Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá-Tecnópolis Indagações e Perplexidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Advertisements

COMO ATRAIR E MANTER CLIENTES NO SETOR VIDREIRO
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Administração por Objetivos (APO)
Rede de Casas Lotéricas
Financiadora de Estudos e Projetos
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
O Cérebro do Brasil na Internet APOIO:. Da Empresa Júnior direto para BrainWeb CONPEC ( ) Presidente Conselheiro Rede Brasil Jr ( ) Conselheiro.
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Vendendo sua idéia José Dornelas.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Seguir carreira publica seguir carreira em companhias privadas ou abrir sua própria empresa O que fazer ? br strategi 3.
Repensando a logística
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação: Escolhas Estratégicas
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
Prof. Dr. Osni Hoss Agrupamentos Representam uma necessidade de se interpretar a interdependência dos ativos intangíveis.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
QUEM É A INTELSOFT ? Atuando como provedora de soluções em informática desde 1990, a INTELSOFT SOLUÇÕES destaca-se pelo desenvolvimento de sistemas para.
Empreendedorismo _____________________________________________
Fostering Entrepreneurship
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
Aquele que assume riscos e cria algo novo
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Programa de Financiamento às Exportações
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos criada com o objetivo de fomentar o crescimento do investimento-anjo para apoio ao empreendedorismo.
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Lavratti.com Slide 1/9 Administração da Qualidade Correlatos da Qualidade Medidas de desempenho empresarial que estão ligadas à Qualidade: Preço Propaganda.
I Congresso Brasileiro de Empreendedorismo na Biologia (COBEBio)
Planejamento Estratégico
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Estratégia Organizacional
Gestão de Meios de Hospedagem
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Aula 01 Prof. Adriana M. Martins
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
ADMINISTRAÇÃO Revisão 1º bimestre 2009
“PROJETO GRUPOS VIAMAR E MAX MOTORS “NOVOS VENTOS NOVOS RUMOS”
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Competitividade e Inovação Influenciando o Crescimento Empresarial: a perspectiva dos empreendedores de empresas de base tecnológica Fernando Paiva IV.
MATRIZ BCG.
Técnicas de Empreendedorismo
GESTÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
Capital Intelectual (Goodwill)
Vendas e Serviços 7/8/2003 Miguel Monteiro
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
Universidade Corporativa Procenge
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Disciplina: Organização do Trabalho
Avaliação de empresas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP.
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.
Franqueador Franqueado Também chamado como “franchising” Sistema: Direito do uso de marca ou patente Produtos e serviços Direito do uso de tecnologia de.
Tema: Comportamento do Shopper (Comprador) no PDV
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional Projeto de Reabilitação do Sector Privado.
EMPREENDEDORISMO 1. Introdução CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo – conceção restrita Criação de uma organização inovadora (ou de um.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Objetivos e Instrumentos
E-relacionamento. Caso da Holiday Inn falhas podem custar caro Questão de EXPECTATIVA Há anos, realizou uma campanha denominada “Sem Surpresas”.Entretanto,
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá-Tecnópolis Indagações e Perplexidades

aceitei convite verbal preparei minha apresentação no final de semana na segunda-feira recebi o programa detalhado, especificando o tema da mesa redonda Inseri alguns slides, mas aproveitei a oportunidade para apresentar minhas dúvidas

A INCIT não é subordinada à UNIFEI, mas criada por um convênio envolvendo, além da academia, o governo, o empresariado e o sistema S Sua motivação inicial, entretanto, tem tudo a ver com a fixação na região de parte do capital intelectual gerado na UNIFEI, que tradicionalmente era quase todo exportado!

A maioria das consultas e projetos incubados vem da UNIFEI, que está criando internamente um extenso sistema de pré- incubação O ambiente de incentivo ao empreendedorismo criado pela INCIT é considerado rote razão para o apoio que a UNIFEI dá à incubadora Muitos projetos vem de outras áreas, alguns até querendo aproveitar o apoio e a grife da UNIFEI

Concordam com uma definição de incubadora tal como: Incubadoras são ambientes onde esforço e dinheiro, público ou de entidades, é gasto com negócios particulares na expectativa de que o sucesso dos negócios gerados traga uma compensação muito superior ao investimento feito ?

Neste caso, não devem os negócios gerados ser muito competitivos? exibirem diferenciais inovadores? exibirem competência em negócios?

Que indicadores de sucesso deveriam ser usados? A taxa de crescimento dos negócios, em faturamento? A taxa de criação de novos modelos e/ou produtos? O porcentual de Investimento em P&D/ faturamento? O número de patentes requeridas/ obtidas?

Algumas entidades tem proposto usar como indicadores: a geração de receita a geração de postos de trabalho a estabilidade dos negócios mas, neste caso, não seria melhor incentivar franquias?

Poluição Humana e Poluição Social: Fala-se muito em Poluição Humana, que é a poluição causada ao meio ambiente pela humanidade É importante também lembrar a Poluição Social, que consiste nos prejuízos causados em alguns segmentos sociais pelas ações de outros segmentos

Negócios que falham causam perda de posições de trabalho e prejuízos. Isto destrói valor, pressionando o estoque de recursos disponíveis para o desenvolvimento da comunidade onde está o negócio que falhou: Desempregados dependerão de recursos públicos (salário-desemprego, SUS,...) ou da ajuda de familiares e amigos Prejuízos eliminam recursos O mercado também encolhe, já que haverá menos dinheiro para comprar

Empresas que buscam competitividade pela redução de custos despedindo pessoal criam grupos de desempregados, com conseqüências semelhantes Se a competitividade gera crescimento, para quem a produção adicional será vendida? Para os empregados das empresas que não procuraram ser mais competitivas demitindo?

Podemos concluir que as incubadoras, gerando empresas que devem crescer rapidamente, aumentando sua produtividade sem a necessidade de eliminar posições de trabalho e com risco muito menor de falharem, estarão contribuindo para a redução da Poluição Social em suas comunidades?

Como assegurar que geradores de inovações criem negócios vitoriosos? –Procurando treiná-los para serem bons empresários e/ou gerentes? –Ou será melhor incentivar os geradores de inovações a dividirem tarefas em seus negócios? Incentivando-os a se associarem com pessoas experientes em negócios/ gerenciamento? Incentivando-os a terceirizarem a gestão do negócio? Incentivando-os a vender a inovação?

Que critérios usar para selecionar as melhores propostas? O conteúdo inovador? A tecnologia envolvida? A composição do grupo empreendedor? A forma que propõe completar as competências faltantes? Como evitar os interessados apenas em dinheiro fácil?

Dúvidas! Dúvidas!! MUITO OBRIGADO José Abel Royo dos Santos