimentos imobiliáriosClientesClientes Certificados de Qualidade Queda nos juros Certificados de Qualidade Queda nos juros Entidades Reguladoras Se tornar fornecedor Fusão Se tornar fornecedor Fusão Novos Entrantes Proximidade Parcerias Proximidade ParceriasFornecedoresFornecedores ConcorrentesConcorrentes Velocidade de entrega em domicílio Condições de pagamento Velocidade de entrega em domicílio Condições de pagamento

Preço Baixo Variedade EconomiaAgilidade nos caixas Estacionamento Entrega em domicilio Formas de pagamento Bom atendimento

1º 2º 3º 4º 6º 5º 7º Tempo Evolução

1972 Vendas como orientação preponderante Busca frenética pelo cliente Crescimento não planejado Pessoas pouco treinadas Ausência de critérios de avaliação de desempenho Confronto aberto com os concorrentes diretos Maior necessidade de controles administrativos

Infraestrutura e Estrutura Organizacional CorpoCorpo Estratégias da empresa MenteMente Procedimentos Internos (missão, visão e valores) AlmaAlma

Organização de Alto Desempenho Equipes de trabalho Estrutura horizontalizada Interação entre áreas definidas Descentralização de decisões Equipes com diferentes tarefas e cooperação Tomada de decisões Visão global do negócio Gerentes oferecem feedback regular aos funcionários Rápida exploração de novas tecnologias Organização Tradicional Hierárquica/Funcional Estrutura verticalizada Área sem escopo definido Gerentes dão ordens Trabalho isolado e repetitivo Execução sem decisão Visão limitada da tarefa Gerentes raramente dizem aos funcionários como estão se saindo Desiteresse por novas tecnologias

Pode-se considerar a redução de promoções com produtos que já são vendidos regularmente, pois a concorrência utiliza esse tipo de estratégia. ReduzirReduzir A eliminação do aspecto de supermercado comum para um ambiente um pouco mais organizado e até, certo ponto, sofisticado no qual, mesmo o cliente de classe social mais baixa, sinta que o lugar que freqüenta já não é mais o mesmo. Oferecer um ambiente diferenciado. EliminarEliminar A criação de produtos com marca própria focados em mais saúde e qualidade de vida. Produtos mais saudáveis e que atendam as necessidades que os clientes ainda não sabem que têm, por não serem oferecidos por nenhum outro estabelecimento da região. CriarCriar Aumentando o acesso dos clientes às informações sobre produtos que melhorem a saúde, com degustações desse tipo de produto e nutricionistas disponíveis no mercado por um tempo, até que a idéia seja bem difundida. AmpliarAmpliar

AlternativaAlternativa 1- Instalar Software para controle 2- Criar caixa preferencial 3- Controlar horários de entrada e saída 4- Fazer degustação de novos produtos 5- Diversificar e aumentar as promoções 6- Aumentar a variedade de carnes no açougue 8-Treinar os funcionários para vendas específicas 7- Oferecer a fornecedores pontos estratégicos na exposição de seus produtos em troca de parcerias 9- Estabelecer controle de validade 10- Reorganizar o Layout do ambiente CritériosCritérios Maior Faturamento Menor Custo Maior Satis. Cliente Facilidade Implement. SomaSomaClassific.Classific º º º º º º º º º º

Ações Estratégicas ResponsávelResponsávelInícioInício Imediato FinalFinal Dezembro de 2009 Janeiro de 2010 Imediato Janeiro de 2010 Operações / Marketing Marketing Operações / Marketing Marketing Operações 1. Diversificar e aumentar as promoções 1. Diversificar e aumentar as promoções 2. Oferecer a fornecedores pontos estratégicos na exposição de seus produtos em troca de parcerias 3. Fazer degustação de novos produtos 4. Reorganizar o Layout do ambiente 5. Estabelecer controle de validad

Visita aos estabelecimentos concorrentes para análise de layout e melhor adequação de produtos nas gôndolas. Reunião com fornecedores para barganhar localização estratégica dos produtos ainda esse ano, para aproveitar época festiva de final de ano. Investimento em software de controle de estoque e controle mais rigoroso da validade dos produtos expostos e estocados.

Investir na mudança do ambiente físico do estabelecimento para deixá-lo mais sofisticado e organizado. Colocar uma nutricionista à disposição dos clientes por um período de tempo Desenvolver produtos de marca própria com características saudáveis; Mostrar os malefícios dos produtos, regularmente colocados em promoção como, por exemplo, alimentos com alto índice de gorduras.