ISO E A PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGÊNCIAS

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Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Transcrição da apresentação:

ISO 14001 E A PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGÊNCIAS Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC ISO 14001 E A PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGÊNCIAS Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo de normas fornece as ferramentas e estabelece um padrão de Sistema de Gestão Ambiental, sendo dividida em seis áreas bem definidas, conforme mostra a figura a seguir: 2

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC INTRODUÇÃO 3

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC INTRODUÇÃO Essa norma foi publicada em 1996 pela ISO - International Organization for Standardization e especifica os requisitos para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, tendo sido redigida de forma a aplicar-se a todos os tipos e portes de organizações e para adequar-se a diferentes condições geográficas, culturais e sociais. É uma ferramenta gerencial estruturada, criada para auxiliar as empresas a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos, e tem como finalidade equilibrar a proteção ambiental e a prevenção da poluição com as necessidades socioeconômicas. 4

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC INTRODUÇÃO A seqüência de etapas de implantação de um SGA em uma organização tem como base o modelo conhecido como PDCA - Planejar, Implementar, Verificar e Corrigir/Atuar, conforme mostra a figura. Trata-se de um processo em equilíbrio dinâmico retroalimentado. O modelo tem a forma de espiral porque, após a série de etapas relacionadas, a retroalimentação do sistema faz com que cada ciclo desenvolva-se em um plano superior de qualidade. O objetivo do SGA é assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da organização. 5

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC INTRODUÇÃO 6

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 compartilha princípios comuns de sistemas de gestão com as normas ISO 9001 e OHSAS 18001, respectivamente, para sistemas da qualidade e sistemas de segurança e saúde ocupacional. 7

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC INTRODUÇÃO A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. 8

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC INTRODUÇÃO Para a certificação do SGA é necessário que a organização demonstre a conformidade com os requisitos especificados pela norma ISO 14001. 9

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC ABNT NBR ISO 14001 ABNT NBR ISO 14001:2004 A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para identificar potenciais situações de emergências e potenciais acidentes que possam ter impacto(s) sobre o meio ambiente, e como a organização responderá a estes. 10

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC ABNT NBR ISO 14001 ABNT NBR ISO 14001:2004 A organização deve responder às situações reais de emergências e aos acidentes, e prevenir ou mitigar os impactos ambientais adversos associados. 11

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC ABNT NBR ISO 14001 ABNT NBR ISO 14001:2004 A organização deve periodicamente analisar, e quando necessário, revisar seus procedimentos de preparação e resposta à emergência, em particular, após ocorrência de acidentes ou situações de emergência. A organização deve também periodicamente testar tais procedimentos, quando exequível. 12

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC ABNT NBR ISO 14001 Identificação do potencial para acidentes e emergências em áreas críticas. Uma equipe da própria empresa pode identificar estes potenciais fazendo perguntas do tipo: - Existe perigo de incêndio, explosão e desastres naturais? - Existem substâncias perigosas e qual sua localização? - Como estão sendo gerenciadas a proteção e segurança do trabalho? 13

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC ABNT NBR ISO 14001 Identificação do potencial para acidentes e emergências em áreas críticas. Uma equipe da própria empresa pode identificar estes potenciais fazendo perguntas do tipo: - Que falhas técnicas em equipamentos podem ocorrer? - Que tipos de falhas humanas podem ocorrer? - Quais as falhas que podem ocorrer na interação homem-máquina? - Que atos criminosos são possíveis? 14

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC ABNT NBR ISO 14001 Levar em consideração: As diferentes condições de operação, ou seja: - Normais (rotina); - Anormais (partidas e paradas de operação de equipamentos programadas); - Emergências (sem controle); - Áreas com acesso a visitantes e atividades com envolvimento com Prestadores de serviços; - Comunicação com órgãos oficiais locais (bombeiros, hospitais, órgão ambiental, Polícia Rodoviária, etc) e envolvidos. 15

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC ABNT NBR ISO 14001 Treinamento da equipe interna, disponibilização e manutenção dos equipamentos no sistemas de emergências. Fontes de informações: Acidentes ou incidentes já ocorridos - Informações de segurança de produtos - Lay-out da Planta - Fluxogramas de Processos 16

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC ABNT NBR ISO 14001 Treinamento da equipe interna, disponibilização e manutenção dos equipamentos no sistemas de emergências. Fontes de informações: - Projetos de Engenharia - Especificações de sistemas de segurança (alarmes, Sprinlers, etc.) SITE EMERGENCIAS QUÍMICAS : www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/emergencia.asp 17

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC MONITORAMENTO E MEDIÇÃO Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC MONITORAMENTO E MEDIÇÃO ABNT NBR ISO 14001:2004 A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimentos para monitorar e medir regularmente, as características principais de suas operações que possam ter impacto significativo. 18

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC MONITORAMENTO E MEDIÇÃO Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC MONITORAMENTO E MEDIÇÃO ABNT NBR ISO 14001:2004 O(s) procedimento(s) deve(m) incluir a documentação de informações para monitorar o desempenho, controles operacionais pertinentes e a conformidade com os objetivos e metas ambientais da organização. 19

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC MONITORAMENTO E MEDIÇÃO Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC MONITORAMENTO E MEDIÇÃO ABNT NBR ISO 14001:2004 A organização deve assegurar que equipamentos de monitoramento e medição calibrados ou verificados sejam utilizados e mantidos, devendo-se reter os registros associados 20

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC MONITORAMENTO E MEDIÇÃO Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC MONITORAMENTO E MEDIÇÃO O monitoramento e as medições permitem avaliar como o SGA está operando, através de: - Medição o desempenho ambiental das operações; - Analise das causas dos problemas; - Identificação das áreas em que as ações corretivas são necessárias; - Melhoria do desempenho e da eficiência dos processos e do SGA. 21

“ NÃO É POSSÍVEL GERENCIAR O QUE NÃO FOR MEDIDO.” Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC MONITORAMENTO E MEDIÇÃO “ NÃO É POSSÍVEL GERENCIAR O QUE NÃO FOR MEDIDO.” 22

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC MONITORAMENTO E MEDIÇÃO Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC MONITORAMENTO E MEDIÇÃO O monitoramento e a medição permitem melhor gerenciamento dos negócios da organização. A prevenção da poluição e outras oportunidades estratégicas são melhor identificadas quando os dados e as informações são disponíveis, confiáveis e identificados rapidamente. 23

Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC MONITORAMENTO E MEDIÇÃO Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC MONITORAMENTO E MEDIÇÃO O monitoramento e a medição baseiam-se em: - Verificação do alcance dos objetivos propostos - Indicadores ambientais e de desempenho - Os indicadores podem ser instrumentos para o estabelecimento e alteração dos objetivos e também instrumentos de comunicação com as partes interessadas, internas e externas à organização. 24