Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde – Sistema Único de Saúde e Políticas Públicas para a Mulher
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Secretaria de Assistência Social Município de Toledo Paraná
MICRO REGIÃO MICRO REGIÃO SÃO QUIRINO. HISTÓRICO As primeiras reuniões da micro região São Quirino aconteceram a partir de setembro de 2001 com a participação.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
A PRIMEIRA INFÃNCIA NA AGENDA DO UNICEF BRASIL
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Rede de Solidariedade Coelhos, Coque/Joana Bezerra
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Plano de Reordenamento e seus desafios. DATAS IMPORTANTES 2006: Publicação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária – referência política,
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Saúde Integral da Criança
Fundado em Maio de 2004 INSTITUTO ARCOR BRASIL Compartilhando o desafio de crescer.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
“Podem as empresas sustentáveis
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERESINA
IV Encontro de Saúde Mental reúne profissionais para debater o atendimento Possibilitar que profissionais das áreas da saúde, da assistência social, da.
“REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE FALTAS DE ALUNOS À ESCOLA ” Diretoria de Ensino da Região de São Bernardo.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Planejando a Próxima Década
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA - Campinas / SP Seminário Pró-Convivência Familiar e Comunitária Políticas Sociais: as.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Centro de Referência de Assistência Social
REUNIÕES REGIONAIS.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
CRIAÇÃO DO NASF.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
O papel pedagógico do órgão gestor
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Intersetorial Micro Área Sousas

A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar um projeto conjunto.

A partir do final de 2004, a articulação da rede de atendimento fez com que as discussões fossem sistematizadas e desde então esta intersetorial tem ganhado forças e se constituído enquanto fórum de peso na região Leste.

O Centro de Saúde Sousas participa também da Intersetorial da Micro Área da Vila Brandina, em função da divisão territorial pelo Distrito de Assistência Social Leste (DAS).

Instituições integrantes: CECOIA APAS Casa da Criança de Sousas Creche Gustavo Marcondes NAECA Centro de Saúde Sousas Centro de Saúde Joaquim Egídio Escola Estadual Couto de Barros

Casa de Cultura de Sousas Biblioteca Municipal de Sousas Escola Estadual Barreto Leme Escola Estadual Tomás Alves Centro de Convivência Cândido Ferreira DAS Leste Praça de Esportes de Sousas

Objetivos: Articular os diversos segmentos existentes no território a fim de otimizar o atendimento e facilitar o acesso da população aos serviços disponíveis. Discutir e desenvolver estratégias de ações conjuntas com objetivos comuns.

Estabelecer parcerias que possam contribuir com o desenvolvimento e promoção da qualidade de vida das famílias. Acompanhar de forma conjunta e discutir ações para as famílias em situações de grande vulnerabilidade.

Ações desenvolvidas: Encontros mensais para a discussão das dificuldades da região e elaboração de proposta: (Grupo Rede) Ceamo, Crami, Craisa, SOS Mulher, Vara da infância s/n Divulgação das atividades desenvolvidas em cada instituição para toda a rede de atendimento. Encontros mensais para discussão de casos e encaminhamento de intervenções conjuntas com o Conselho Tutelar (Grupo Redinha).

Dificuldades: Falta de diretrizes e políticas públicas que determinem a participação conjunta das Secretarias do Município. Atividades não disponíveis para adolescentes na faixa de 13 a 17 anos.

Desafios: Mobilizar a população da região para a participação nas atividades desenvolvidas. Co-responsabilização de todos os parceiros. Estabelecer parcerias com as grandes empresas da região (Empresa Arcor- Sousas).

Essa participação coletiva rendeu frutos..... Cecóia- participou da 1ª. Edição do Projeto Arcor em 2006 – Projeto Parcerias. Em 2007 o C.S.Sousas inicia a participação na 2ª. Edição do Projeto Arcor (Coordenadora, Enfermeira, Psicóloga, Agente Comunitária, Apoio Distrito Leste). Projeto com financiamento durante 18 meses para desenvolvimento das ações. Participação fundamental de escolas públicas. Foco: Crianças, adolescentes e família. Desenvolver ações de Educação em Saúde (DST/Aids e Gravidez na Adolescência, FM, Dengue e Educação Ambiental). Compartilhado com o Conselho Local.

Projeto Construindo Alianças com Novas Parcerias. Conexão com a Declaração do Milênio, aprovada pelas Nações Unidas em setembro de 2000, assinada no Brasil, com 191 países membros da ONU, compromisso com a sustentabilidade do planeta. São 8 macro-objetivos a serem atingidos até o ano de Este projeto também se propõe a contribuir com esse compromisso trabalhando as seguintes metas: Meta 2- Atingir O Ensino Básico Universal. Meta 6- Combater a Aids/HIV, a Malária e outras doenças. Meta 7- Garantir a sustentabilidade ambiental. Meta 8- Todos pelo desenvolvimento.

MUITO OBRIGAD O!