Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Pedagogia da pesquisa-ação
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Máscaras Africanas.
Metodologia Científica
DIRETRIZES CURRICULARES
O Ensino de Geografia nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Kátia Rodrigues Araújo (IC) e Flávia Ulian (PQ)
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Prof. Ricardo Ferreira Andrade 2009
A NECESSIDADE DE FORMAR PROFESSORES COM CAPACIDADE DE AVALIAR O IMPACTO DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE. Prof. Enio Borba Carli Colegiado de Física – FAFIL 2009.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Mobilizando Forças Para Crescer.
Prof. Dr. Murilo Andrade Valle 2009
Resgate, Análise, Atualização e divulgação dos dados e resultados dos Congressos de História da Região do Grande ABC realizados nas cidades de São Bernardo.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me.
Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2010
PROJETO DE PESQUISA Dinâmica da paisagem e Qualidade Ambiental da Bacia do Tamanduateí nos Municípios de Mauá e Santo André - Kelly Magni 2009.
1-) Apresentação pessoal
Componentes Arthur H. do Patrocínio Pós Ciências Sociais CUFSA Felipe Roman de C. Silva Pós Ciências Sociais CUFSA José Luiz Pereira Junior Pós Ciências.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ Cidade, Trabalho e Técnica
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Estágio Supervisionado PE: ES
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Cristiane jonas Francisconi
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
PROJETO “reinventando o ensino médio”
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
INTRODUÇÃO Em 1889, São Bernardo foi elevado a Município, tendo como distritos: Santo André, São Caetano, Ribeirão Pires e Paranapiacaba. A partir daí,
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO (NEPIE)
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
PIBID - FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA PESQUISADORAS: DORILENE.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Forma Canônica e Definições
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Tema central e eixos temáticos
Cristiane Jonas Francisconi
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Transcrição da apresentação:

Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba Prof. Dr. Clézio Santos Colegiado de Geografia FAFIL/FSA

Introdução A Vila de Paranapiacaba no município de Santo André (SP) na Região Metropolitana de São de Paulo por suas características históricas e ambientais constitui-se como um espaço privilegiado para visitas, propiciando inúmeras vivências e trabalhos de campo de campo de cunho pedagógico.

Vila de Paranapiacaba http://www.projetosurbanos.com.br/arquivos/paranapiacaba01.jpg

Para a Geografia é um lugar privilegiado para trabalhos de campo e visitas técnicas, aulas passeio, além de ser um objeto e estudo sobre os mais diferentes aspectos que vai deste a paisagem cultural e ambiental, até questões do cotidiano dos moradores deste lugar. A paisagem ambiental emerge em meio a paisagem natural podendo articular o patrimônio histórico ao patrimônio ambiental e tecer novos contextos de entendimento da relação sociedade-natureza.

Justificativa A especificidade do lugar atrelado a proximidade com o Centro Universidade Fundação Santo André (CUFSA) e a existência do Núcleo de Estudos Socioambientais da na vila de Paranapiacaba facilitou os trabalhos de pesquisas desenvolvidos por docentes e discentes do curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André. Paranapiacaba passou a ser objeto de pesquisa do Colegiado de Geografia e especial do grupo de pesquisa em cartografia (GECART) da linha de pesquisa em cartografia ambiental.

Objetivos Levantar e sistematizar os trabalhos de pesquisa realizados pelo Colegiado desde 2002 até 2009 sobre a Vila de Paranapiacaba no Município de Santo André (SP); Fazer uma retrospectiva crítica

Metodologia Análise dos trabalhos produzidos pelo GECART do Colegiado de Geografia destacando as principais temáticas discutidas pela Geografia sobre Paranapiacaba ao longo dos últimos oito anos.

Os trabalhos produzidos pelo GECART do Colegiado de Geografia FSA Neste período foram gerados 31trabalhos apresentados em encontros científicos, como comunicações livres e painéis; além de serem publicados no formato de resumos, artigos científicos e monografias. Sendo 18 trabalhos apresentados no formato de resumos em eventos científicos, 05 artigos em periódicos científicos, 03 monografias, 03 apostilas, 01 vídeo, e 01 atlas.

Análise dos trabalhos As temáticas predominantes estão presas as questões ambientais destacando a leitura da paisagem pelo viés cultural calcado nas discussões da relação sociedade-natureza pelo viés materialista e pela percepção ambiental. O ensino de Geografia também é contemplado em um número razoável de trabalhos destacando Paranapiacaba como um lugar interessante para se efetivar o processo de ensino-aprendizagem de questões espaciais sejam elas culturais ou ambientais.

Considerações finais A pesquisa faz um recorte da produção da Geografia da Fundação Santo André sobre Paranapiacaba, porém não engloba a totalidade de trabalhos nas demais áreas de pesquisa da mesma instituição. As pesquisas podem ser consultadas no Laboratório de Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). A pesquisa atual auxilia a orientar novas linhas de pesquisa, bem como solidificar temáticas já trabalhadas pela Geografia em Paranapiacaba.