GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Treinamento para Casais
Administração de Conflitos e Negociação
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
Qualidade Total.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Escola do Comportamento Humano
Alteridade.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Comportamentos predadores no ambiente de trabalho
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Entrevistas de Avaliação de Desempenho
Valor Consultoria Empresarial
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
O QUE É CONFLITO? “Do latim conflitu, embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias, ameaças; desavença; guerra; luta; combate; colisão; choque;
Os tipos de comportamento no meio social
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
UCB GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
A palavra conviver originou-se
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
CONFLITO INTERPESSOAL
Técnicas de negociação – prof. Marcelo dourado
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
ESTILOS DE DECISÃO Prof. Elizabete Nunes.
Gestão Farmacêutica – Organizar e Ciclo PDCA
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
Solidificando seus relacionamentos
COACHING EDUCATION.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES
Processo de Decisão de Tomadas
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Envolvimento de uma Terceira Parte no Conflito
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
Processos Administrativos Aula 1
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS.
A Liderança e seus Conceitos
Professora: Janine Fernandes
GESTÃO DE CONFLITOS. Premissa Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários.
Disciplina: Técnicas de Negociação
Conflitos.
Como Administrar na Sociedade Moderna
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Ciclo Motivacional O que é Motivação?
Liderança e Relacionamento.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Liderança e comprometimento organizacional Profª Alzira Bermudes Barcellos (27) /
Transcrição da apresentação:

GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES Aspectos fundamentais do enfermeiro gerente

Introdução GESTÃO é o ato de garantir a eficiência de todos os recursos oferecidos por uma determinada organização, através de um conjunto de tarefas previamente determinadas. O gestor ou gerente utiliza habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas para alcançar da melhor maneira possível resultados positivos, tanto para a empresa, quanto para os usuários e seus colaboradores.

A importância de gerenciar conflitos A Associação Americana de Gerenciamento realizou um estudo onde verificou que: os gerentes passam cerca de 20% de seu tempo enfrentando conflitos; eles afirmam que nos últimos 10 anos tem sido cada vez mais necessária a habilidade de negociar e eles percebem ainda que o gerenciamento de conflitos é tão importante quanto o planejamento, a comunicação, a motivação e a tomada de decisão. Nas organizações de saúde os conflitos estão presentes o tempo todo, daí a importância de nós da enfermagem estudarmos e discutirmos como gerenciar conflitos, pois estes são necessários para o desenvolvimento e crescimento de qualquer organização.

Significado da palavra conflito Segundo o Aurélio, dicionário da língua portuguesa, o termo conflito significa o embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias; desavença; oposição e luta de diferentes forças.

Mas o que é um conflito? Conflitos costumam ser definidos como discordâncias internas, resultantes de diferenças quanto a ideias, valores ou sentimentos entre duas ou mais pessoas. “Conflito é um processo que começa quando uma parte percebe que a outra parte frustrou ou vai frustrar seus interesses” (HAMPTON, 1991)

E por que surgem conflitos? Uma vez que os conflitos são inerentes a condição humana, sendo decorrentes das relações entre pessoas e grupos, e que as organizações, são compostas e estruturadas por pessoas, o lugar onde frequentemente os conflitos estarão presentes são as empresas ou instituições. Atualmente, as organizações constituem-se em verdadeiras arenas para o surgimento de conflitos.

Origem dos conflitos Os conflitos surgiram juntamente com a humanidade. Partindo do princípio que uma pessoa é diferente da outra, cada uma tem suas prioridades, objetivos e razões, sendo assim os conflitos são inevitáveis. As causas de conflitos podem ser as diferenças de personalidade, a existência de atividades interdependentes no trabalho, metas diferentes, recursos compartilhados, diferenças de informação e percepção, dentre outras.

Causas do conflito na enfermagem Discordâncias; diferenças quanto a ideias; Valores, personalidades ou sentimentos; Falha na comunicação (mal-entendidos), Comportamentos hostis; Estresse, cansaço físico e emocional; Desrespeito a pessoa, limite e ou invasão de espaço; Alta rotatividade, falta de confiança, estilo de liderança

“Os conflitos não são nem bons nem ruins, podendo causar crescimento ou destruição dependendo de como são administrados.”

Efeitos negativos Faz com que o trabalho perca o seu impulso; Criar situações que resultam em desperdício de esforços; Causa tensão; Cria um ambiente improdutivo; Distorce o comportamento das pessoas.

Efeitos positivos Diferença de ideias e opiniões que podem desencadear reflexões e análises sobre um determinado tema; Induz ao movimento, à ação; Mistura ideias, que levam uma conclusão assertiva e comum sobre um determinado tema. O conflito pode contribuir positivamente para o progresso organizacional.

Gerenciando conflitos na enfermagem De modo geral pode-se dizer que o enfermeiro deve saber lidar com as próprias emoções e aceitar que os seres humanos são diferentes, podem pensar diferente, ter objetivos diferentes, valores diferentes e, mesmo assim conviverem de maneira saudável e com qualidade. Assim sendo, cabe ao enfermeiro criar soluções, minimizar as diferenças de percepção entre os envolvidos, gerenciar a diversidade, saber ouvir e saber falar (se expressar) tratar as pessoas com respeito e de modo inteligente, compreendendo que as diferenças podem conduzir a um crescimento pessoal e profissional

Buscando a solução do conflito A maneira mais comum de resolver um conflito é através da negociação, durante a qual as propostas são feitas e depois negociadas; pois um enfermeiro com habilidades de negociação consegue resolver conflitos e desta forma encorajar a colaboração, contribuindo para uma ambiente de trabalho positivo e fortalecido.

Habilidades de negociação Separar as pessoas do problema; Focar o interesse; Apresentar várias possibilidades antes de tomar a decisão; Buscar os resultados em padrões objetivos; Ser proativo e acreditar que é possível aprender a negociar.

A base da negociação Análise do problema, planejamento onde se listam as possíveis causas e consequências com a visualização dos nós críticos e discussão do processo de negociação.

Elementos básicos Comunicação: saber fazer-se entender e saber ouvir Relacionamento: ter humildade, flexibilidade, ter bons princípios de relações humanas; Interesses da outra parte: levar em consideração ambos os interesses; Opções: apresentar opções para a concretização de um acordo; Alternativas: equilibrar e saber qual o melhor desfecho, às vezes o melhor é postergar a decisão; Legitimidade: tratar o interesse das partes com justiça; Compromisso: registrar o que foi acordado.

Conclusão Podemos dizer que, para gerenciar conflitos o enfermeiro deve trabalhar com sua equipe, deve ter uma visão ampla, participar como um instrumento para a cooperação e a solução de conflitos, procurar sempre soluções e não culpados, manter um clima de respeito, reconhecer seus erros, gerenciar com equilíbrio entre razão e emoção. Frente a uma situação de conflito, o enfermeiro deve analisar a situação, verificando qual é realmente o problema, quem são as pessoas que estão envolvidas, o que aconteceu, desde quando vem acontecendo, onde aconteceu, por que aconteceu e se poderia ter sido evitado. E então, buscar soluções