Kaoru Ishikawa - Japonês ( Aproximadamente 1943 )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO
Gerenciamento Pelas Diretrizes
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Análise e Solução de Problemas
Planejamento e Controle de Qualidade
Gerenciamento da qualidade do projeto
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
Marketing Marketing de Serviços: Produtividade e Qualidade
Ferramentas do SQC Por Carlos Reis.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação Ferramentas da Qualidade - I.
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação
Diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa
Trabalho CAPA 1ª Parte – Apresentação da Organização e Conceitos de Qualidade Nome da Organização Descrição da Organização O que é qualidade para a empresa?
Métodos Quantitativos
ALGUMAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
PMBOK 5ª Edição Capítulo 8
"Melhor ter gerentes com qualidade do que gerentes da qualidade”
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
por Paulo Roberto Gil Cavina
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
DIAGRAMA CAUSA-EFEITO ESPINHA DE PEIXE
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
UMC – Universidade Mogi das Cruzes Campus Vila Lobos Disciplina: Tópicos Avançados em Qualidade Prof. Dr. Ricardo Di Bartolomeo
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
Capítulo 5 Análise de processos 1.
FLUXOGRAMAS.
Gestão da Qualidade.
CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE LABORATORIAL
Gestão de defeitos.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
Controle de Qualidade Total
Administração da Produção
7 FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE
Capítulo 1 A administração hoje.
Construindo um modelo de gestão da Qualidade
Funções da Administração
Gerenciamento de Qualidade
Controle e Gerência da Qualidade Prof. Ms. Pablo Peron de Paula
Controle de Qualidade Total
Projetos Aula 7 de 10.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Karou Ishikawa.
Prof. Fernando Penteado
Gestão da Produção e Logística
DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO
O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Gerenciamento da Qualidade
Qualidade, Processos e Gestão de Software
Diagrama de Ishikawa, Causa e Efeito ou 6M

FERRAMENTAS DA QUALIDADE
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Organização, Sistemas & Métodos Fluxogramas AULA 07
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Para que servem as “Ferramentas”? - Ferramentas não resolvem problemas nem melhoram situações – quem faz isso são as PESSOAS.
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
MASP Método de Análise e Solução de Problemas. 2 OBJETIVO AFAM consultoria técnica Entendimento dos conceitos de não conformidade, disposição, ação imediata,
Prof. Fernando Penteado Kaizen significa melhoria contínua. Para se tornar uma ferramenta efetiva, o Kaizen deve envolver todos os empregados da empresa.
Processos Decisórios– apostila 1 – 2. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 Processos Decisórios Ferramentas da Qualidade Profa. Josy.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Ferramentas da Qualidade Para que servem as “Ferramentas”? -Ferramentas não resolvem problemas nem melhoram situações – quem.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Ferramentas da Qualidade Para que servem as “Ferramentas”? -Ferramentas não resolvem problemas nem melhoram situações – quem.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Aula 04 14/09/2009. CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) O TQC é baseado em elementos de várias fontes: Emprega o método cartesiano.
Gurus da Qualidade: Elizabete M. e Silva Kaoru Ishikawa.
Transcrição da apresentação:

Kaoru Ishikawa - Japonês ( Aproximadamente 1943 ) GESTÃO DA QUALIDADE OS GURUS DA QUALIDADE Kaoru Ishikawa - Japonês ( Aproximadamente 1943 ) A FILOSOFIA DE ISHIKAWA A qualidade começa e termina com a educação; O primeiro passo na qualidade é conhecer as especificações do cliente; O estado ideal do controle de qualidade é quando a inspeção não é mais necessária; Remova a causa fundamental e não os sintomas; Controle de qualidade é responsabilidade de todos os trabalhadores e de todas as divisões; Não confundir os meios com os objetivos; Coloque a qualidade em primeiro lugar e estabeleça suas perspectivas de longo prazo; O marketing é a entrada e a saída da qualidade;

GESTÃO DA QUALIDADE OS GURUS DA QUALIDADE ( Kaoru Ishikawa ) A FILOSOFIA DE ISHIKAWA ( Continuação ) A alta gerência não deve mostrar reações negativas quando os fatos forem apresentados pelos subordinados; Noventa e cinco por cento dos problemas na companhia podem ser resolvidos pelas Sete Ferramentas do Controle de Qualidade; As Sete Ferramentas de Ishikawa são: Gráfico de Pareto. Diagramas de causa-efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa). Histogramas. Folhas de verificação. Gráficos de dispersão. Fluxogramas. Cartas de controle. Dados sem a informação da sua dispersão são dados falsos - por exemplo, estabelecer a média sem fornecer o desvio padrão.

GESTÃO DA QUALIDADE OS GURUS DA QUALIDADE ( Kaoru Ishikawa ) O DIAGRAMA DE ISHIKAWA Utilização: Analisar Relações de Causa e Efeito; Comunicar Relações de Causa e Efeito; Facilitar a resolução de problemas, do sintoma para a causa, até a solução; Como Montar um diagrama de Ishikawa: Definir o efeito de maneira clara e concisa; Definir as categorias principais das possíveis causas: Dados e Sistemas de Informação; Meio Ambiente; Métodos; Máquinas; Medidas; Mão-de-Obra; Materiais;

GESTÃO DA QUALIDADE OS GURUS DA QUALIDADE ( Kaoru Ishikawa ) O DIAGRAMA DE ISHIKAWA Como Montar um diagrama de Ishikawa ( Continuação ): Iniciar a elaboração do diagrama, definindo o efeito em um retângulo no lado direito, colocando as categorias principais como alimentadoras do retângulo do efeito; Através de uma análise criteriosa, escrever as causas segundo seus níveis, em um procedimento que siga uma ordem crescente de níveis; As causas devem ser selecionadas segundo o nível de influência que exercem sobre o efeito e que requerem mais ações; Categoria Categoria Efeito Categoria Categoria

GESTÃO DA QUALIDADE OS GURUS DA QUALIDADE ( Kaoru Ishikawa ) O DIAGRAMA DE ISHIKAWA Exemplo de um diagrama de Ishikawa: Em uma empresa de geração de fotocópias, identificar os motivos que levam geração de fotocópias de baixa qualidade. Causas Efeito Meio Ambiente Original Operador Qualidade Mão Suja Aguardar Secagem Colocação do Original Mesa Suja Estado Fotocópias de Má Qualidade Cilindro Armazenagem Nível Qualidade Lâmpada Validade Papel da Cópia Tonner Copiadora

GESTÃO DA QUALIDADE OS GURUS DA QUALIDADE ( Kaoru Ishikawa ) O CONCEITO DE CÍRCULOS DE QUALIDADE Pequeno grupo voluntário de funcionários, pertencentes ou não à mesma área de trabalho, treinados da mesma maneira, com compreensão da mesma filosofia e os mesmos objetivos, e que tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, especialmente no que se refere à qualidade dos seus produtos ou de seu trabalho.   Objetivos: aumentar a motivação e auto-realização dos funcionários, através da oportunidade de participação na solução dos problemas da empresa; concorrer para a formação de uma mentalidade de qualidade disseminando a filosofia de auto-controle e prevenção de falhas; garantir a qualidade do produto; conseguir novas idéias; aumentar a produtividade do trabalho; reduzir custos e diminuir perdas; melhorar a comunicação e o relacionamento humano, tanto no sentido horizontal quanto vertical.