Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Sistema de Informação Gerencial
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Contabilidade Sistemas de Informação
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Macro Função Auditoria Governamental
Administração Financeira III
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Walter de Abreu Cybis Maio, 2003
Processo Administrativo
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Planejamento de comunicação.
Abrangência do Planejamento
Gestão de Projetos.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Projeto: Capacitação em GP
DETALHAMENTO SOBRE O CONTROLE DE GESTÃO
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Concepção de um projeto
Análise e Projeto de Sistemas
Planejamento estratégico
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Pesquisa Operacional Conceitos básicos.
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Planejamento Estratégico
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Estruturas Organizacionais
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Teoria Geral da Administração
BENCHMARKING.
Capítulo 1 A administração hoje.
Integração.
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Planejamento do Processo de enfermagem
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerência de Projetos de Software
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Planejamento estratégico
PETI Planejamento Estratégico de TI
Fases Metodológicas do Planejamento Social
20 de abril de 2016 CT de Gestão Pauta: Lançamento da discussão sobre indicadores de desempenho e de monitoramento das ações desenvolvidas na EPSJV.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Walter de Abreu Cybis Setembro, 2003 LabIUtil - Laboratório de Utilizabilidade da Informática Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Organização Estrutura Conjunto ordenado e hierarquizado de partes constitutivas Funcionamento Conjunto das funções ou atribuições de um entidade Relacionamentos entre as partes, e entre o todo e o meio exterior

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Organizar “dispor os recursos e estabelecer as interações para constituir uma entidade pronta a funcionar e atingir seus objetivos.” Organizar = Estruturar + Relacionar Organização Tanto o fato como o efeito de “organizar” Empresa ou instituição com estrutura e funções próprias

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Administração, Gerência e Gestão “planejar, decidir, por em prática as ações e utilizar os meios para alcançar os objetivos.” Dizem respeito ao ato de organizar Neste curso... Administração planejar, decidir, por em prática no nível de atividades da organização Ex: finanças, pessoal, patrimônio Gerência planejar, decidir, por em prática no nível do projeto Ex: planejamento, orçamento, cronograma Gestão planejar, decidir, por em prática no nível de partes específicas do projeto Ex. Gestão da Qualidade, da documentação, da configuração, de alterções

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Enfoque no Processo e no Sistema Processo Processamento Processadores Entrada ou Insumos Saída ou Resultados

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Enfoque no Processo e no Sistema Processo Cj de recursos e atividades inter-relacionadas que transformam insumos (input) em produtos ou resultados (output) Insumo – tudo o que é fornecido ao processo para utilização, transformação ou consumo Resultados podem ser tangíveis, intangíveis, intencional ou não-intencional Processador – qualquer parte interna do processo que desempenha as ações Processamento – conjunto de ações que realizam transformações

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Enfoque no Processo e no Sistema Sistema

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Enfoque no Processo e no Sistema Sistema Cj de partes e elementos inter-relacionados que visam a realização de objetivos ou efeitos situados no meio exterior em que está inserido. Objetivos sobre o ambiente Limites ou fronteiras Subsistemas constitutivos Funcionamento interno Ambiente – tudo aquilo que está localizado fora dos limites ou fronteiras do sistema Governo, clientes, competidores, fornecedores, tecnologia, meio ambiente, sociedade, associações de classe, sindicatos,...

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Enfoque no Processo e no Sistema Visão Processual Comportamento interno dos agentes que trabalham os insumos Visão Sistêmica Mais abrangente, que implica no conhecimento efeito do sistema sobre meio ambiente.

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Ciência e Tecnologia Ciência Conjunto organizado de conhecimentos relativos ao universo Fenômenos naturais, ambientais e comportamentais Considerados patrimônio da humanidade Tecnologia Conjunto ordenado dos conhecimentos científico, técnicos, empíricos e intuitivos empregados no desenvolvimento, na produção, na comercialização e na utilização de bens ou serviços.. É propriedade de alguém É vendida, trocada, copiada, falsificada, roubada, contrabandiada

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia Pesquisa Busca sistematizada de conhecimentos científicos ou tecnológicos Pesquisa Científica – sem motivações práticas, não está voltada diretamente ao mercado Pesquisa Aplicada – quando visa resultados objetivos voltados para o mercado Desenvolvimento Uso sistemático dos conhecimentos, científicos e tecnológicos, com a finalidade de obter novos produtos ou processos. Engenharia Planejamento, projeto e execução do empreendimento que deverá originar um produto ou prestar um serviço.

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Planejamento, Execução e Controle processos interligados para obter um resultado específico Planejamento Processo que visa o estabelecimento, com antecedência, das decisões e ações a serem executadas em um futuro determinado, para atingir um objetivo definido. Resulta em um PLANO (que deve ser constantemente revisto) Prescreve o que fazer, quando, com que meios e como Prescreve os insumos necessários (existentes e a obter) Metodologia simplificada para o planejamento (tomada de decisão) reconhecimento e documentação do problema (situação, objetivos, ..) levantamento de soluções alternativas (qualidade, insumos, ações, prazos...) avaliação das soluções (modelos e simulações) tomada de decisão comunicação/difusão (executores, coordenadores, supervisores,...)

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Planejamento PLANO ESTRATÉTIGO De longo prazo e abrangendo toda a organização, e sua relação com o mundo exterior. Flexibilidade, rapidez e eficiência operacional PLANO TÁTICO. DIRETOR ou SETORIAL Intermediário, servindo plano estratégico para um setor ou diretoria. Racionalizar as relações com fornecedores e clientes PLANO OPERACIONAL Determina as ações dos componentes da organização (como, quando, onde, por quanto e por quem) Pode se referir a diferentes órgãos internos e a diferentes períodos de vigência (anuais, plurianuais, quinquenais...) Desenvolver/implantar sistema de e-collaboration B2B

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Planejamento PLANO OPERACIONAL definição de OBJETIVOS (o que se pretende atingir produtos/serviços) definição das METAS (objetivos intermediários tangíveis e quantitativos) atribuições dos executantes insumos - recursos: humanos, financeiros, materiais... serviços*: administrativos, gerais... prazos metodologias ou processos técnicos a serem utilizados condições de aceitação do produto ou resultado

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Planejamento PLANO (Operacional) BÁSICO Preliminar ao projeto Público externo, o objetivo é conseguir a aprovação de um projeto. Limitado a poucos níveis de detalhamento PLANO (Operacional) DETALHADO Efetivo, com o objetivo de orientar as ações de um projeto

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Execução Projeto (Projectu) lançado para adiante ... executar ou realizar algo no futuro Empreendimento a ser realizado dentro de um determinado esquema Organização, ainda que transitória, para a execução de um plano (design) Design (Designiu) desígnio… Parte criativa e cerebral Projeto desprovido de suas partes gerenciais e materiais

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Execução Projeto: execução de um conjunto de ações de forma coordenada, por uma organização provisória, que utiliza insumos, para em um dado prazo, alcançar um objetivo determinado. Consomem insumos (recursos e/ou serviços) Possuem orçamento e prazo de realização limitados Ex projetos de produtos, de instalações, de serviços... Atividade: execução de um conjunto de ações, cujos resultados em um dado período (ano financeiro ou fiscal) contribuem para o atendimento de uma necessidade administrativa ou operacional NÃO é limitada no tempo dá condições para o funcionamento normal de uma organização Ex: atividades de administração de RH, de compras, de segurança, de treinamento, de apoio ao usuário...

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Execução Projeto: execução de um conjunto de ações de forma coordenada, por uma organização provisória, que utiliza insumos, para em um dado prazo, alcançar um objetivo determinado. Consomem insumos (recursos e/ou serviços) Possuem orçamento e prazo de realização limitados Ex projetos de produtos, de instalações, de serviços... Programa : Ações (projetos e atividades) que concretizam o produto e o serviço e também as que materializam os serviços associados a sua utilização (suporte, treinamento, logística...) estendendo-se até a retirada de operação do produto ou serviço. Visa tornar disponível um sistema que satisfaça as necessidades operacionais de um ou mais clientes.

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Execução Abordagem Científica (impulsionada pela comunicação) Conhecimento existente Curiosidade científica Hipóteses Análise lógica Prova Abordagem p/ Design (impulsionado pela aceitação) Estado da arte Identificação de necessidades Concepção Análise de viabilidade Execução/Produção

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Execução Ciclo de Vida de um PROJETO* genérico Etapas que se sobrepõem durante quase toda a duração do projeto Fase Conceitual da idéia até a proposta aprovada Fase de Planejamento elaboração de planos minuciosos Fase de Implementação até a obtenção dos objetivos Fase de Encerramento transferência dos resultados e desmobilização Obs: Em uma visão de projeto como organização

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Controle Processo que se desenvolve durante a execução, e que tem por objetivo ajustar o realizado com o planejado Etapas Acompanhamento/monitoração – coleta de informações Avaliação – comparação real x planejado Decisão – seleção/avaliação de alternativas e tomada de decisão Retroalimentação – ação sobre a execução e replanejamento Subsistemas de controle Físico, financeiro, de qualidade...