NÃO PODENDO SER UTILIZADOS EM PARTES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de caso DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Advertisements

Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Biblioteca Escolar E.B.1 nº4 de Loulé
1º encontro de formação – 23/03/2010
PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA
FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo,
Letramento: um tema em três gêneros
Matemática para todos Educação Básica
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
Mobilizando o operatório
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Problematizando os relatos pessoais:
Como transformar informações em conhecimento
Autor: Juan Delval Editora Papirus
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
O que significa afetividade/ afeto?...
A leitura literária e a condição humana
Prof. Everton da Silva Correa
Santiago Alves de Siqueira
Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
OS TRÊS PORQUINHOS.
Parâmetros Curriculares Nacionais
A importância do Empreendedorismo na vida pessoal e profissional!
Currículo por Competências e Habilidades.
QUEM SOU EU?.
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professora Suraia Rahmé
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Quantitativo-Qualitativo:
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
III Encontro de Boas Práticas
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Rodas de leitura, conversando sobre livros
A Filosofia no ensino médio: algumas questões
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme

VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
Redação para UNICAMP CASDVest 2014.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
O normal e o patológico Émile Durkheim.
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
Softwares Educacionais – Cód
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
Conscientização sobre a importância do SARESP
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

NÃO PODENDO SER UTILIZADOS EM PARTES. Na cidade de São Paulo, 11 de março de 2006 ENCONTRO TEMÁTICO REGIONALIZADO EXPOENTE TRAJETÓRIAS E TEMPOS EM EDUCAÇÃO SEGUEM OS SLIDES QUE, QUANDO UTILIZADOS, DEVEM SER SALVOS OS CRÉDITOS PARA O AUTOR, NÃO PODENDO SER UTILIZADOS EM PARTES.

A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO: UM DESAFIO NO DIA-A-DIA NA ESCOLA

O PENSAR AO CONHECIMENTO Conferência em continuidade do livro: O PENSAMENTO PARECE UMA COISA À-TOA... CAMINHOS QUE LEVAM O PENSAR AO CONHECIMENTO DE:

PAULO AFONSO CARUSO RONCA Prof. Dr. em Psicologia Educacional pela UNICAMP e escritor. pronca@esplan.com.br

Onde mora o conhecimento?

O que vocês observam no discurso dos jovens?

ou Têm conhecimentos? Têm informações? Uma questão inicial: Aquelas crianças falando... falando... Têm conhecimentos? ou Têm informações?

Para que serve o seu discurso? Que dimensões e funções tem?

1º) Função econômica 2º) Função existencial 3º) Função social 4º) Função política 5º) Exercício de poder

Há algo que acontece com eles e com o seu discurso.

Falam muito, entendem menos. Há mais texto do que contexto. Há um “fazer” que se sobrepõe à “mobilidade do pensar”.

Estão Longe da compreensão e com Pouca consistência

Possíveis Compreensão e Consistência Há preconceitos no eslaide anterior: Compreensão e Consistência Possíveis

Onde mora o conhecimento?

pensar Mora na possibilidade de nos debruçarmos sobre o “objeto” do conhecimento e... pensar

O pensamento parece uma coisa à-toa... ...mas como é que a gente voa quando começa a pensar !

O pensamento é uma A Ç Ã O

O Pensamento: 1 – Um presente da Natureza (herança genética) 2 – A grande conquista do humano: ( uma construção)

3 – Uma construção individual (a Teoria dos Presentes) 4 – Uma construção coletiva (o Pensamento é um produto coletivo)

O Humano é um ser criador !! Ele cria o andar Ele cria o correr Ele cria a linguagem Ele cria o pensamento

A CRIANÇA CONSTRÓI O CONHECIMENTO, SOZINHA, PELA EXPERIÊNCIA, COM A MINHA AJUDA!

AS HABILIDADES OPERATÓRIAS DO PENSAMENTO:

Função geradora E o que é PENSAR? CLASSIFICAR ANALISAR COMPARAR SERIAR EXPLICAR RESUMIR JUSTIFICAR COMENTAR CRITICAR ORDENAR INTERPRETAR CONCLUIR HIPOTETIZAR SELECIONAR ARGUMENTAR Função geradora EXPLICAR

“ Um aluno pode reter importantes informações ou manejar com perfeição modernos computadores; pode ter excelente redação, fazer com rapidez cálculos e passar nos vestibulares. Todavia, se não tiver desenvolvido o espírito de cidadania, será aluno incompleto, fruto de trabalho incompleto.” in: O pensamento parece uma coisa à-toa...