Edna Maria Barbosa Arrebola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
Nazaré Marta M. C. Lazarone
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Porque ensinar Ciências na Escola?
Formação em ação Segundo Semestre..
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Municipal Prof. Antonio Lopes Lins Prof
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Área do conhecimento: Biologia
Plano de Trabalho Docente
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
PAINEL DAS PRÁTICAS NAS BIBLIOTECAS
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
A Difícil Arte de Ensinar
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ 20/08/2013 “Leituras que inspiram descobertas”
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
PROJETO Navegando na Leitura
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Curso de Especialização em Mídias na Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Relatório de Proposta de Projeto
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
SILVANA BERBEL FERNANDES
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Psicologia da Educação
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Planejamento da Rotina Semanal
LIVRO TRAILER. Quem gosta de ler não pode deixar de assistir às animações de literatura, produzidas com base nos livros disponíveis nas escolas.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
N OVA A LVORADA DO S UL. E SCOLA E STADUAL A NTONIO C OELHO. P ROGETEC : A DAM F. DA S. S OUZA.
Proposta de atividade, esboço inicial
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Elementos do plano de aula
PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
ESCOLA MUNICIPAL PONTE DA AMIZADE
Transcrição da apresentação:

Edna Maria Barbosa Arrebola Desafio à Leitura Edna Maria Barbosa Arrebola

Objetivos Objetivo: levar os educadores e educandos à reflexão sobre a importância da leitura e despertar o interesse pela Literatura, utilizando a criatividade, recursos didáticos, materiais e humanos que contribuam para o crescimento do processo ensino-aprendizagem e dos valores humanos.

Introdução A leitura nos faz pensar, dar sentido e dominar a riqueza que um texto pode transmitir. Ensinar a ler e desenvolver o gosto pelos textos literários é um grande desafio, e porque não dizer, a maior tarefa do professor e da escola como um todo.

Metodologia O projeto será desenvolvido, a princípio, a partir de aulas expositivas, onde se investigará o conhecimento dos alunos acerca dos diversos textos literários existentes Em seguida serão orientados para os procedimentos necessários quanto à realização das pesquisas , leituras, e as demais atividades constantes do projeto.

Introdução - continuação É preciso oportunizar o contato com os livros para que os alunos estejam refletindo e discutindo os problemas que apresentam e ainda possibilitar a pesquisa, criação e recriação, atribuindo à literatura sua verdadeira função social.

Metodologia O projeto será desenvolvido, à princípio, a partir de aulas expositivas, onde se investigará o conhecimento dos alunos acerca dos diversos textos literários existentes Em seguida serão orientados para os procedimentos necessários quanto à realização das pesquisas , leituras, e as demais atividades constantes do projeto.

Metodologia -continuação Para tanto, visitarão a biblioteca e sala de informática, assistirão aos vídeos que orientarão nas apresentações dos trabalhos orais e escritos, exposições, dramatizações de histórias, criação de músicas, confecção de fantoches e produções de livros.

Conclusão Sabe-se que despertar o interesse pelos livros numa sociedade em que a cada dia a influência da televisão é crescente, não é tarefa fácil. Assim sendo, devemos fazer desta uma aliada para os objetivos que pretendemos alcançar.

Conclusão - continuação Cabe então à escola estar permanentemente utilizando os programas transmitidos por este meio de comunicação, a fim de motivar os alunos e fazer com que estes compreendam, que, grande parte das atrações exibidas, são extraídas das obras literárias produzidas em diferentes épocas.