NÃO PODENDO SER UTILIZADOS EM PARTES. Na cidade de São Paulo, 11 de março de 2006 ENCONTRO TEMÁTICO REGIONALIZADO EXPOENTE TRAJETÓRIAS E TEMPOS EM EDUCAÇÃO SEGUEM OS SLIDES QUE, QUANDO UTILIZADOS, DEVEM SER SALVOS OS CRÉDITOS PARA O AUTOR, NÃO PODENDO SER UTILIZADOS EM PARTES.
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO: UM DESAFIO NO DIA-A-DIA NA ESCOLA
O PENSAR AO CONHECIMENTO Conferência em continuidade do livro: O PENSAMENTO PARECE UMA COISA À-TOA... CAMINHOS QUE LEVAM O PENSAR AO CONHECIMENTO DE:
PAULO AFONSO CARUSO RONCA Prof. Dr. em Psicologia Educacional pela UNICAMP e escritor. pronca@esplan.com.br
Onde mora o conhecimento?
O que vocês observam no discurso dos jovens?
ou Têm conhecimentos? Têm informações? Uma questão inicial: Aquelas crianças falando... falando... Têm conhecimentos? ou Têm informações?
Para que serve o seu discurso? Que dimensões e funções tem?
1º) Função econômica 2º) Função existencial 3º) Função social 4º) Função política 5º) Exercício de poder
Há algo que acontece com eles e com o seu discurso.
Falam muito, entendem menos. Há mais texto do que contexto. Há um “fazer” que se sobrepõe à “mobilidade do pensar”.
Estão Longe da compreensão e com Pouca consistência
Possíveis Compreensão e Consistência Há preconceitos no eslaide anterior: Compreensão e Consistência Possíveis
Onde mora o conhecimento?
pensar Mora na possibilidade de nos debruçarmos sobre o “objeto” do conhecimento e... pensar
O pensamento parece uma coisa à-toa... ...mas como é que a gente voa quando começa a pensar !
O pensamento é uma A Ç Ã O
O Pensamento: 1 – Um presente da Natureza (herança genética) 2 – A grande conquista do humano: ( uma construção)
3 – Uma construção individual (a Teoria dos Presentes) 4 – Uma construção coletiva (o Pensamento é um produto coletivo)
O Humano é um ser criador !! Ele cria o andar Ele cria o correr Ele cria a linguagem Ele cria o pensamento
A CRIANÇA CONSTRÓI O CONHECIMENTO, SOZINHA, PELA EXPERIÊNCIA, COM A MINHA AJUDA!
AS HABILIDADES OPERATÓRIAS DO PENSAMENTO:
Função geradora E o que é PENSAR? CLASSIFICAR ANALISAR COMPARAR SERIAR EXPLICAR RESUMIR JUSTIFICAR COMENTAR CRITICAR ORDENAR INTERPRETAR CONCLUIR HIPOTETIZAR SELECIONAR ARGUMENTAR Função geradora EXPLICAR
“ Um aluno pode reter importantes informações ou manejar com perfeição modernos computadores; pode ter excelente redação, fazer com rapidez cálculos e passar nos vestibulares. Todavia, se não tiver desenvolvido o espírito de cidadania, será aluno incompleto, fruto de trabalho incompleto.” in: O pensamento parece uma coisa à-toa...