ABORDAGEM SISTÊMICA SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS E GESTÃO DE CONVÊNIOS Manaus/AM2013 AULA 5.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Advertisements

O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
MESA 3 PAPEL DO CONSELHO DE SAÚDE APÓS A LEI COMPLEMENTAR Nº141/12
DEFES melhorando a gestão e os resultados.
ÓRGÃOS CELEBRANTES: CONTROLES INTERNOS DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL – ATRAVÉS DO CONACI ÓRGÃO REPASSADOR: BANCO MUNDIAL. GRUPO DE TRABALHO: AL, DF,
O TRABALHO CIENTÍFICO - Mestrado Adaptado de: Carlos Cziulik, Ph
Programa Algar Educa “Educação Integral”
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Planejar é preciso, viver não é preciso.
Elaboração de Projetos Culturais
Planejamento Estratégico
COORDENAÇÃO DE ANÁLISE DO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO
Metodologia Breve para arquitetos, estudantes, engenheiros e clientes
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Presidente do RCT de Guiratinga – Gestão 2004/2005 Gestão 2010/2011 Diretor de Relações Públicas do RCT de Guiratinga e Secretário Distrital. Gestão 2011/2012.
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
Gestão de Projetos.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Gerenciamento da Integração
IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE MARKETING: O que é e como fazer?
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Estudando com Profª Simony
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
SABE QUEM PODE SER UM EXCELENTE EMBAIXADOR DE UMA MARCA? TODOS QUE JÁ TIVERAM UM PROBLEMA COM A EMPRESA E A QUESTÃO FOI RESOLVIDA DE FORMA RÁPIDA E EFICIENTE.
Sitema de Gestão de Convênios do Governo Estadual: Sistema e Fluxo das Informações Marcelo Inocencio Pereira Contador da Fazenda Estadual
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Fusion ECM Suite Case – Fluxo de Cotações
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
ABORDAGEM SISTÊMICA SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS E GESTÃO DE CONVÊNIOS Manaus/AM 2013.
Fórum Nacional de Educação
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Gabriel Bastos Machado
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
AUDITORIA EM CONVÊNIOS
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL SISTEMA DE GESTÃO DE CONVÊNIOS.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
Célia Cruz | Renata Brunetti
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
II WEBINÁRIO FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS: BRAINSTORMING & 5W4H Léia Neri
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
EXIGE: Planejamento Transparência Controle RESPONSABILIZAÇÃO.
O que é PROJETO EXECUTIVO
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
FUNDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. É um meio de realização do ECA; É uma das diretrizes da política de atendimento ( ECA - 88 ); É um incentivo.
Administrador Público – CRA/DF
Principais Irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas do Estado na fiscalização do FUNDEB Palestrante: Diretora de Controle Externo do TCE Dilce.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Vilmar Barros Miranda Auditor.
Transcrição da apresentação:

ABORDAGEM SISTÊMICA SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS E GESTÃO DE CONVÊNIOS Manaus/AM2013 AULA 5

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSIMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – INADIMPLÊNCIA – PROJETOS MAL ELABORADOS – PREÇOS ABUSIVOS – NÃO CUMPRIMENTO DAS AÇÕES PROPOSTAS – CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO FORA DA REALIDADE – DEPÓSITO DA CONTRAPARTIDA (?) – NÃO CUMPRIMENTO DAS DILIGÊNCIAS – NÃO CUMPRIMENTO DAS DILIGÊNCIAS (PARECERES E NOTAS TÉCNICAS)

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSIMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – INADIMPLÊNCIA Entrou na língua portuguesa em 1958 e significa “aquele que falta ao cumprimento de suas obrigações jurídicas no prazo estipulado”. Dicionário Houaiss

IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSIMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – INADIMPLÊNCIA

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSIMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – PROJETOS MAL ELABORADOS ELABORAR UM PROJETO SOLUÇÃO DE PROBLEMAS IDEIAS AÇÕES

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSIMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – PROJETOS MAL ELABORADOS O QUÊ? O que, EFETIVAMENTE, queremos fazer? POR QUÊ? Por que este projeto é necessário? Quais problemas serão resolvidos a partir da execução deste projeto? COMO? Como é possível realizar as ações previstas na proposta? Quais os recursos necessários? QUANDO? Quando as ações serão realizadas? Lembre-se de estabelecer o período de cada etapa. ONDE? Onde as atividades previstas na proposta serão executadas? PARA QUÊ? Qual o objeto da proposta? Quais os objetivos das ações e atividades relacionadas na proposta? PARA QUEM? Quem está envolvido? Quais os participantes? Quem será responsável pela elaboração/ execução/ aquisição/ monitoramento/ avaliação? QUANTO? Quanto custará o projeto? Qual a contrapartida da organização?

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSIMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – PROJETOS MAL ELABORADOS IMPORTANTE:

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSIMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – PROJETOS MAL ELABORADOS ETAPAO QUE FAZER?PARA DEFINIR… 1 DEFINIÇÃO DO PROJETO O que queremos fazer? 2 ELABORAÇÃO DO PROJETO Como vamos agir? Quais as metas? Quais as etapas? Quais os prazos? 3 ANDAMENTO DO PROJETO Como vamos avaliar, tirar conclusões e disseminar resultados? 4 ELABORAR ORÇAMENTO Quanto vai custar o projeto? Quem pode ser fornecedor?

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – PROJETOS MAL ELABORADOS Por que executar o projeto? Por que ele deve ser aprovado e implementado? Qual a importância desse problema/ questão para a organização? Existem outros projetos semelhantes sendo desenvolvidos na organização? Qual é a possível relação e atividades semelhantes ou complementares entre eles e o projeto proposto? Quais são os benefícios a serem alcançados pelas áreas/ setores/ departamentos em que o projeto será implementado e os resultados para a organização?

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSIMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – PREÇOS ABUSIVOS

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSIMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – NÃO CUMPRIMENTO DAS AÇÕES PROPOSTAS

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSIMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO FORA DA REALIDADE

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSIMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – DEPÓSITO DA CONTRAPARTIDA (?)

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais IMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSIMPASSES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – NÃO CUMPRIMENTO DAS DILIGÊNCIAS – NÃO CUMPRIMENTO DAS DILIGÊNCIAS (PARECERES E NOTAS TÉCNICAS)

Em grupos de 5 (ou mais) pessoas, relacione 3 FATORES que podem facilitar a execução de convênios.

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais POSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSPOSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – PROGRAMAS FEDERAIS – USO DE TECNOLOGIAS – INFORMAÇÃO ATUALIZADA – NETWORKING – EQUIPE CAPACITADA – COMPROMETIMENTO DO GESTOR – ADIMPLÊNCIA DO MUNICÍPIO – PROJETOS BEM ELABORADOS – RELATÓRIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS APROVADOS

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais POSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSPOSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – PROGRAMAS FEDERAIS

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais POSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSPOSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – USO DE TECNOLOGIAS

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais POSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSPOSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – USO DE TECNOLOGIAS

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais POSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSPOSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – INFORMAÇÃO ATUALIZADA

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais POSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSPOSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – NETWORKING

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais POSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSPOSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – NETWORKING

Em grupos de 5 (ou mais) pessoas, relacione 3 VANTAGENS e 3 DESVANTAGENS do uso das redes sociais.

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais POSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSPOSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – EQUIPE CAPACITADA

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais POSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSPOSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – COMPROMETIMENTO DO GESTOR

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais POSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSPOSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – ADIMPLÊNCIA DO MUNICÍPIO

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais POSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSPOSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – PROJETOS BEM ELABORADOS

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais POSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSPOSSIBILIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS – RELATÓRIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS APROVADOS

MÓDULO 5 – EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS – ORIENTAÇÕES GERAIS 5.1 Impasses e possibilidades na execução de convênios federais 5.2 Prestação de contas – noções básicas e cuidados essenciais PRESTAÇÃO DE CONTASPRESTAÇÃO DE CONTAS – RELATÓRIOS ATUALIZADOS – DOCUMENTAÇÃO ORGANIZADA – CONHECIMENTO DA LEGISLAÇÃO – CUMPRIMENTO DE AÇÕES E PRAZOS – EQUIPE MOTIVADA E CAPACITADA – VONTADE DE FAZER

Léia Neri Fone: / Facebook: Léia Neri Website: Fone: / Facebook: Léia Neri Website: