IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP

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Transcrição da apresentação:

IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP A FORMAÇÃO CONTINUDA DE PROFESSORES: problemas e perspectivas Maria Isabel de Almeida FEUSP / GEPEFE mialmei@usp.br

FORMAR PROFESSORES PARA QUAL ESCOLA?

Para a escola empresa, prestadora de serviço? Para a escola instituição?

a ESCOLA INSTITUIÇÃO baseia-se em princípios: Propiciar às novas gerações os conhecimentos para assegurar seu futuro e o futuro do mundo Formar para a democracia e a solidariedade Formar para a integração, emancipação e promoção da dimensão humana Fomentar a liberdade de opinião e crença Combater a violência, a segregação, o preconceito, a dominação

Para ensinar bem nessa escola o professor para precisa ser um profissional que: Domine com segurança os conteúdos do ensino e as condições para o ensino Conhece o patrimônio pedagógico e é capaz de extrair deles as possíveis conseqüências para o ensino

A PROFISSÃO DE PROFESSOR Requer conhecimentos específicos (objetivos e subjetivos) Pressupõe um projeto político-social Necessita de espaço / condições para a tomada de decisões  PROFESSOR: é o que executa é o que toma decisões

Características da formação do professor Inicial cursos Formação Continuada reuniões encontros trocas oficinas palestras

O que entendemos por formação contínua É o conjunto de atividades desenvolvidas pelos professores em exercício com objetivo formativo, realizadas individualmente ou em grupo, visando tanto o desenvolvimento pessoal como o profissional, na direção de nos prepararmos para a realização de nossas atuais atividades ou de outras novas que se coloquem.

Políticas de formação continuada nacional estadual municipal institucional

Multiplas possibilidades para a formação continuada realizada na escola realizada pela universidade realizada no modelo de educação a distância realizada por museus e centros culturais realizada por ONGs, sindicatos e outros organismos sociais

Critérios para enfrentar as dificuldades de escolha Contribuir para o desenvolvimento de uma escola includente e democrática estar voltada para as reais necessida-des vividas no dia-a-dia do trabalho dos professores estar inserida num processo permanen-te de formação profissional e articulada com o projeto pedagógico da escola

Critérios para enfrentar as dificuldades de escolha contribuir para fortalecer o professor como sujeito de sua formação e de sua atuação considerar a importância das condi-ções em que os professores exercem suas funções (gestão e funcionamento da escola, carreira, contrato, jornada de trabalho, salário, etc)

Muito Obrigada