Educação Pública: perspectivas para Mato Grosso Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Pública O que entendemos por perspectiva?
Perspectiva Latim: PERSPECTIVUS (perspecto + perspício) Perspecto = olhar até o fim, examinar atentamente Perspício = olhar através, ver bem, olhar atentamente, reconhecer claramente Dicionários de filosofia :“Uma antecipação qualquer do futuro: projeto, esperança, ideal, ilusão, utopia. Dicionário Aurélio: “Arte de representar os objetos sobre um plano tais como se apresentam à vista” Perspectiva = ENFOQUE, POSSIBILIDADE Vamos falar de perspectiva como esperança no futuro
Universidade Pública O que entendemos por Educação Pública? Qual origem? Dever de quem? Pacto Político
Educação Pública e o Ensino Superior Universidade Pública Acesso à universidade Expansão universitária Educação a distância Formação de professores Articulação com a Educação Básica Qualidade
Universidade Pública O contexto brasileiro que influencia a Educação Pública
Mudança no perfil e localização da população Natalidade declinante e envelhecimento Melhora ambiente socioeconômico: salário mínimo, taxa de desemprego, gasto social PIB, pobreza (diminuiu), criação de empregos formais, aumento da renda do trabalho Re-estruturação
Sudeste Centro-Oeste Norte Nordeste
Novo conceito de desenvolvimento (FIB)Novo paradigma tecnológico Quebra da onda neo liberalNova geopolítica (mundo mais multi-polar)Novo padrão energético (crise do petróleo)Novo padrão de consumo“Novas” relações do trabalho Emergência de Novo Paradigma: Crises
Mudança Fundamental
Baixa escolaridade da maioria da população: baixo IDEB, baixo gasto com a educação Sistema de C & T ainda em formação, com baixo crescimento do investimento Sistema tributário Insuficiência consciência ambientalProblemas
Desafios e compromissos sociais da Educação Superior Pública em Mato Grosso Compromisso com a Educação Básica (formação inicial e continuada) Compromisso com a formação de recursos humanos para o país Compromisso com a pesquisa e extensão Compromisso com a inovação para as empresas
Universidade Pública Formação de professores e a Articulação com a Educação Básica
Perspectiva para Educação Pública em Mato Grosso A Intensificação da articulação da Educação Básica e o Ensino Superior UFMT Educação Básica
“A qualidade do ensino depende da qualidade dos professores” (Ministro Fernando Haddad, 2008) Ao comentar dados relativos a função docente na Educação Básica divulgados pelo INEP
Desarticulação entre disciplinas de conteúdos específicos e as de conteúdo pedagógico; Pouca articulação entre as realidades da universidade e da escola. Alguns velhos problemas na formação inicial de professores
A pesquisa na área de Educação aponta que, geralmente, os professores têm sido mal preparados para analisar e enfrentar a realidade escolar, a complexidade e a singularidade do fazer docente.
O rompimento com o modelo que prioriza a teoria em detrimento da prática (Racionalidade Técnica) NÃO PODE significar um currículo de formação profissional que supervaloriza a prática em detrimento da formação teórica. IMPORTANTE
Que professores queremos formar? Vivenciamos atualmente um processo mundializado de REFORMAS CURRICULARES que atinge todos os níveis de formação. Neste contexto é importante nos posicionarmos frente às seguintes interrogações: Trabalharemos na perspectiva da mudança ou na perspectiva da continuidade e/ou re- acomodação dos modelos vigentes de formação de professores?
NÃO é suficiente para alocá-los no espaço próprio da educação escolar A formação inicial de docentes NÃO é suficiente para alocá-los no espaço próprio da educação escolar, suprindo a Educação Básica com profissionais qualificados. exercício profissional Essa distorção entre formação e exercício profissional põe em questão o papel social que tal formação está a cumprir.
Universidade Educação Básica O que garante a articulação entre a Universidade e a Educação Básica na perspectiva de cumprir esse papel social?
Educação Básica Extensão Ensino Pesquisa UFMTCULTURA
-Pesquisa – investigações nos programas de pós-graduação / pesquisas oriundas das áreas de ensino das licenciaturas -Ensino – estágio supervisionado, UAB/PARFOR/NEAD, CURSO LCNM, APOSTILAMENTO DE ESPANHOL etc. -Extensão: Projeto Canoa, SemiPEQ, dentre vários outros UFMT
Programas Institucionais: PIBID, Prodocência (envolvimento dos docentes das licenciaturas com a escola), Novos Talentos, Escola Ativa, Tutoria, Monitoria FORUM Estadual de Educação ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BASICA BOLETIM DAS LICENCIATURAS Programa Nacional de Educação
VOCAÇÃO VOCAÇÃO – desde a sua criação em 1970, a UFMT tem como uma das suas principais políticas a FORMAÇÃO DE PROFESSORES. OUSADIA OUSADIA – proposição de formatos diferenciados de licenciatura. COOPERAÇÃO, CONFIANÇA e HARMONIA – relacionamento com secretarias de educação. PESQUISA PESQUISA - na área de Formação Docente para a Educação Básica/Mestrado Profissionalizante (tendência) ARTICULAÇÃO DE GRUPOS ARTICULAÇÃO DE GRUPOS – entre professores das licenciaturas. UFMT
Necessidade de uma mudança na formação de professores no século XXI Avanços no século XX crítica à racionalidade técnico-formativa análise dos modelos de formação; Crítica à organização da formação de cima para baixo Análise das modalidades que provocam maior ou menor mudança Formação próxima às instituições educativas Maior teorização sobre o tema
Não podemos negar que os contextos sociais e educativos que condicionam todo ato social e, portanto, a formação, mudaram muito.
Reconhecemos uma falta de limites das funções do trabalho docente, dos quais se exige resolver os problemas derivados do contexto social
A EDUCAÇÃO CHEGOU AO TOPO Educação
críticas sociais O aumento de solicitações e competências no campo da educação com a consequente intensificação do trabalho docente (fazemos muitas coisas e, por vezes, muito mal feitas), colocando a educação no topo das críticas sociais.
As críticas sobre a educação pública são muitas, mas não podemos negar que existe um sistema em funcionamento, formando e informando a parcela mais numerosa e menos privilegiada da sociedade, gerando substanciais impactos em termos de acúmulo de conhecimentos e inserção no contexto social e produtivo, sem notadamente receber da grande mídia os necessários registros de positivação do processo educacional público. (Pesquisador Elias Barbosa)
Obrigada! Profa. Irene Cristina de Mello Univesidade Federal de Mato Grosso