Avaliação dos efeitos genotóxicos da exposição ocupacional a pesticidas sobre agentes sanitários da Fundação Nacional de Saúde do Estado de Minas Gerais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Genes nas Populações II
Advertisements

Mutações TP53 Espectro mutacional do TP53 em carcinomas de células escamosas do esôfago em área de alto risco (sul do Brasil) Daniela Augustin Silveira.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO
Aldemar Araujo Castro A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde Maceió 2006.
KARY MULLIS NOBEL PRIZE 1993.
SNPs e suas aplicações Karine Begnini Doutoranda em Biotecnologia
Microbiologia de Alimentos
Paralisia de Bell Carlos Augusto Mauro Luís Gustavo da Silva Batalini.
Mutagênese Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação
Cultura Celular a Curto Prazo BIO Citogenética Básica
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
ANÁLISE DE POLIMORFISMO NO GENE CYP 2C19 E SUA POSSÍVEL RELAÇÃO COM A ENDOMETRIOSE aluna: Thais Massanet Orientadora: Profª Drª Cristina Valletta de Carvalho.
ESTUDO DE POLIMORFISMO NO GENE CYP 2C19 E SUA EVENTUAL ASSOCIAÇÃO AO CÂNCER OVARIANO aluno: Ricardo Andrade Zampieri Orientadora: Profª Drª Cristina Valletta.
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Aluno:Thiago Borba de Oliveira Orientadoras:
Gustavo Silveira e Silva Orientador: Humberto Corrêa da Silva Filho
Aluna: Mikelle Alexandra Ferreira Orientador: Prof. Humberto Corrêa
Estudo de coorte retrospectivo
VACINAS.
VACINAS.
INTRODUÇÃO À GENÉTICA DE POPULAÇÕES
ANÁLISE GENOTÓXICA EM Hoplias lacerdae (ERITHRYNIDAE), APÓS CONTAMINAÇÃO TRÓFICA COM CHUMBO II (21 µg/g) E NANOPARTÍCULA DE DIÓXIDO DE TITÂNIO (TiO2).
INQUÉRITO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ISA Capital
Lee, CA,Huang, CTF, King A, Chan PJ.
DNA e RNA.
Yolanda Dora Martinez Évora Rosana Suemi Nakamura
Estudos de Prevalência
Métodos de Investigação Epidemiológica em Doenças Transmissíveis
GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO (SST) POR MEIO DA IDENTIFICAÇÃO DO ABSENTEÍSMO, COM BASE NOS DADOS OBTIDOS DE UMA POPULAÇÃO URBANA Aluna: Sylvia.
Casos de acidente de trabalho em duas fábricas
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
CICLO CELULAR.
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
Segurança na Utilização de Agrotóxicos
PREVALÊNCIA DE DOENÇA VASCULAR EXTRACRANIANA EM PACIENTES NEFROPATAS
Efeitos ambientais sobre o crescimento pré e pós-desmama
AFLP (Amplified Fragment Length Polymorphism)
O HÁBITO DE FUMAR ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS E FARMÁCIA Disciplina de Sociologia II Prof. Responsável: Magda Vianna de Souza (FFCH) Prof.
UBA VII – Genética Molecular Genética Molecular e Humana
GENÉTICA DE POPULAÇÕES.
UFF/MEB Curso: Medicina Disciplina: Epidemiologia - II
Gerenciamento de Riscos Ambientais Aula 5
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Professor: Rodrigo Penna
Ac. Giovanna Canato Toloi Orientador: Prof. Dr. Jaques Waisberg
Metástases Hepáticas de Tumores Colo-retais
ANÁLISE DE SOBREVIDA DE PACIENTES COM CÂNCER DE ENCÉFALO
RESPOSTA CONTÍNUA: AMOSTRAS INDEPENDENTES: TESTE t
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Rastreamento das mortes e doenças relacionadas ao tabaco.
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE MANUTENÇÃO DE UM SISTEMA DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Autores Fernando Martins Carvalho.
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
EFEITO DA RADIAÇÃO IONIZANTE EM CÉLULAS
Incidência de neoplasias e a sua conexão com a saúde e meio ambiente Gelcio L Q Mendes Doutorando Saúde Pública e Meio Ambiente.
Ecotoxicológia Termo “Ecotoxicologia” – criado em 1969 pelo Dr. Rene Truhaut; Ecotoxicologia: estudo dos efeitos adversos de substâncias químicas com.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA Dixis Figueroa Pedraza SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.
Principais delineamentos de estudos epidemiológicos
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
Utilização de bioindicadores na avaliação de impacto e no monitoramento da contaminação de rios e córregos por agrotóxicos 
TÍTULO DO PROJETO FONTE: CALIBRI 65 NEGRITO NOME DOS AUTORES; CALIBRI 57 1 Acadêmica da Faculdade de XXXXX/UFAM – Indicar fonte da Bolsa IC – Calibri 40.
Erros sistemáticos – viés de seleção e de confundimento
AVALIAÇÃO DE TOXICIDADE Aula 04 Profª Larissa Comarella Aula 04 Profª Larissa Comarella.
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
IMPACTO DO USO DE AGROTÓXICOS
Materiais e Métodos. Por que : materiais e métodos? Para que o leitor entenda o que foi feito Para que outros possam repetir o seu estudo Para validar.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
 Dengue  Hipertensão  5 diferenças Traumatismos (acidentes/violências) Doenças genéticas Doenças relacionadas à assistência da gestação e parto Deficiências/carências.
Transcrição da apresentação:

Avaliação dos efeitos genotóxicos da exposição ocupacional a pesticidas sobre agentes sanitários da Fundação Nacional de Saúde do Estado de Minas Gerais Fernanda de Souza Gomes Kehdy Orientadora: Profª Maria Cristina Lima de Castro Co-orientadora: Profª Cleusa Graça da Fonseca

Introdução Pesticidas Seletividade dos pesticidas Risco tóxico para humanos

Introdução Tipos de intoxicações: Aguda Sub-crônica Crônica

Biomonitoramento genotoxicológico Introdução Potencial genotóxico CARCINOGÊNESE Biomonitoramento genotoxicológico

Introdução Biomarcadores: - análise de aberrações cromossômicas; - análise de troca entre cromátides irmãs; - frequência de micronúcleos;

Introdução Micronúcleos: Efeito aneugênico

Introdução Micronúcleos: Efeito clastogênico

Introdução agentes clastogênicos agentes aneugênicos Micronúcleos agentes aneugênicos - Teste de genotoxicidade in vitro; - Biomarcador p/ efeito de exposição a genotóxicos; (Norppa et al.,2003)

Introdução Vantagens do teste do micronúcleo: - Mais simples; - Treinamentos mais curtos; - Mais rápido; - Requer menos custo; - Maior poder estatístico;

Introdução Fator de risco p/ câncer p53; Inibição do ciclo celular p53 Danos ao DNA p53 Reparo do DNA Ativação oncogenes Apoptose

Introdução p53: - Gene TP53; - Cromossomo17p13.1; - 393 aminoácidos; Pro72 p53 Polimorfismo Apoptose Arg72

Introdução Estado de Minas Gerais: ~ 3000 agentes sanitários vinculados à FUNASA – aplicam pesticidas para o controle de vetores de doenças (180 reg. metropolitana) Sexo masculino Idade: 30 a 50 anos Pesticidas: piretróides e organofosforados Não foi feita análise dos efeitos genotóxicos dos pesticidas sobre estes trabalhadores;

Piretróides, organofosforados Introdução N ° indiv. (exp/cont) Exposição Duração (anos) Biomarcador Resultado Referência 50/47 Piretróides, DDT 1-25 CA Pos (Ruppa et al.,1989) 26/26 Piretróides, organofosforados 2-18 (Ruppa et al.,1991) 48/50 4-50 SCE Neg (Pasquini et al.,1996) 22/16 7 MN (Venegas et al.,1998) 71/75 2-55 (Bolognesi et al.,1998)

Introdução Falta de concordância entre os resultados: - diferentes condições de exposição (magnitude, uso de equipamentos de proteção); - nº de pesticidas utilizados; - combinação de pesticidas; - tempo e frequência de exposição; - características do indivíduo (idade, sexo, hábito de fumar e ingerir bebidas alcoólicas, estado nutricional); (Bolognesi, 2003)

Objetivo geral Avaliar os efeitos genotóxicos da exposição ocupacional a pesticidas em agentes sanitários vinculados à FUNASA, através do biomonitoramento genotoxicológico destes indivíduos, utilizando como biomarcador a frequência de micronúcleos em cultura de linfócitos isolados e estabelecer o genótipo do gene TP53 em relação ao polimorfismo do códon 72 para fins prognósticos.

Objetivos específicos Delineamento das amostras; Padronização das condições de cultura de linfócitos isolados; Produção de lâminas; Determinação da frequência de MN; Verificação, através de testes estatísticos, de relação entre a frequência de MN e exposição a pesticidas; Amplificação, través de PCR, de fragmento do TP53 para detecção do genótipo em relação ao códon 72;

Metodologia Grupos amostrais: Grupo experimental: 30 agentes sanitários vinculados a FUNASA, do sexo masculino, idade entre 30 e 50 anos, ocupacionalmente expostos a pesticidas; Grupo controle: 30 indivíduos do sexo masculino, idade entre 30 e 50 anos, sem história de exposição a pesticidas; 2) Entrevista. (idade, hábitos e exposição)

3) Teste do MN Metodologia

Substâncias a serem acrescentadas na cultura Metodologia Tempo de cultura (h) Substâncias a serem acrescentadas na cultura PHA 24 48 Ct-B 72 96 Colher células (Adaptado de Fenech,2000)

Metodologia Célula binucleada

Metodologia Características do Micronúcleo: Morfologia idêntica a dos núcleos principais; Diâmetro entre 1/16 e 1/3 dos núcleos principais; Mesma coloração dos núcleos; Não apresentar refringências; Não estar conectado a um dos núcleos; Não estar sobreposto a nenhum dos núcleos; (Fenech, 2000)

Metodologia Parâmetros a serem considerados: - Frequência de MN/1000 cél. binucleadas; - Frequência de células binucleadas micronucleadas/1000 cél. binucleadas; - Distribuição de cél. binucleadas com 0, 1, 2, 3 ou mais MN; (Fenech, 2000)

Célula binucleada apresentando 1 MN Metodologia Célula binucleada apresentando 1 MN

Célula binucleada apresentando 2 MN Metodologia Célula binucleada apresentando 2 MN

Metodologia Células binucleadas apresentando 3 MN

Células binucleadas apresentando mais de 3 MN Metodologia Células binucleadas apresentando mais de 3 MN

Metodologia 4) Análises estatísticas: frequência de MNs idade hábito de fumar ingestão de bebidas alcoólicas exposição a pesticidas (tempo e frequência) Teste do qui-quadrado

Metodologia 5) Amplificação do TP53:

Metodologia Primers Sequência Tamanho do produto p53+/p53Arg- p53+: 5’TCCCCCTTGCCGTCCCAA p53Arg-: 5’ CTGGTGCAGGGGCCACGC Alelo Arg 141 pb p53Pro+/p53- p53Pro+: 5’GCCAGAGGCTGCTCCCCC p53-: 5’CGTGCAAGTCACAGACTT Alelo Pro 177pb

Metodologia 6) Aspectos éticos: Consentimento livre e esclarecido; Princípios éticos, aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG.

Obrigada!!!