Mikhail Bakhtin.

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Transcrição da apresentação:

Mikhail Bakhtin

CONCEITO DE AUTORIA Autoria: Ponto-chave na atividade de produção coletiva (teoria Bakhtiniana): “Toda e qualquer construção realizada pelo indivíduo, pela qual ele se responsabilize seja através da: Linguagem (oral ou escrita) ou da Ação, perpassando pelo social através da influencia do outro (da palavra do outro) no processo de CRIAÇÃO”. (SOUZA, 2008, p. 1). Individuação do sujeito Desafio: não desprezar a construção já realizada pelos demais.

CONCEITO DE POLIFONIA [...] a linguagem é constitutiva dos próprios sujeitos Interação com os outros durante as situações de comunicação discursiva Complementação e construção mútua nas práticas discursivas O sujeito se constitui à medida que ouve e se apropria de palavras e de discursos de seus pares Mudanças na produção de sentidos, com ênfase na positividade, alçando os sujeitos à posição de AUTORIA (SOUZA, 2008, p. 3).

CONCEITO DE AUTORIA Coletiva Social O autor constrói e é construído Pelos seus próprios personagens Relação entre autor-personagem: Dialógica ( discussão, debate, diálogo). Bakhtin: Tendência compreensão da autoria em sua dimensão Não há um Único autor Vários Coletiva Social O texto não é singular sim compartilhado

Novo Conceito de Autoria: Coerente com uma concepção dinâmica da linguagem, com o conceito de: Polifonia: Presença de outros textos dentro de um texto. Dialogismo: Processo de interação entre textos que ocorre na polifonia, considerando o Sujeito como ser social (SOUZA, 2008, p. 4).

Processos cognitivos envolvidos no ESFORÇO DE AUTORIA: SÍNTESE do que já se leu e se ouviu (ativar o que já se sabe) CO-RELACIONAR a experiência anterior com o fruto novo AGIR de acordo com as conclusões.

Processo de autoria Foresti e Teixeira (2006): É realizado mediante: Constante ciclo de reflexões Cada leitura realizada pelo autor faz emergir uma nova reflexão e com ela a necessidade de alterações na produção. Importância: Registrar o processo de mudanças (depoimentos)

Sapsomboon (1997 citado por AXT; MARTINS, 2004): Complexidade envolvida no processo de autoria ATIVIDADES COMO: Coleta de dados Formulação de intenções Planejamento Revisão de metas Trabalho coletivo: desafios da autoria e do trabalho em equipe. Sapsomboon (1997 citado por AXT; MARTINS, 2004):

TRABALHO EM GRUPO Propicia aos Integrantes: Oportunidade para reflexão sobre as opiniões dos outros Melhor expressão de seus pensamentos Melhor aceitação das críticas Respeito mútuo Reciprocidade AXT; MARTINS, 2004, p. 44)

Produção Coletiva CARACTERIZA-SE COMO: Processo de elaboração e realização Trabalho coletivo de indivíduos Desenvolvimento: resultado único Representa: a opinião (conflitos de ideias) do grupo. ESTE PROCESSO REQUER: Negociar diferenças Checar fontes Lapidar conceitos “Em um projeto coletivo, um mesmo texto é de domínio de todos os participantes” (p. 61) (PRIMO; RECUERO, 2003)

Produção Coletiva: Autoria colaborativa EXIGE: Respeito à singularidade de cada pessoa Afinidade entre os autores (afinidade sinergética) Valorização da pessoa como ser único e não sua supressão Luta em prol do bem comum. A PESSOA Não se exime da responsabilidade, não se esconde Se doa (dá o melhor de si) Partilha de conhecimentos

Produção Coletiva: Autoria colaborativa CARACTERIZA COMO: O “lócus” em que a pessoa deve se sentir confortável Amplia graus sobre suas convicções. REQUER: Superação de práticas que emperram a autoria. Desfiguram... É um desserviço à educação. Abandono de tecnologias que atrapalha a efetivação da autoria Valorização da expressão única de cada pessoa. Sua contribuição para o bem comum Processo de ANTI-AUTORIA “Em nome do social” Esconde os autores Retira a responsabilidade

Referencias SOUZA, Elmara Pereira de. Tecnologias digitais na escola pública: formação continuada de professores com ênfase no exercício de autoria.. In: Congresso Iberamericano de Informática Educativa (RIBIE), 9, 2008, CARACAS. Anales. 2008. 1 CD-ROM. FORESTI, A; TEIXEIRA, A. As potencialidades de processos de autoria colaborativa na formação escolar dos indivíduos: aprofundando uma faceta do conceito de inclusão digital. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v.4, n.2, dez. 2006. AXT, M.; MARTINS, A. EccoLogos: Autoria coletiva de documentos. Revista Informática na Educação: Teoria e Prática, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 39-49, 2004. PRIMO, A. F. T.; RECUERO, R.C. Hipertexto Cooperativo: Uma analise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista da Famecos, n. 23, p. 54-63, dez. 2003.