ELIENE G. MOREIRA PESTANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
Advertisements

Equipe responsável pela composição:
APRENDENDO GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM AS TECNOLOGIAS
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
Figuras e Sólidos Geométricos
5ª SÉRIE DO Ensino Fundamental
CALCULANDO E MONTANDO Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Expressão escrita matemática; Linguagem.
MODELANDO SÓLIDOS Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Expressão escrita matemática; Linguagem.
Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Diferentes modos de resolução; Expressão oral matemática; Leitura.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
Liliani Lecco Dettogni
CORPO HUMANO.
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Organização de Trabalhos no Word
Metodologia Dialética em sala de aula (Celso dos S. Vasconcellos)
Competência: Compreender as métricas de Software
Pentaminós e Planificação do Cubo
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Professora Simone Araujo Silva
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Percepção do Espaço Pela Criança
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Planificação da Superfície do Cilindro usando o Geometer´s Sketchpad
Educação Visual e Tecnológica
Professora : Iênes F Madeira Disciplina : Matemática
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Encontro Construindo o futuro com as TIC Évora, Julho 2006 Exploração de aplicações interactivas na aprendizagem da Matemática.
SILVANA BERBEL FERNANDES
Contadores de histórias
Perguntas de Modelação
Relatório aula prática
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Relatório aula prática
Conceitos e Procedimentos
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Tema:Geometria plana Projeto: sobre figuras planas e perímetro Professora: Lorení Turma: 6º ano Disciplina: Matemática O resultado foi bom os alunos desenvolveram.
Registro do jogo de TRILHA
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 7º ano
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 1ª Semana
INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
Actividades com o Tangram
PROFª Mara Lúcia Benincasa Pereira de Oliveira.
VI Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP – Região Norte (AC, RO, PA) Acre - Outubro/2012.
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
EMEF José Benigo Gomes. A dificuldade dos alunos compreenderem os conceitos geométricos, não relacionando a “teoria” com a “prática”.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Ensino Fundamental, 8º Ano
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Rita Delasir Maraya/ Mauro Eduardo de Souza Escola Municipal Ministro Marcos Freire.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem.
 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção.
Transcrição da apresentação:

ELIENE G. MOREIRA PESTANA ESPAÇO E FORMA ELIENE G. MOREIRA PESTANA

OBJETIVOS Identificar e nomear figuras geométricas, relacionando-as e aplicando-as em seu dia-a-dia.

INTRODUÇÃO É de fundamental importância relacionarmos assuntos vivenciados em sala de sala, com nosso dia a dia. Às vezes, os assuntos ficam de forma tão abstrata, que em momento algum são relacionados a sua realidade e cujo valor significativo e conceitual é de tamanha valia tanto quanto os cálculos. Espaço e forma é um destes assuntos em que a realidade está presente, de forma que quanto mais explorado for, mais enriquecidas ficarão as aulas, havendo maior compreensão sobre o assunto em estudo.

INTRODUÇÃO É de fundamental importância relacionarmos assuntos vividos em sala de sala, com nosso dia a dia. Às vezes, os assuntos ficam de forma tão abstrata, que em momento algum estes são relacionados a sua realidade, assuntos, cujo valor significativo e conceitual é de tamanha valia tão quanto apenas os cálculos. Espaço e forma é um destes assuntos em que a realidade está presente, de forma que quanto mais explorado for, mais enriquecidas ficarão as aulas, havendo portanto, maior compreensão sobre o assunto em estudo.

DESENVOLVIMENTO Solicitar aos alunos diversos objetos como caixas, embalagens diferentes, latas para ser iniciado o estudo sobre ESPAÇO E FORMA. Formar grupos de objetos que tenham a mesma forma, alguma característica semelhante, separar os que rolam dos que não rolam, questionar sempre estas características, fazendo as anotações necessárias sobre as observações feitas.  

DESENVOLVIMENTO Relacionar esses objetos a outros existentes em nosso dia a dia, explicando o nome de cada grupo; às partes que compõem cada objeto; explicar suas diferenças entre outros questionamentos, para compreenderem o conceito de volume. Usar técnicas de Origami, fazendo construções de sólidos geométricos, transformando-os em objetos úteis ao dia-a-dia do aluno; aproveitar o momento para fazer os cálculos do volume de alguns objetos construídos.

DESENVOLVIMENTO Selecionar as caixas e embalagens, abrindo-as exatamente nos locais em que foram coladas, fazendo planificações. Fazer questionamentos sobre o antes e o depois da planificação, observando o bidimensional e o tridimensional. Fazer um estudo sobre as figuras bidimensionais, estabelecendo diferenças, partes, nomenclaturas entre outros elementos.   Levar para sala objetos que dêem para fazer o cálculo de volume e em seguida transformação em litro.

DESENVOLVIMENTO Relacionar essas figuras ao nosso dia a dia, comparando-as a objetos e coisas existentes, fazendo questionamentos sobre tamanhos, para compreenderem o conceito de área. Começar o estudo sobre área por meio de plantas residenciais, assentamento de azulejos, anúncios de jornais e outras ferramentas. Fazer os cálculos necessários e construir mosaicos para melhor compreensão do assunto. Trabalhar os jogos Jugle, Pentaminó, para se obter conceitos de área e perímetro

DESENVOLVIMENTO Realizar no laboratório de informática algumas construções geométricas, plantas, desenhos, etc. Fazer exposição dos trabalhos dos alunos.

CONCLUSÃO Em Matemática, CONCEITOS são palavras chaves para a continuidade da compreensão e aprendizagem matemática. As atividades apresentadas dão oportunidade ao aluno de obter alguns conceitos de ordem concreta e abstrata sobre assuntos vivenciados no dia-a-dia.   Valorizar sempre que possível o concreto, sem deixar de fazer referência ao conceito abstrato. O futuro agradece, e o aluno também!

ELIENE G.M. PESTANA Vitória, 13/09/2003