EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Direito Constitucional I
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Eu sou seu cliente sabia?
IMPLANTAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS NO EXÉRCITO BRASILEIRO.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
SÉCULO XX.
CP - Capital psicológico
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
Educação no contexto do Trabalho
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Os múltiplos papéis da área de RH
Conceitos e Perfil do Profissional
A Importância da Educação Continuada
MUDANÇA Organizacional Adm. Aline Mendonça.
Talentos para Inovação
II Orientação Técnica PCAGP.
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 2
MERCADO DE TRABALHO.
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
LEI COMPLEMENTAR Nº 97, DE 9 DE JUNHO DE 1999
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas

Empreendedorismo.
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Capítulo 1 A administração hoje.
Slide 1 CC (FN) A. SILVA CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS E A GUERRA DE MANOBRA NA ATUALIDADE: a contribuição da liderança Orientador: CF Salgueirinho OBSERVAR.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Estância Turística de Santa Fé do Sul
1º ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DE DEFESA Região Centro-Oeste Tema: Forças Armadas, Segurança e Garantia da Lei e da Ordem: perspectivas.
Centro de Doutrina do Exército
Proposta de Manuais de Campanha
Centro de Doutrina do Exército
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
“A DIMENSÃO HUMANA É A FORÇA DA NOSSA FORÇA”.
Competências básicas para o sucesso profissional..
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ” IMPLICAÇÕES PARA “ O EXÉRCITO O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ”

O EXÉRCITO BRASILEIRO

DESTINAÇÃO CONSTITUCIONAL ( Art. 142 ) “ As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais, permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer deles, da lei e da ordem.”

PREPARAR-SE PARA COMBATER

CONFLITOS ATUAIS E FUTUROS DESAFIOS PARA EMPREGAR O BRAÇO FORTE, A MÃO AMIGA E VENCER

CONFLITOS SIMULTÂNEOS: Op convencionais, Mnt Paz, GLO, Def Civ CONFLITOS ATUAIS E FUTUROS DESAFIOS PARA EMPREGAR O BRAÇO FORTE, A MÃO AMIGA E VENCER CONFLITOS SIMULTÂNEOS: Op convencionais, Mnt Paz, GLO, Def Civ OPERAÇÕES NO MEIO DO POVO ONIPRESENÇA DA MÍDIA IMPORTÂNCIA DO TERRENO HUMANO E DO TERRENO CULTURAL EXIGÊNCIA DE LETALIDADE MÍNIMA NECESSIDADE DE Ap POPULAÇÃO Amg, ALIADA, NEUTRA, OUTRAS SOFISTICAÇÃO TECNOLÓGICA CRESCENTE DOS MEM RELEVÂNCIA DAS Com Soc, DAS Op Psico E DO Ap Jurídico INIMIGO: ESTADOS HOSTIS E/OU INSURGENTES E/OU TERRORISTAS DANO MÍNIMO AO PATRIMÔNIO CULTURAL E AO MEIO AMBIENTE

COMANDANTE DO EXÉRCITO DIRETRIZ do COMANDANTE DO EXÉRCITO “ IMPLANTAR A EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS, COORDENADA PELO DECEx, COM O APOIO DO DGP...” DECISÕES do Cmt Ex: POLÍTICA e ESTRATÉGICA

COMANDANTE DO EXÉRCITO DIRETRIZ do COMANDANTE DO EXÉRCITO “ IMPLANTAR A EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS, COORDENADA PELO DECEx, COM O APOIO DO DGP...” IMPLICAÇÕES DECISÕES do Cmt Ex: POLÍTICA e ESTRATÉGICA

“ LIDERANÇA MILITAR”

LIDERANÇA MILITAR “ Capacidade de influenciar o comportamento humano e ( IP 20-10 , 19 Set 91 ) “ Capacidade de influenciar o comportamento humano e conduzir pessoas ao cumprimento do dever ” Capacidade do COMANDANTE Em todos os escalões de comando Em todos os níveis: tático, operacional e estratégico

LIDERANÇA MILITAR ( IP 20-10 , propostas em 2011 ) “ Processo de influência interpessoal do líder militar sobre seus liderados, que implica o estabelecimento de vínculos afetivos entre os indivíduos, de modo a lograr os objetivos da OM .” Ferramenta do Comandante Para mover homens e mulheres Por meio de sua qualificação profissional De seu desempenho pessoal Além de leis e regulamentos

“É PRECISO VENCER A INÉRCIA IMPOSTA PELA TRADIÇÃO CULTURAL” (Jerome S. Rubin, em simpósio promovido pela Universidade do Texas, 1994) ( Início dos anos 70 – 2011 )

“VOCÊ GERENCIA COISAS E LIDERA PESSOAS” “ Liderança servidora: estilo de vida construído com serviço e sacrifício ” “ Trabalho x Talento = Sucesso ”

APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO - Conhecimento - Capacitação RH - Convencimento - Continuidade - Comprometimento - Paciência - Experimentação - Validação - Perseverança - “Achismos” DOMÍNIO COGNITIVO CURRÍCULOS COMPETÊNCIAS PP Obj DOMÍNIO AFETIVO DOMÍNIO PSICOMOTOR

IMPLICAÇÕES PARA O “ SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ” CONCEITUAR COMPETÊNCIAS “ Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações, ou seja, é a transformação de conhecimentos, aptidões, habilidades, interesses e vontade em resultados práticos”.

CONCEITUAR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA O “ SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ” “ Capacidade de mobilizar, ao mesmo tempo e de maneira interrelacionada, conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, para decidir e atuar em situações diversas ”. CONCEITUAR COMPETÊNCIAS “ Capacidade de mobilizar, ao mesmo tempo e de maneira interrelacionada, conhecimentos, habilidades, valores, atitudes e experiências, para decidir e atuar em situações diversas.”

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDOS CIÊNCIAS MILITARES ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDOS - Adm - Direito - Hist Mil - Op Mil - Auditoria - Dout - Informática - Política - Balística - Econ Fin - Instr Mil - Projetos - Cibernética - Educação - Intlg - Prospectiva - C. Contábeis - Ed Fis - Gestão - RH - C & T - Eng Cnstr - Lid - Rel Internac - Com Soc - Estatística - Logística - Saúde - Cultura - Estratégia - Meio Amb - Sml - Def Nac - Geopolítica - Mob - Sociologia

EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA O “ SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ” PERFIS: - identificar as competências - preparar os perfis - preparar os docentes para trabalhar com os perfis - rever permanentemente os perfis iniciais NERC: - rever e retomar a denominação original: MERC - preparar os docentes para elaborar e rever currículos - validar as NERC revistas CURRÍCULOS: - retirar, manter e/ou introduzir disciplinas - tratar as disciplinas de forma integrada - privilegiar a interdisciplinaridade - manter o foco nas competências - capacitar os educadores para trabalhar com currículos por competências

SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER ! O PERFIL DO COMBATENTE INICIATIVA CRIATIVIDADE FLEXIBILIDADE ADAPTABILIDADE AUTO-APERFEIÇOAMENTO INSERÇÃO NA REALIDADE SENHOR DO TERRENO HUMANO SENHOR DO TERRENO CULTURAL SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER !

Sinceridade, Credibilidade e Discordância Para obter sucesso nos campos de batalha do Século XXI ... o nosso Exército necessitará de líderes ágeis, versáteis e criativos; líderes dispostos e aptos a pensar e agir de forma criativa e decisiva em um tipo de mundo diferente, em um tipo de conflito diferente daquele para o qual nos preparamos nas últimas seis décadas. Uma coisa não mudará. Necessitaremos que os homens e as mulheres nas forças armadas avaliem a situação objetivamente e transmitam aos subordinados o que eles precisam ouvir e não o que querem ouvir. (22º Secretário de Defesa. Artigo baseado em discurso feito na USMA)

SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER ! O PERFIL DO COMBATENTE EXPRESSAR-SE EM PORTUGUÊS EXPRESSAR-SE EM IDIOMA ESTRANGEIRO RELACIONAR-SE COM A MÍDIA COMBATER NO BRASIL E NO EXTERIOR OPERAR COM A MARINHA E A FAB VENCER, RESPEITANDO A LEI MANTER PERMANENTE VIGOR FÍSICO SALTAR DE AERONAVE Mil EM VÔO SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER !

SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER ! O PERFIL DO COMBATENTE TRANSMITIR AO Cmt E AOS COMANDADOS O QUE ELES PRECISAM OUVIR OPERAR COM AGÊNCIAS CIVIS OPERAR COM AS FORÇAS AUXILIARES LUTAR E NADAR DELEGAR E CONFIAR NOS COMANDADOS LER, ESCREVER E PUBLICAR ARTIGOS ATUAR COM CORAGEM FÍSICA E MORAL FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO SOLDADO e LÍDER ! CIDADÃO E LÍDER !

FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO SITUAÇÕES EXTREMAS

EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA O “ SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ” AVALIAÇÃO : - preparar instrumentos de avaliação - preparar os docentes para avaliar a aprendizagem - preparar os docentes para retificar a aprendizagem - valer-se dos resultados para o crescimento do discente MANUAL DO INSTRUTOR : - rever e integrar o anexo A ao corpo do Manual - preparar os docentes para empregar métodos e Tec Ens CUIDADOS GERAIS : - o dia tem 24 horas - capacitar os docentes a planejar aulas e sessões de Instr que permitam aos discentes desenvolver as competências almejadas - blindar os currículos às interferências externas - capacitar comandantes, diretores e agentes do ensino

COMANDANTE DO EXÉRCITO DIRETRIZ do COMANDANTE DO EXÉRCITO “ IMPLANTAR A EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS, COORDENADA PELO DECEx, COM O APOIO DO DGP...” OBSTÁCULOS DECISÕES do Cmt Ex: POLÍTICA e ESTRATÉGICA

EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS OBSTÁCULOS à implantação No “ exército ” e no “ SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ” - Resistência a mudanças, própria do homem maduro - Lei do menor esforço - “ Isto é válido para o Exército do país A ” - “ Em time que está ganhando não se troca nem a camiseta” - “ No meu tempo...” - “ Estão querendo desmilitarizar o Exército ” - “ Isto aqui é operacional ” - “ Nós já fazemos tudo isto ” - Quantidade produz qualidade - Os mementos ditadores

INTENÇÃO DO COMANDANTE EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA a “ doutrina do exército ” INTENÇÃO DO COMANDANTE

INTENÇÃO DO COMANDANTE EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA a “ doutrina do exército ” INTENÇÃO DO COMANDANTE Proposição clara e concisa do que a Força deve fazer. Apresenta o estado ou cenário final desejado. Estimula e orienta a iniciativa individual. Associada à missão, orienta os comandados e os auxilia a fazer face a ameaças e a oportunidades não previstas.

INTENÇÃO DO COMANDANTE EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS IMPLICAÇÕES PARA a “ doutrina do exército ” INTENÇÃO DO COMANDANTE Empregar, desde já, no preparo e em combate Atualizar a doutrina. Exigir em todos os escalões. Fixar a intenção quanto à educação por competências. Estimular a iniciativa em todos os escalões. Difundir a intenção aos subordinados. Capacitar os liderados a decidir.

OBJETIVO EXPOR os benefícios e desafios da Gestão por Competências no desenvolvimento do perfil do profissional militar do Sec XXI para a construção dos currículos e nos processos de ensino, no emprego de ferramentas para a gestão de competências e outros.

EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS - CONCLUSÕES Preparo do Exército para combater e vencer no Sec XXI Liderança militar, perseverante e convincente Coexistência com currículos por objetivos Conceituação para emprego doutrinário pelo Exército Capacitação de docentes e agentes do ensino Obstáculo mor: inércia imposta pela tradição cultural Intenção do Comandante é fundamental Perfil: soldados e líderes, cidadãos e líderes

EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ” IMPLICAÇÕES PARA “ O EXÉRCITO O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ”