Elisa Silva Ril Orientador: Profª Drª Lílian Lisboa Miranda 2010

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Transcrição da apresentação:

Elisa Silva Ril Orientador: Profª Drª Lílian Lisboa Miranda 2010 PROJETO DE PESQUISA AS VOZES DE CARMEN Transformações sociais e música em fins do século XIX Elisa Silva Ril Orientador: Profª Drª Lílian Lisboa Miranda 2010

Introdução Ao ouvirmos uma música, o conjunto de sons e vibrações faz brotar sentimentos e reações diversas em quem a escuta. Logo, as composições musicais carregam consigo as mudanças, as alegrias e as inquietações de seus compositores, que por serem sujeitos de seu tempo, repercutem as transformações, alegrias e inquietações do período histórico em que foram produzidas. Dessa forma, pensar a música ou a ópera como obras de arte, no ponto de vista histórico, se tornam documentos de um tempo, ou seja, elas em si são fontes históricas, que podem levar o pesquisador para um maior aprofundamento do conhecimento sobre determinado período.

Objetivos O presente projeto de Iniciação Científica tem como objetivo estudar, através da obra Carmen de George Bizet, a música enquanto uma representação cultural ativa da burguesia e da classe média francesa entre os anos de 1875 e princípios do século XX. Busca-se compreender nesse quadro como essa mesma música pôde ser capaz de influenciar pessoas separadas por diferentes ambientes sociais e também ser usada, de maneira inversa, como forma de unir um grupo ou povo em torno de si, para transmitir e reforçar ideologias, crenças e sentimentos com um propósito específico.

Metodologia Para a realização dessa pesquisa partiu-se de um levantamento bibliográfico em bibliotecas que abordam o tema História e Música, tanto quanto a historiografia sobre a França suas transformações políticas, econômicas e culturais na segunda metade do século XIX e início do século XX. Bem como a apreciação da Ópera Carmen, através de apresentações gravadas no ano de1987 no Metropolitan Opera com José Carreras como Don José, Agnes Baltsa interpretando a personagem título e outra gravação no ano de 1985 no Festival de Ópera de Glyndebourne na interpretação de Maria Ewing como Carmen e Barry McCauley sendo Don José.

Desenvolvimento da Pesquisa Como expressão musical, a ópera, além de possuir musicalidade em suas partituras, conta com o libreto que é a trama contada através das vozes e interpretação dos artistas em seus personagens, também, a própria estrutura do teatro de ópera, assim como a construção dos cenários, figurinos e orquestra permitem à Ópera ser um evento total, tornando possível combinar várias artes em uma única forma, transformando-os no que é chamado de Espetáculo.

A pesquisa foi dividida nos seguintes tópicos: O contexto social, político e econômico A partir de 1875, a França vivenciou o resultado das Revoluções Burguesas que se desembocaram na República. Tais revoluções conduziram a acontecimentos político-sociais profundos que alteraram a economia, a política, a sociedade e a cultura do chamado mundo burguês. Essas Revoluções transformaram também áreas remotas do planeta.

A ópera Carmen Apresentação do libreto escrito por Henri Meilhac e Ludovic Halévy, bem como a análise musical da obra Carmen, além disso, o estudo da construção dos personagens e suas vozes, a fim de compreender as inquietações e questionamentos do momento. Música e História Qual a relação da música com a História, qual a sua importância e que questões teóricas suscita enquanto ferramenta de conhecimento histórico? Investigação sobre a importância de se “ultrapassar as barreiras do tempo” com a música e salientar a possibilidade de seu uso como fonte.