ÉDNA MENDES KLEIN PIRES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nazaré Marta M. C. Lazarone
Advertisements

Unidades de Ensino da Microsoft
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Avaliando a alfabetização
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Edna Maria Barbosa Arrebola
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
Relato das Experiências
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Dislexia A palavra dislexia é derivada do grego "dis" (dificuldade) e "lexia" (linguagem). Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
alfabetização INTRODUÇÃO
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Teacher Marilisa Lichtenberg English
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Interpretando as Escrituras Sagradas
Relatório de Proposta de Projeto
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Ano 2 Unidade 1.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
SITUAÇÕES.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Etapas de uma sequência didática
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Projeto: “Colcha de Retalhos”
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

ÉDNA MENDES KLEIN PIRES PROJETO DE LEITURA ÉDNA MENDES KLEIN PIRES

OBJETIVOS Melhorar a capacidade de leitura e compreensão de diferentes textos; Ampliar as possibilidades de interpretação de textos; Desenvolver o gosto pela leitura.

INTRODUÇÃO Ao longo do ano, percebemos que a principal dificuldade de aprendizagem apresentada pelos alunos de 5ª à 7ª série do turno matutino está concentrada na questão da leitura e na falta de compreensão daquilo que se lê. Cagliari (1993), escrevendo acerca da leitura, diz que:  “A atividade principal desenvolvida pela escola para a formação dos alunos é a leitura. O melhor que a escola pode oferecer aos alunos deve estar voltado para a leitura” (p. 148) “[...] a escola precisa ensinar os alunos a ler e a entender não só as palavras. “Tudo o que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e depende dela para se manter e se desenvolver. A leitura é a realização do objetivo da escrita. Quem escreve, escreve para ser lido. O objetivo da escrita, como já disse inúmeras vezes, é a leitura” (p. 149). Por tudo o que foi exposto, entendemos que o investimento na melhoria do nível de leitura dos alunos deverá ser nosso principal objetivo.

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE LEITURA DESENVOLVIMENTO A 1ª fase deste projeto consistiu na conscientização das dificuldades dos alunos e em nossa responsabilidade, enquanto educadores, de investirmos na melhoria de seu nível de leitura e interpretação. Já nessa fase, os alunos deverão ser divididos em grupos diferentes de acordo com sua capacidade de leitura. 2ª fase: Consistiu na “avaliação da capacidade de leitura” de todos os alunos matriculados e freqüentando regularmente as cinco turmas de 5ª à 7ª série do turno matutino.     AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE LEITURA Nome: Série: Data: / / 1-[ ] Identifica letras. 2-[ ] Reconhece algumas sílabas simples. 3-[ ] Omite ou troca letras/ sons/ palavras, lendo com dificuldade. 4-[ ] Pronuncia corretamente as palavras sem entonação adequada. 5-[ ] Lê com pronúncia e entonação adequadas. 6-[ ] Demonstra compreensão do que leu.

CONCLUSÃO Acreditamos que os alunos terão maior prazer na realização da leitura, desenvolverão outras formas de expressão além da escrita (como a oralidade, expressão corporal, plástica...) e aprenderão a se organizar e a trabalhar em grupo. Os alunos serão estimulados a desenvolver sua capacidade de leitura de modo a superar suas dificuldades, tendo como meta final que todos consigam compreender o que lêem. Esperamos que os resultados apareçam em todas as atividades propostas pelos professores em suas disciplinas regulares e que tenhamos alunos motivados, confiantes e seguros na tarefa de aprender.