PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Projeto - Plano de Negócios
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Sistemas de Apoio às Operações
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Análise do Meio Ambiente
A QUESTÃO COMPETITIVIDADE
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Planejamento Estratégico AULA 6 Fevereiro/2011
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Estratégia Empresarial
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Estratégias do agronegócio
Criação de Valor.
Análise SWOT Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças
Balanced Scorecard Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA.
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
REPENSANDO A LOGÍSTICA Grupo 14 D Subgrupo 1 Amanda Gurgel Débora Maia.
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Logística Empresarial
Equipe de Gestão.
Cadeia de Valor.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Alinhamento Estratégico de
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
6. MÉTRICAS / CONTROLES 22 DE MARÇO DE CONTROLES SERVEM PARA : - AVALIAR O DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO. - ANALISAR O AMBIENTE EXTERNO.
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Administração estratégica de marketing
Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD
Planejamento OrganizaçãoControle Direção AMBIENTE EXTERNO Entrada Insumos Saídas Resultados Feed - back M. BERENGUER - adm25.ppt.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Logística Empresarial
Planejamento de Comunicação
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Estratégia Empresarial
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Planejamento Estratégico
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Planejamento estratégico
PETI Planejamento Estratégico de TI
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO

PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO O planejamento tecnológico configura-se como uma das atividades mais importantes para a criação, sustentação e maximização da vantagem competitiva. Por essa razão a aplicação de novas tecnologias na empresa precisa ser cuidadosamente planejada.

OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO Fundamentalmente o objetivo do processo de Planejamento Tecnológico é identificar oportunidades de aplicação de novas tecnologias e definir linhas de ação para sua internalização na empresa.

Motivações para o planejamento de Tecnologia no Brasil Dinâmica da Evolução Tecnológica (Produtos, Processos) e seus efeitos na competitividade; Perda da participação nas exportações mundiais; Desvalorização e mudança do regime cambial; Formação da ALCA e desdobramentos do Mercosul; Globalização > Descentralização de Atividades de Desenvolvimento Competição pelos mercados > Presença local de competidores globais;

Atividades de suporte Atividades Primárias Fazer com que a tecnologia seja tratada como fator de competitividade em qualquer atividade da cadeia de valor da empresa; Logística Operações de saída Marketing e Vendas Serviço Margem Atividades Primárias Atividades de suporte Infraestrutura da Empresa Gerência de Recursos Humanas Desenvolvimento Tecnológico Aquisição

Visão geral do processo de planejamento estratégico econômico Análise Ambiental Interna Análise Ambiental Externa Definição de Estratégias Implantação das Estratégias Análise das Forças Análise das Fraquezas Análise das Oportunidades Análise das Ameaças. Justificativas; Medidas; Investimentos. Plano Tático Plano Operacional

Visão geral do processo de planejamento estratégico de tecnologia Diagnóstico Análise do Mercado Prospecção Estratégias de acesso Diagnóstico da tecnologia utilizada pela empresa; Identificação de oportunidades (novas tecnologias existentes no mercado) Antecipação das mudanças tecnológicas Formas de internalização; (Make, Buy or Partner)

Linha de trabalho para planejar a evolução do grau de apropriação de uma tecnologia 1) Auditoria tecnológica 2) Identificação do produto e da tecnologia em que se pretende evoluir - central - periférica

3) Auto-avaliar o grau de apropriação atual, baseado em: 0 - Nulo: Pretende se iniciar no negócio. 1 - Quase nulo: utilização de componentes comprados 2 - Fraca escolha e especificação 3 - Teórico: limitado a conhecimentos de base 4 - Prático: apoiado em equipamentos e em know how 5 - Médio: emprego autônomo da tecnologia 6 - Superior: capacidade de otimização da tecnologia 7 - Completo: participa no progresso da tecnologia ao nível mundial

4) Escolher o grau de apropriação desejado para o próximo ano, sucessivamente até o quinto ano. 5) Caracterizar, ano a ano, objetivamente, o que será feito em termos tecnológicos. 6) Justificar, ano a ano, a necessidade da evolução, da manutenção ou da retração. 7) Escolher a estratégia tecnológica.

8) Escolher, ano a ano, a forma de acesso à tecnologia desejada. 9) Estimar, ano a ano, os recursos financeiros necessários à evolução do grau de apropriação (prever a possibilidade de incentivos fiscais) 10) Estimar, ano a ano, os recursos humanos necessários à evolução do grau de apropriação

Obter a anuência dos responsáveis Gerar gráficos mostrando a evolução do grau de apropriação da tecnologia a evolução dos recursos financeiros necessários a evolução dos recursos humanos necessários Obter a anuência dos responsáveis