Capítulo 24 Financiamento por Dívidas. © 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Financeira – I
Advertisements

POLÍTICAS: MONETÁRIA, FISCAL,CAMBIAL E DE RENDAS
Objetivos de aprendizagem
Fontes de Recursos e Custos de capital
Demanda por moeda 4.1 O Fed (apelido do Federal Reserve Bank) é o Banco Central dos Estados Unidos. A moeda, que você pode usar para transações, não paga.
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
Avaliando Títulos de Dívida
“Investimentos – Parte 2 ”
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Produtos Financeiros Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas.
CUSTO DO CAPITAL PRÓPRIO
ATUAL CRISE AMERICANA.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
MERCADO FINANCEIRO.
Produtos de Investimentos Disciplina: Economia e Negócios (8)
Debêntures São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direitos contra.
Localiza Rent a Car S.A. Divulgação do LAJIDA/LAJIR
Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011
Macroeconomia do Desenvolvimento
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Custo do Capital Próprio
Fontes de Financiamento
Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.
Contabilidade Empresarial Prof. Jackson Luis Oshiro
D EBÊNTURES E OUTROS TÍTULOS. D EBÊNTURES São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura.
Macroeconomia Política Fiscal
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
CÁLCULOS FINANCEIROS & MATEMÁTICA FINANCEIRA
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
Quem Emite Títulos? Um título é um contrato de longo prazo sob o qual o tomador do empréstimo concorda em fazer pagamentos de juros e do principal em datas.
Matemática Financeira
Capítulo 4 O Valor do Dinheiro no Tempo. © 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS PROF. VICENTE EUDES
Valor do Dinheiro no Tempo
QUAL O RISCO DA RENDA FIXA?
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
FORMAS DE INVESTIMENTO
Mercado de Capitais.
Ambiente Financeiro Brasileiro
Mercado de Derivativos
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
Administração Financeira Prof. Ms. Nilo Valter Karnopp
TEORIA DA CONTABILIDADE PROF. ALVARO
Déficit Público e Dívida Pública
CURSO: DE GRADUAÇÃO EM ADMINSTRAÇÃO
APRESENTA.
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
Dívidas na Zona Euro em 2010 Quase todos devem…..
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
CAPÍTULO 3 © 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard O mercado de bens Olivier Blanchard Pearson Education.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
OBRIGAÇÕES > Definição 1 As obrigações são títulos de dívida emitidos por sociedades abertas à subscrição pública e que conferem a quem os adquire direitos.
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
CUSTO DE CAPITAL Conceito: é o retorno mínimo exigido de um novo investimento; é a taxa de retorno que uma empresa deve pagar aos investidores a fim de.
Sociedade Anônima Características
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
. Operações de intermediação bancária: Debêntures: Título de crédito formal e privilegiado emitido por S.A; garante remuneração certa em prazo certo sem.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade IV Títulos do Mercado de Capitais.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Matemática Financeira
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Giovanni Portolani Baldan Guilherme Ferreira de Lima Michel Sebastião Rodrigues Patrik Donizetti Rodrigues da Silva
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 24 Financiamento por Dívidas

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Visão geral do capítulo 24.1 Dívida corporativa 24.2 Outros tipos de dívida 24.3 Cláusulas de títulos 24.4 Provisões para repagamento

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Objetivos de aprendizagem 1.Identificar as típicas fontes de dívida para as corporações. 2.Descrever a escritura de título. 3.Definir os termos seguintes: notas, debêntures, títulos hipotecários, e títulos garantidos por ativos. Identificar quais deles são de garantia e quais são de propriedade (senior). 4.Identificar e definir as quatro categorias amplamente definidas que integram os títulos internacionais. 5.Definir empréstimo a prazo e colocação privada e contrastar as duas formas de dívida privada.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Objetivos de aprendizagem (continuação) 6.Identificar os quatro tipos diferentes de títulos emitidos pelo Tesouro (Treasury) do governo norte-americano. 7.Descrever os títulos de agência e dar exemplos de seus emissores, como também dos riscos de cada tipo de título. 8.Identificar as características dos títulos municipais. 9.Definir a seguinte terminologia para título: cláusulas, provisões para resgate, títulos resgatáveis, rentabilidade para o resgate, fundo de amortização de empréstimos e títulos de dívida conversíveis. 10.Comparar e contrastar títulos conversíveis e resgatáveis com dívida straight.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida corporativa Aquisição alavancada (Leveraged Buyout - LBO)  Defina: ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Tabela 24.1

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública O prospecto  Um título de dívidas públicas é semelhante a uma emissão de ações.  Escritura Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Figura 24.1 Capa do memorando da oferta da emissão dos títulos de especulação da Hertz

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Os títulos corporativos quase sempre pagam cupons semestralmente, embora algumas corporações emitam títulos de dívida de cupom zero. A maioria dos títulos corporativos tem vencimentos de 30 anos ou menos.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) O valor de face da quantia principal do título de dívida é denominado em incrementos padrão, geralmente de $  O valor de face nem sempre corresponde ao valor levantado em dinheiro devido a taxas de subscrição e/ou se o título é emitido com um desconto. Título de dívida com desconto de emissão original  Descreve um título que é emitido com desconto

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Títulos de dívida ao portador e títulos de dívida registrados  Títulos de dívida ao portador Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Figure 24.2 Um título ao portador e seus cupons não-destacados emitidos pela Elmira and Williamsport Railroad Company por $500

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Títulos de dívida ao portador e títulos de dívida registrados  Títulos de dívida registrados Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Tipos de dívida corporativa  Dívida sem garantia Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Tipos de dívida corporativa  Notas Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________  Debêntures Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Tipos de dívida corporativa  Dívida com garantia Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Tipos de dívida corporativa  Títulos hipotecários Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Tipos de dívida corporativa  Títulos garantidos por ativos Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Tabela 24.2 Tipos de dívida corporativa

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Tipos de dívida corporativa  Tranches Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Prioridade (Seniority)  Prioridade (Seniority) Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Prioridade (Seniority)  Debênture subordinada Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Mercados de título de dívida  Títulos de dívida internacionais Títulos de dívida domésticos  Os títulos emitidos por uma entidade local e negociados em um mercado local, mas comprados por estrangeiros.  São denominados na moeda local. Títulos de dívida estrangeiros  Os títulos emitidos por uma empresa estrangeira em um mercado local e são destinados a investidores locais.  São denominados na moeda local.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Mercados de título de dívida  Títulos de dívida internacionais Foreign Bonds  Títulos de dívida Yankee s »Títulos de dívida estrangeiros nos Estados Unidos  Títulos de dívida Samurai »Títulos de dívida estrangeiros no Japão  Bulldogs »Títulos de dívida estrangeiros no Reino Unido

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida pública (continuação) Mercados de título de dívida  Títulos de dívida internacionais Eurobonds  Títulos internacionais que não são denominados na moeda local do país em que são emitidos. Títulos de dívida internacionais globais  Títulos que são oferecidos à venda em vários mercados diferentes simultaneamente.  Títulos globais podem ser oferecidos à venda na mesma moeda do país emissor (diferentemente dos Eurobonds).

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida privada  A dívida que não é negociada publicamente Tem a vantagem de evitar o custo de registro, mas tem a desvantagem de ser ilíquida.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida privada Term Loans  Term Loan A bank loan that lasts for a specific term  Syndicated Bank Loan A single loan that is funded by a group of banks rather than just a single bank  Revolving Line of Credit A credit commitment for a specific time period, typically two to three years, which a company can use as needed

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida privada (continuação) Colocação privada  Colocação privada Uma emissão de títulos que é vendida para um pequeno grupo de investidores em de ser vendida para um mercado público.  Como uma colocação privada não precisa ser registrada,é menos custosa de se emitir do que as dívidas públicas. »Em 1990, a SEC emitiu a Regra 144A, o que permite às dívidas privadas emitidas sob essa regra serem negociadas por grandes instituições financeiras entre si. »Como essa dívida é negociável entre instituições financeiras, é apenas levemente menos líquidas do que as dívidas públicas.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Outros tipos de dívida Dívida soberana  Dívida soberana A dívida é emitida por governos nacionais  Os títulos do Tesouro norte-americano representam o maior setor do mercado de título de dívidas dos EUA.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida soberana As emissões do Tesouro (Treasury) norte-americano:  Treasury Bills Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________  Treasury Notes Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida soberana (continuação) As emissões do Tesouro (Treasury) norte-americano:  Treasury Bonds Defina: __________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ Títulos longos  Defina: ______________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ Toda a renda proveniente dos títulos do Tesouro é tributável no nível federal, mas não é tributável nos níveis local e estadual.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Tabela 24.4

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida soberana (continuação) TIPS (Títulos do Tesouro Protegidos contra a Inflação ouTreasury-Inflation-Protected Securities)  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Exemplo 24.1

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Exemplo 24.1 (continuação)

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Exemplo Alternativo 24.1 Problema  Em 15 de abril de 1998, o Tesouro (Treasury) norte- americano emitiu uma nota de trinta anos indexada pela inflação com um cupom de 3 5/8%.  Na data de emissão, índice de preços ao cosumidor (IPC) era de 161,  Em 18 de abril de 2007, o IPC tinha aumentado para 203,  Que pagamento de cupom foi feito em 18 de abril de 2007?

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Exemplo Alternativo 24.1 Solução

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida soberana (continuação) Títulos do Tesouros são vendidos por leilão.  Dois tipos de ofertas são permitidas. Competitiva  Os ofertantes competitivos submetem ofertas seladas em de rentabilidades e das quantidades de títulos que eles estão dispostos a comprar. O Tesouro então aceita as ofertas competitivas de menor rentabilidade (maior preço) até a quantidade necessária para financiar o acordo.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida soberana (continuação) Títulos do Tesouros são vendidos por leilão.  Dois tipos de ofertas são permitidas. Não-competitiva  Os ofertantes não-competitivos (normalmente indivíduos) só submetem a quantidade de títulos que eles desejam comprar e oferecem a garantia de ter suas ordens cobertas no leilão.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida soberana (continuação) Stop-Out Yield  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dívida soberana (continuação) STRIPS (Separate Trading of Registered Interest and Principal Securities)  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Títulos de agência  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Títulos de agência (continuação) Títulos de agência  A maioria dos títulos de agência não é explicitamente garantida pela plena fé e crédito do governo norte- americano.  Entretanto,muitos investidores duvidam que o governo permitiria que qualquer de suas agências fosse inadimplente e acreditam que essas emissões contenham uma garantia implícita.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Títulos de agência (continuação) Títulos com lastro em hipoteca  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ Pool  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Títulos municipais Títulos municipais (munis)  Os títulos emitidos pelos governos local e estadual.  Eles não são tributáveis no nível federal (e às vezes nem nos níveis local e estadual).  Algumas vezes são chamados como títulos isentos de impostos.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Títulos municipais (continuação) Títulos municipais (munis)  A maioria paga títulos semestrais Taxas fixas  Têm o mesmo cupom do título de dívida é ajustado ao longo de toda dívida do título. Taxa flutuante  O cupom do título de dívida é ajustado periodicamente.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Títulos municipais (continuação) Títulos seriais  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ Títulos de dívida de obrigação geral  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Títulos municipais (continuação) Títulos de receita  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ De dupla garantia (Double-Barreled)  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Cláusulas de títulos Cláusulas  Cláusulas restritivas no contrato de em um título que limita a emissora de realizar ações que poderiam reduzir a sua capacidade de quitar os títulos. Por exemplo, as cláusulas podem  ____________________________________________________ ____________________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões para repagamento Uma emissora de títulos de dívida geralmente repaga seus títulos realizando pagamentos de cuom principal como especificado no contrato do título. Entretanto, a emissora pode: ____________________________________________ ____________________________________________  ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões para repagamento (continuação) Títulos resgatáveis  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões para resgate Um elemento de resgate dá ao emissor do título o direito (mas não a obrigação) de extinguir todos os títulos em circulação em (ou depois de) uma data específica ( a data de resgate), pelo preço de resgate.  O preço de resgate geralmente é determinado como um valor maior ou igual a, e expresso como uma porcentagem de, o valor de face do título.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões para resgate (continuação) Uma empresa pode escolher resgatar uma emissão de título se ______________________.  A emissora pode reduzir seus custos de empréstimo ao exercer o resgate sobre os títulos resgatáveis e então refinanciar imediatamente a emissão com uma menor taxa. Observe: se as taxas aumentarem depois que o título é originalmente emitido, não há necessidade de refinanciá-lo.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões para resgate (continuação) Portadores de títulos resgatáveis entendem que o emissor exercerá a opção de resgate apenas quando a taxa do cupom do título exceder a taxa do mercado prevista.  Se um título é resgatado, os investidores devem reinvestir alternativamente quando as taxas de mercado estiverem menores que as taxas de cupom que eles estão recebendo atualmente. Isso torna o título de dívida resgatável relativamente menos atraente para os portadores do que o título idêntico, mas não- resgatável.  Um título de dívida resgatável é negociado por um preço mais baixo ( e portanto, uma rentabilidade mais alta) do que um título equivalente, porém, não-resgatável.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões para resgate (continuação) Considere o que acontece a um título que é regatável ao par somente em uma data específica. Na data de resgate:  Se a rentabilidade do título de dívida não-resgatável é menor do que o cupom, o título resgatável é resgatado, então seu preço será seu valor ao par.  Se a rentabilidade é menor do que o cupom, o título resgatável não será resgatado, então ele tem o mesmo preço como o título não resgatável. Observe: o preço do título de dívida resgatável é limitado ao par: o preço pode ser baixo quando a rentabilidade é alta, mas não sobe acima do valor ao par quando a rentabilidade é alta.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Figura 24.3 Preços de títulos de dívida resgatáveis e não-resgatáveis na data de resgate

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões para resgate (continuação) Antes da data de resgate  Quando os rendimentos do mercado são altos em relação ao cupom do título, os investidores prevêem que a probabilidade de exercer o resgate é baixa, e então o preço do título de dívida é similar ao do título de dívida idêntico, mas não-resgatável.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões para resgate (continuação) Antes da data de resgate  Quando os rendimentos do mercado são baixos, em relação ao cupom do título, os investidores prevêem que o título será resgatado, então seu preço é próximo ao título de dívida não-resgatável que vence na data de resgate.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Figure 24.4 Preços de títulos de dívida resgatáveis e não-resgatáveis antes da data de resgate

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões para resgate (continuação) Rentabilidade até o resgate (Yield to Call - YTC)  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Exemplo 24.2

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Exemplo 24.2 (continuação)

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Exemplo Alternativo 24.2 Problema  A Antec acaba de emitir um título de dívida de cupom de 6%, resgatável (ao par) em cinco anos, com pagamentos de cupons anuais.  O título pode ser resgatado em $1.050 em um ano ou a qualquer momento daí em diante na data de pagamento de um cupom.  Ele possui um preço de $  Qual é a sua rentabilidade até o resgate?

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Exemplo Alternativo 24.2 Solução  Rentabilidade até o vencimento

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Fundo de amortização de empréstimos (Sinking Funds) Fundo de amortização de empréstimos (Sinking Funds) Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Fundo de amortização de empréstimos (Sinking Funds) (continuação) Se os títulos de dívida são negociados com desconto, a empresa irá comprar os títulos no mercado. Se os títulos de dívida são negociados acima do seu valor de face, os títulos são comprados ao par.  A decisão dos títulos que serão comprados é feita por loteria.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Fundo de amortização de empréstimos (Sinking Funds) (continuação) Pagamento balão  Um grande pagamento que deve ser feito na data de vencimento de um título.  Algumas provisões para fundos de amortização de empréstimos exigem pagamentos iguais ao longo da vida do título de dívida. Em outros casos, elas não são suficientes para extinguir toda a emissão e a empresa deve fazer um pagamento balão.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões conversíveis Títulos conversíveis  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ Taxas de conversão  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões conversíveis (continuação) Preço de conversão  Defina: ______________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões conversíveis (continuação) Suponha que você tenha um título de dívida conversível com um valor de face de $1000 e uma taxa de conversão de 15.  Se você convertesse o título de dívida em ações, receberia 15 ações.  Se você não convertesse, receberia $ Ao converter você estaria essencialmente “pagando” $1.000 por 15 ações, o que implicaria um preço de $66,67 por ação.  Se o preço das ações excedesse $66,67, você escolheria converter, caso contrário, receberia o dinheiro.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões conversíveis (continuação) Geralmente as empresas emitem títulos de dívida conversíveis que são resgatáveis.  Com esses títulos, se a emissora os resgatar, o portador pode escolher converter em vez de deixar os títulos serem resgatados.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Figura 24.5 Valor do título de dívida conversível

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Provisões conversíveis (continuação) Warrant  Uma opção de resgate subscrita pela própria empresa em novas ações Quando o portador de uma warrant a exerce e, dessa maneira, compra ações, a empresa entrega essas ações emitindo novas ações. A dívida conversível carrega uma taxa de juros menor porque possui uma warrant embutida.

© 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada por Pearson Education, Inc., sob o selo de Addison-Wesley Dúvidas?