Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação de Ambientes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fundação Roberto Marinho
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Contexto de Educação a Distância
Educação Permanente em Saúde :
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CURRICULO +.
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Aprendizagens em Arte Coordenadora
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Formação de Tutores a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Integração de Tecnologias
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Ambiente Virtual Vivências:
Estratégias Metodológicas para Ações em EAD
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Objetos de Aprendizagem questões para discussão Miriam Struchiner NUTES/UFRJ CREAD Outubro, 2008.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
NUTES-UFRJ Laboratório de Tecnologias Cognitivas.
Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação de Ambientes e Materiais Educativos Miriam Struchiner III Encontro Nacional de Educação a Distância da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 2010

LTC-NUTES Planejar, desenvolver, implementar e analisar processos, recursos e ambientes educativos mediados nas TICs (1995) Equipe multidisciplinar: professores, estudantes e técnicos (educação, informática, programação visual, saúde e biociências) Contextos de Pesquisa, Desenvolvimento e Uso: Ensino de Graduação: Biociências e Saúde Formação Continuada de Profissionais da área da saúde Formação e ferramentas de apoio ao trabalho docente para a integração das TICs

Modelo de Apreciação Analítica Desenvolvimento a partir de questões/problemas trazidos pelos docentes de suas práticas educativas (situado) Desenvolvimento de recursos educativos como objeto/motivo para pesquisar em educação como atividade social (além do cognitivo) Design com Agenda Crítica: TICs a serviço de mudanças e questionamento do status quo, inovando currículos e relações pedagógicas e sociais no contexto escolar Experiências participativas e reflexivas de design e de uso dos recursos em contextos naturais de aprendizagem Avaliação dos recursos «baseada no contexto de uso» e avaliação dos «usuários»

Abordagem Metodológica Pesquisa Baseada em Design Abordagem Metodológica Design Based Research; Design Studies; Developmental Research Primeiras publicações: Brown e Collins (1992); Cobb, 1998; Jonassen & Land, 2000; Reeves (2000); Design Based Collective (2003) Integra pesquisa, planejamento/desenvolvimento de experiências, ambientes ou materias educativos e a prática educativa em contextos reais de ensino- aprendizagem (parceria entre pesquisadores e professores): desenvolvimento e pesquisa = intervenção Pragmática/Intervencionista * Situada * Interativa, iterativa e flexível * Integrativa* Contextual

Abordagem Metodológica Pesquisa Baseada em Design Abordagem Metodológica Fases do Processo Iterativo da Pesquisa Baseada em Design (Reeves, 2000)

na Área de Ciências da Saúde Ensino de Graduação na Área de Ciências da Saúde

- aplicação dos conceitos nas profissões da saúde Motivação central Carência de material educativo para o ensino de Neurociência com uma abordagem e em português Questões - aplicação dos conceitos nas profissões da saúde - não linearidade; multiplas formas de representação: diferentes meios e recursos de aprendizagem - diferentes formas de navegação (rede de conceitos, índice, capítulos, abordagens, aplicações, banco de imagens) Abordagem - Flexibilidade Cognitiva (Spiro et all) - Aprendizagem Baseada em Casos Colaboração: LTC/NUTES - Laboratório de Neuroplasticidade / Depto. Anatomia/ICB 8

Colaboração: LTC/NUTES – IPUB/UFRJ – FM/UFRJ Motivação central Experiências e relatos dos pacientes sobre seus processos de adoecimento e tratamento - humanização na formação médica (integralidade e subjetividade) Questões - aprender com as narrativas dos pacientes; se colocar no papel deles - expectativas e impacto dos primeiros encontros dos estudantes com pacientes - pacientes participam da formulação pedagógica do curso - integrar ferramentas da Web 2.0 para criar oportunidades de aproximar os alunos às narrativas dos pacientes Abordagem - aprendizagem situada/corporificada - aprendizagem colaborativa Colaboração: LTC/NUTES – IPUB/UFRJ – FM/UFRJ 10

Atlas Histológicos resolvem?????? Motivação central Dificuldade de acesso ao laboratório de microscopia e de elaboração de uma diversidade de lâminas histológicas. Atlas Histológicos resolvem?????? Desafios - Integrar uma metodologia participativa (pesquisadores, professores e alunos) no desenvolvimento de um Banco de Imagens Virtual, produzido na aula de laboratório de histologia pelos estudantes Abordagem - design participativo - ergopedagogia - aprender fazendo Colaboração: LTC/NUTES – ICB Guilherme Santarosa (doutorado) 11

Síntese Recursos desenvolvidos para ensino presencial e semi-presencial: CD-ROMs, AVAs e OAs Questões e problemas: aprendizagem de conceitos abstratos; relação teoria-prática; abordagem de conteúdos/simplificação e motivação Princípios e estratégias: aprendizagem significativa, situada e corporificada, flexibilidade cognitiva, problematização e colaboração Reflexões sobre práticas educativas, revisões de conteúdo e de avaliação - relação pesquisadores e professores é cooperativa e contínua

e de Profissionais de Saúde Formação Continuada de Professores e de Profissionais de Saúde

Colaboração: LTC/NUTES – IMS/UERJ - OPAS Motivação central Um modelo de EAD para a formação permanente de recursos humanos em saúde no contexto da América Latina. Parceria universidade-serviço. Questões - relação educação e trabalho em Saúde - papel do contexto na aprendizagem de adultos/profissionais - necessidades/características dos países - multiplicidade de olhares sobre o problema da gestão em saúde - inclusão tecnológica e digital -formação de profissionais para EAD Abordagem - modelo adaptável/plataforma (8 versões e três línguas) - aprendizagem baseada em casos reais dos países - formação em EAD - apropriação tecnológica Colaboração: LTC/NUTES – IMS/UERJ - OPAS 15

- relação entre teoria e problemas realistas Motivação Central Falta de foco na saúde do adolescente e do jovem na formação médica e em saúde em geral: os problemas de saúde dos jovens ficam perdidos entre a pediatria e a clínica de adultos. Questões - natureza e abrangência dos problemas de saúde de jovens e adolescentes e seus níveis de complexidade - relação entre teoria e problemas realistas - compreensão do problema passa não apenas na idenficação e solução mas nas alternativas de encaminhamento no contexto do sistema de saúde Abordagem - abordagem interdisciplinar - aprendizagem baseada em casos - caso primeiro; teoria depois Colaboração: LTC/NUTES – NESA/UERJ - OPAS

- TICs: pretexto para repensar práticas Abordagem Motivação central A integração de TICs por docentes da área da Saúde, especialmente do uso da Internet no ensino (ambiente aberto e fechado para cursos) Questões -Aliar teoria e prática - referenciais relevantes com experiências dos professores envolvidos -Promover reflexão, colaboração e ação – troca de experiências e construção de materiais/recursos aplicáveis na prática - Utilizar abordagem e linguagem compatível com professores de áreas de biociências/saúde - EAD é apenas mais ferramenta/semi-presencial - TICs: pretexto para repensar práticas Abordagem - aprendizagem colaborativa - teoria da atividade 17

Síntese Recursos desenvolvidos, em geral, para o ensino e/ou trabalho cooperativo a distância: AVAs Questões e problemas: relação trabalho-educação e teoria- prática; trabalho em equipe; importância do contexto; abordagem interdisciplinar; interações online/afetividade e formas de expressão; inclusão digital e letramento em TICs Princípios e estratégias: aprendizagem situada, teoria da atividade, problematização, cooperação e abc (casos) Revisão de conceitos sobre a EAD, especialmente no que diz respeito às idéias de massificação, de materiais que servem a vários objetivos e grupos

Ferramentas de Apoio ao Trabalho Docente com o Uso das TICs

Ferramenta ABC Ferramenta OPC Constructore

-Equilíbrio entre diversidade/riqueza de recursos e facilidade de uso Motivação central Possibilitar aos professores disponiblizarem conteúdos e atividades educativas na Internet, fácil e rápida Questões -Equilíbrio entre diversidade/riqueza de recursos e facilidade de uso -Adequação dos passos à linguagem dos professores - Aprimoramento dinâmico da Constructore baseado no uso, nas dificuldades, nas queixas e nas sugestões dos professores (processo iterativo) Abordagem - ciclo de design baseado no uso - professor usuário centro do processo: apoderamento e letramento tecnológico - CTPC – conhecimento tecnológico, pedagógico do conteúdo - percepção de professores X alunos - adoção de inovações 21

Constructore: Passos de criação 22

Constructore: Passos de criação (2) 23

24 24

25 25

26 26

Aplicativos de software de demonstração de resolução de problemas matemáticos 27 27

Em breve: Constructore 2.0 Interface entre Constructore e Moodle Estudos sobre formas de licenciamento 28 28

Síntese Recursos desenvolvidos, em geral, para o ensino presencial/semi-presencial e alguns a distância com foco no trabalho de professor Questões e problemas: o professor tem poucas oportunidades (tempo, incentivo) e recursos para incorporar novas metodologias e abordagens de ensino Princípios e estratégias: ferramentas desenvolvidas com base no trabalho e no uso dos professores; flexibilidade pedagógica; CPTC (autonomia do professor) e adoção de inovações; desafios identificados pelos professores Revisão de práticas correntes; definição do espaço virtual e do presencial; novos espaços de interação entre alunos e entre alunos e professores e formas de representação.

O que estamos fazendo com esta experiência??? Concluindo O que estamos fazendo com esta experiência??? Esforço em organizar e sintetizar estas experiência, discutindo os - problemas educativos da área de ensino de ciências da saúde que motivam o uso das TICs - experiências e oportunidades de aprendizagem para os alunos - processo de trabalho em equipe e a construção de um conhecimento interdisciplinar sobre construção e uso de TICs - analisando o processo de idenficação e apropriação de teorias e princípios educativos que norteiam o design e seu refinamento em grupo - sistematizando as lições aprendidas

Laboratório de Tecnologias Cognitivas NUTES/UFRJ miriamstru@ufrj.br http://www.ufrj.br/nutes ltc.nutes.ufrj.br