PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA 2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - PLDO
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Alcance e Diretrizes da LAI
PLANO DE GESTÃO.
GENEDEMPSEY BICALHO CRUZ
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Outubro 2009 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMSA/SUSBH PREFEITURA DE BELO HORIZONTE.
PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA 2013
Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
Responsabilidade Fiscal e Planejamento Leis Orçamentárias Rio Verde, 07 de janeiro de 2009.

Seminário Nacional de Formação para Vereadores
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Secretaria Municipal de Planejamento PREFEITURA DE SÃO MATEUS DO SUL
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
República Federativa do Brasil Lei de Diretrizes Orçamentárias 2008 PROJETO DE LEI Abril de 2007.
Gestão Estratégica na Política Pública
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Plano Cidadão O Povo Realizando um Futuro Cada Vez Melhor.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
Lei Orçamentária Anual - LOA
1. 2 AUDIÊNCIA PÚBLICA PLDO – DE MAIO DE 2015.
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Lei orçamentária anual - loa
Audiência Pública LOA de outubro de 2014.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
APRESENTAÇÃO NA REGIÃO DO CASQUEIRO. CICLO ORÇAMENTÁRIO PLANO PLURIANUAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL PPA CUBATÃO 2010/2013.
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
22/10/15 Áreas de Resultado: Cidade Saudável, Educação, Cultura, Cidade de Todos, Prosperidade, Modernidade 20/10/15.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO OBJETIVO DA LDO ORIENTAR A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
ORIGEM   CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988   SUA CRIAÇÃO: SE DEU A PARTIR DA CONCEPÇÃO PARLAMENTARISTA, EM QUE O CONGRESSO NACIONAL FORMULARIA AS DIRETRIZES.
09 DE ABRIL DE 2008 AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Secretaria de Planejamento AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO – 2017 Juraci Martins de Oliveira Prefeito Municipal Rio Verde-GO, 13 de abril de
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Lei Orçamentária Anual 2014 (Lei nº 6.477, de 16 de janeiro de 2014) Ciclo e EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) SEPLAN Secretaria.
Audiência Pública: Câmara de Vereadores Apresentação e Discussão do Projeto de Lei do Orçamento para 2011.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTIM Secretaria de Finanças AUDIÊNCIA PÚBLICA, para apresentar a LOA para o exercício de 2015.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA 2012 Prefeitura Municipal de Belo Horizonte PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA 2012 Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação 07 de JUNHO de 2011

Lei de Diretrizes Orçamentárias Instrumento de Planejamento que estabelece as metas e prioridades da administração pública Orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual Dispõe sobre alterações na Legislação Tributária Dispõe Sobre a Política de Pessoal

Lei de Diretrizes Orçamentárias Texto da Lei: Definição de diretrizes normativas para o orçamento do próximo exercício - Diretrizes gerais das Prioridades e das Metas - Equilíbrio entre receita e despesa - Critérios e forma de limitação de empenho - Normas para o controle de custos e avaliação de resultados - Condições para transferências de recursos a entidades públicas e privadas

Estrutura do texto do Projeto de Lei Capítulo I: Disposição Preliminar Capítulo II: Das Prioridades e das Metas da Administração Pública Municipal I – aprimoramento dos investimentos na área da saúde; II – fortalecimento do acesso à educação básica, melhoria da qualidade do ensino; III – expansão das intervenções em vias urbanas; IV – melhoria das condições de segurança pública em Belo Horizonte; V – fomento ao desenvolvimento econômico do Município; VI – melhoria do acesso aos serviços públicos e à informação; VII – fortalecimento da política habitacional de interesse social; VIII – aprimoramento do processo do Orçamento Participativo; IX – promoção da sustentabilidade urbana e ambiental do Município; X – integração e expansão das políticas de inclusão social; XI – apoio e incentivo à formação cultural; XII – incentivo à integração metropolitana.

Estrutura do texto do Projeto de Lei Capítulo III: Da Organização e da Estrutura dos Orçamentos Capítulo IV: Das Diretrizes para a Elaboração e para a Execução dos Orçamentos do Município e suas Alterações - Seção I: Das Diretrizes Gerais Art. 10 - Fica proibida a fixação de despesa sem que esteja definida a fonte de recurso correspondente e legalmente instituída a unidade executora Art. 14 - Além da observância das prioridades fixadas nos termos do art. 2º desta Lei, a Lei do Orçamento Anual somente incluirá novos projetos se: I - tiverem sido adequadamente atendidos todos os que estiverem em andamento; II - estiverem em consonância com o Plano Plurianual de Ação Governamental; III - apresentarem viabilidade técnica, econômica e financeira; IV - tiverem sido contempladas as despesas de conservação do patrimônio público.

Estrutura do texto do Projeto de Lei - Seção II: Das Diretrizes Específicas do Orçamento Participativo Art. 19 - O resultado da definição das prioridades de investimento de interesse social feito pelo Executivo em conjunto com a população deverá ser registrado no Projeto de Lei do Orçamento Anual para o exercício de 2012, sob a denominação de Orçamento Participativo. - Seção III: Da Execução e das Alterações da Lei do Orçamento Anual Art. 21 - A subvenção de recursos públicos para os setores público e privado, objetivando cobrir necessidades de pessoas físicas ou déficit de pessoas jurídicas, sem prejuízo do que dispõe o art. 26 da Lei Complementar Federal n° 101/00, será precedida de análise do plano de aplicação das metas de interesse social e a concessão priorizará os setores da sociedade civil que não tenham atendimento direto de serviços municipais.

Estrutura do texto do Projeto de Lei Capítulo V: Das Disposições Relativas às Despesas com Pessoal e com Encargos Sociais Capítulo VI: Das Disposições Sobre Alterações da Legislação Tributária Capítulo VII: Disposições Finais Art. 35 - Ao Projeto de Lei do Orçamento Anual não poderão ser apresentadas emendas com recursos insuficientes para a conclusão de uma etapa da obra ou para o cumprimento de parcela do contrato de entrega do bem ou do serviço

Lei de Diretrizes Orçamentárias Anexo I: Metas fiscais - Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais Relativas ao Ano Anterior; - Demonstrativo das Metas Anuais; - Evolução do Patrimônio Líquido do Município de Belo Horizonte - Período 2007/2009; - Avaliação da Situação Financeira e Atuarial; - Demonstrativo da Estimativa da Renúncia de Receita; - Demonstrativo da Estimativa da Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado; - Prioridades e Metas para 2012. Anexo II: Riscos fiscais - Avaliação dos passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

Parâmetros Econômicos 2011 2012 2013 2014 Crescimento Real do PIB 4,5% 5,0% 5,5% Inflação Fonte: cenário econômico projetado no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias da União para 2012.

METAS FISCAIS - 2012

RENÚNCIA DE RECEITA - 2012

Prioridades e Metas Físicas Por Área de resultado

Programa Sustentador Produto Unidade de Medida Meta prevista 2012 Saúde da Família Novas Equipes de Saúde da Família implantadas em Áreas de Risco Unidade 10 Novas Academias da Cidade implantadas 20 Melhoria do Atendimento Hospitalar Ampliação do número de leitos e qualificação do atendimento hospitalar 80 Contratualização de Metas de Realização de Cirurgias Eletivas nos Hospitais do SUS 16.700 Gestão e Regionalização da Saúde Implantação de Centros de Reabilitação – CREAB % de execução 100% Adequação e Ampliação dos Núcelos de Apoio à Saúde da Família – NASFs

Programa Sustentador Produto Unidade de Medida Meta prevista 2012 Expansão da Educação Infantil Escolas com Sistemas de Rede de Informática implantados Unidade 46 Expansão da Escola Integrada Participantes do Programa Escola Aberta 847.086 Alunos Beneficiados do Programa Escola em Férias 40.000 Melhoria da Qualidade da Educação Municipal Capacitação de professores 9.000 Implantação de Laboratórios de Aprendizagem 35 Alunos atendidos com reforço escolar

Equipamento Instalado Programa Sustentador Produto Unidade de Medida Meta prevista 2012 Implantação do Corta Caminho Implantação da Via 710 % de execução 50% Conclusão das Avenidas Antônio Carlos e Pedro I Requalificação e manutenção do Corredor Av. Antônio Carlos Obra executada 1 Requalificação e manutenção do Corredor Av. Pedro I 80% Prioridade ao Transporte Coletivo Implantação de Corredor Rápido de Ônibus Pedro II/Catalão 57% Implantação de Corredor Rápido de Ônibus Cristiano Machado 100% Implantação de Corredor Rápido de Ônibus Antônio Carlos e Pedro I Gestão Inteligente do Transporte Urbano Expansão do Centro de Controle Operacional da BHTRANS Equipamento Instalado 7 Novos Terminais Rodoviários Implantação do Novo Terminal Rodoviário Unidade

Programa Sustentador Produto Unidade de Medida Meta prevista 2012 Vigilância Eletrônica Instalação de câmeras de videomonitoramento em Unidades de Ensino Unidade 30 Instalação de câmeras de videomonitoramento em Unidades de Saúde 20 Espaço Urbano Seguro Próprios Municipais atendidos com a presença fixa de Guardas Municipais 392

Programa Sustentador Produto Unidade de Medida Meta prevista 2012 Turismo em BH Implantação do Centro de Convenções Obra executada 1 Evento Realizado Unidade 5 Copa 2014 Ações de Apoio à Copa 2014

Programa Sustentador Produto Unidade de Medida Meta prevista 2012 BH Digital Instalação de Centros de Inclusão Digital Centro instalado 65 Instalação de áreas de HotSpot Área instalada 26 Desburocratização e Melhoria dos Serviços de Atendimento ao Cidadão Reestruturação dos Serviços de Atendimento ao Cidadão - SACs Regionais Unidade 2 Operação da Central de Atendimento Integrado Atendimentos 960.000

Programa Sustentador Produto Unidade de Medida Meta prevista 2012 Vila Viva Obras de produção de moradias da Vila São José % de execução 50 Famílias beneficiadas pelos Planos Globais Específicos Unidade 800 Realização de vistorias técnicas 3.600 Construção de Unidades Habitacionais diversas 1.272 Regularização de domicílios 12.459 Habitação Acompanhamento social das famílias do Programa FNHIS 330

Programa Sustentador Produto Unidade de Medida Meta prevista 2012 Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada Realização de Fóruns Regionais de Planejamento Unidade 9 Realização do OP Regional 1 Programa Sustentador Produto Unidade de Medida Meta prevista 2012 Recuperação Ambiental de BH Elaboração de Projetos de despoluição do Córrego Fazenda Velha Unidade 1 Estruturação Urbana Execução de Obras de Requalificação do Barro Preto, da Savassi e das calçadas do Hipercentro 3

Pessoa com Deficiência atendida Programa Sustentador Produto Unidade de Medida Meta prevista 2012 BH Cidadania e o SUAS – Sistema Único de Assistência Social Espaços BH Cidadania equipados Unidade 8 Implantação de Centros de Referência da Assistência Social – CRAS 7 Atendimento ao Idoso Atendimento nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) Idoso beneficiado 1.000 Grupo de Convivência para Idosos Idoso atendido 3.109 Direito de Todos Serviço de Abrigamento de Mulheres em Situação de Risco – Casa Abrigo Sempre Viva Mulher Abrigada 150 Atendimento a Pessoas com Deficiência no Serviço de Convivência e Inclusão Pessoa com Deficiência atendida 323 Qualificação, Profissionalização e Emprego Disponibilização de vagas para o Programa Municipal de Qualificação – diversos órgãos da PBH 36.602 Promoção do Esporte Implantação do Projeto Academia a céu Aberto Ampliação de núcleos do Programa Segundo Tempo Núcleo Implantado 25

Desenvolvimento Integrado da RMBH Programa Sustentador Produto Unidade de Medida Meta prevista 2012 Rede BH Cultural Obras de Implantação da Nova Sede do Arquivo Público % de execução 50% Obras de Qualificação de Unidades Culturais 30% Programa Sustentador Produto Unidade de Medida Meta prevista 2012 Desenvolvimento Integrado da RMBH Elaboração do Plano Diretor da RMBH Unidade 1