Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pedagogia da pesquisa-ação
Advertisements

Equivalente à média dos países da OCDE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Plano de Trabalho Docente
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Aprender Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão.
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Rodas de leitura, conversando sobre livros
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
A Função do Professor Articulador
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
AVALIAR e PLANEJAR.
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Antonia Maria Coelho Ribeiro
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Da avaliação ao acompanhamento
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
INTRODUÇÃO ..
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Acompanhando e avaliando
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Revisita ao PPP.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Organização e desenvolvimento do HTPC
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Projetos e Sequências Didáticas
Matriz de avaliação processual
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8

Ano 1 Avaliação e organização do trabalho docente: a importância dos registros (p.15 a 19, Um. 8, ano 1).

Com base nas questões apontadas no texto, liste ideias que possam ajudar na organização do próximo ano letivo. Atente-se para as condições de avaliação adequada, as estratégias de registro e o depoimento da professora Ivanise (p.18).

O texto cita que “além da organização dos pareceres sobre as crianças, dos quadros de acompanhamento, registro das decisões tomadas nas reuniões coletivas de avaliação de um ano letivo e planejamento do ano seguinte, é preciso também dar atenção à organização dos materiais da escola: os livros, as revistas, os jogos, dentre outros”. Mediante essa afirmação cite algumas estratégias que podem auxiliar o professor nessa organização.

Ano 2 Reflexão sobre a prática do professor alfabetizador: o registro das experiências docentes na dimensão na dimensão formativa e organizativa dos saberes (p.19 a 31, Un. 8, ano 2).

Na discussão sobre a importância do papel do registro das atividades docentes, as autoras destacam que nessa ação o professor é visto como autor do seu saber fazer e do seu saber ser em uma dimensão formativa e organizativa. Com base nessa afirmativa, explique com suas palavras o que são essas dimensões e de que forma elas contribuem com o aperfeiçoamento da prática do professor.

O texto apresenta um breve relato da professora Sheila (p O texto apresenta um breve relato da professora Sheila (p.27) sobre como ela percebe as contribuições dos registros para a elaboração do planejamento do ano seguinte. Comentem o posicionamento da professora fazendo um paralelo com as práticas comuns de elaboração de planejamentos das escolas. Caso vocês reconheçam que ainda há um caminho a ser conquistado, apresentem argumentos que possam contribuir com as práticas de planejamento dos professores alfabetizadores.

Ano 3 O registro das situações de ensino de aprendizagem: significados construídos com a análise da prática no ciclo de alfabetização (p.20 a 30, Un. 8, ano 3).

Segundo o texto, o registro docente pode servir como estratégia de organização do processo de ensino e de aprendizagem; auxiliar no monitoramento desse processo e; também auxiliar a auto avaliação da prática docente. Exemplifique com suas palavras de que maneira o registro contribui para cada uma das ações supracitadas.

O texto cita que “além da necessidade de organização de um banco de atividades, o material de registro a ser construído também deve indicar como o professor avalia a aprendizagem da criança”. Quanto a esta avaliação indique com suas palavras pontos importantes que precisam ser considerados.