Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde Rio de Janeiro 30 de julho de 2007.

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Transcrição da apresentação:

Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde Rio de Janeiro 30 de julho de 2007

Educação Permanente em Saúde O Programa de Formação Abrangência Potencialidades

SUS – Importante reforma de estado em curso no País Avanços Necessidade de Mudanças - na forma de cuidar, tratar e acompanhar a saúde Mudar a forma de ensinar e aprender

Política de Educação Permanente Contribuir para a consolidação do SUS com ênfase: integralidade, controle social, rede progressiva de cuidados, ação intersetorial, equidade e humanização Precedida de Programas como Profae, Gerus, Pits, Promed, Conselheiros, entre outros

Educação Permanente Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento das instituições Enfase na relação da formação com: gestão de serviços e sistemas trabalho na atenção à saúde controle social

Educação Permanente Problematização Refletir situações Questionar fatos, fenômenos e idéias Compreender processos Propor soluções

Educação Permanente Aprendizagem significativa Aprender uma novidade faz sentido Novidade responde a uma pergunta Diálogo entre o que já se sabe Acontece no cotidiano das pessoas e organizações

Educação Permanente Atores Gestores estaduais e municipais Instituições de ensino Hospitais de ensino Trabalhadores Conselhos movimentos sociais Envolvidos com questões de saúde

Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde Formação Permanente do Tutor Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde

PEP 26 estados municípios 89 Pólos de EPS MEP 9 estados Municípios – Sul - 15 Sudeste – 38 Nordeste – 3 Instituições - 8 UAB 5 estados Norte – Acre e Amazonas Nordeste – Alagoas, Bahia e Ceará

NorteAcre Cruzeiro do Sul Feijó Xapuri Amazonas Coari Lábrea Manacapuru Maués Nordeste Alagoas Maragogí Olho D’Àgua das Flores Santana do Ipanema Bahia Bom Jesus da Lapa Mundo Novo Ceará Limoeiro do Norte Ubajara

Potencialidades Possibilitar a análise, a articulação e a promoção das transformações necessárias nos diversos processos de trabalho Ampliar o conhecimento do SUS Ampliar o conceito de EPS em articulação com a política, como uma possibilidade concreta de organização da cadeia de cuidados

Potencialidades Possibilitar a democratização na organização da gestão e do cuidado em saúde Promover articulações regionais entre diversos atores do sistema de saúde Possibilitar mudanças curriculares nas instituições formadoras a partir da proposta pedagógica do Programa de Formação

Potencialidades Formar tutores com a capacidade de atuação em outros programas de educação em saúde Possibilitar a inclusão digital de diversos atores

Potencialidades Promover a produção e a sistematização de conhecimento Articular a EPS com outras políticas do Ministério da Saúde Ex: Humaniza SUS e PSF.

Bem vindos a esta parceria!

FIM Maria Cristina Botelho de Figueiredo