Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Matemática para todos Educação Básica
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Liliani Lecco Dettogni
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Explorar e Investigar para Aprender Matemática Através da Modelagem Matemática William Kfouri Professor do Ensino Médio e Superior e aluno do programa.
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Concepções de Estatística de um grupo de professores de Matemática da Escola Básica brasileira: um estudo diagnóstico Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
Parâmetros Curriculares Nacionais
A produção do fracasso escolar
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Juliana Lucindo Ferreira – PCNP Física
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
O aluno elaborando conceitos
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
SILVANA BERBEL FERNANDES
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
SITUAÇÕES.
• Manejo – Formação – Professor.
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Concepções em Educação Matemática
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”

Álgebra Resultados de uma pesquisa realizada em duas classes de 1ª séries do Ensino Médio de uma escola pública no interior do Estado do Paraná durante os meses de fevereiro a julho de 2008. Em cada turma, em média com 40 alunos, foram formadas duplas com o objetivo de promover um trabalho cooperativo. Algumas semanas antes do início das tarefas, cada aluno foi submetido a uma sondagem temática acerca do que entendiam por álgebra e se possuíam algum conhecimento relativo à história da ÁLGEBRA:

71% das respostas obtidas faziam relações entre álgebra e o “cálculo com letras”. “Álgebra são conteúdos que envolvem em seus cálculos, além de números as letras x, y, a, b e assim por diante”. “Eu acho que álgebra são cálculos que envolvem letras, incógnitas, sistemas de equações, contas com números negativos, etc.”. “Cálculos usados no cotidiano, aqueles que ajudam a descobrir valores desconhecidos, usam incógnitas, muito úteis”. “São cálculos com números e letras”. Álgebra

Os 29% restantes disseram não lembrar, não saber o que é álgebra ou destacaram que é uma parte da Matemática. “É uma das matérias dentro da matemática”. “É um conceito dentro da matemática, muito complexo”. “Álgebra é uma matemática muito complexa e difícil”. “Acho que é alguma coisa relacionada com matemática, mas não sei explicar”. Álgebra 100% dos alunos afirmaram não conhecer a História da Álgebra, sendo que vários deles enfatizaram que tinham curiosidade em saber como a álgebra se desenvolveu .

A Álgebra é um campo da matemática no qual se pode observar situações conflitantes, como alunos capazes de operar com símbolos matemáticos e, contudo incapazes de fazer generalizações. Também há dificuldades relativas à não compreensão das técnicas algébricas, aliadas ao não entendimento dos conceitos algébricos. Essas questões podem ser originárias de METODOLOGIAS que escondem a natureza da matemática e os processos de criação e generalização do conhecimento matemático. Álgebra

A partir de certas METODOLOGIAS pode-se propiciar uma formação mais ampla do aluno, observando-se os aspectos lógicos, históricos e culturais das produções matemáticas. Nesta perspectiva, surgiram inúmeras tendências metodológicas, dentre elas: resolução de problemas, modelagem matemática, uso de mídias tecnológicas, etnomatemática, história da matemática e investigações matemáticas. Álgebra

Considera-se que a Álgebra é um dos campos fundamentais da Matemática; no entanto, o aluno que não tem familiaridade com a linguagem algébrica e não desenvolveu a habilidade para fazer generalizações, pode estar sujeito ao fraco desempenho em atividades matemáticas que exigem a abstração. A abstração é a característica principal da matemática e, um dos principais objetivos do ensino de matemática é a formação de conceitos decorrentes de representações simbólicas que compõem uma linguagem específica. Álgebra

“Por que estudar este conteúdo?” Contudo, a apropriação desta linguagem, para muitos alunos, constitui em uma grande dificuldade que conduz a questões como: “Para que serve isso?” “Por que estudar este conteúdo?” Álgebra

Segundo Brito e Miorim (1999), a partir da aquisição de conhecimentos históricos e filosóficos dos conceitos matemáticos, o professor tem a possibilidade de diversificar suas técnicas pedagógicas e tornar-se mais criativo na elaboração de suas aulas, as quais podem provocar o interesse dos alunos para o estudo da matemática, como: Resolução de Problemas Antigos; Resolução de Problemas Práticos do dia-a-dia; Trabalho de Geometria e Álgebra; Investigações Matemáticas; Uso de Novas Tecnologias. Álgebra

Álgebra Algumas sugestões: - Livro Paradidádico “Pra que serve Matemática?” Álgebra Projeto Álgebra Interativa – UFC http://www.vdl.ufc.br/ativa/balanca_interativa.htm http://www.vdl.ufc.br/ativa/carta_interativa.htm Álgebra

Álgebra Algumas sugestões: - Livro Paradidádico “Pra que serve Matemática?” Álgebra Projeto Álgebra Interativa – UFC http://www.vdl.ufc.br/ativa/balanca_interativa.htm http://www.vdl.ufc.br/ativa/carta_interativa.htm Álgebra