PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO
PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO O planejamento tecnológico configura-se como uma das atividades mais importantes para a criação, sustentação e maximização da vantagem competitiva. Por essa razão a aplicação de novas tecnologias na empresa precisa ser cuidadosamente planejada.
OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO Fundamentalmente o objetivo do processo de Planejamento Tecnológico é identificar oportunidades de aplicação de novas tecnologias e definir linhas de ação para sua internalização na empresa.
Motivações para o planejamento de Tecnologia no Brasil Dinâmica da Evolução Tecnológica (Produtos, Processos) e seus efeitos na competitividade; Perda da participação nas exportações mundiais; Desvalorização e mudança do regime cambial; Formação da ALCA e desdobramentos do Mercosul; Globalização > Descentralização de Atividades de Desenvolvimento Competição pelos mercados > Presença local de competidores globais;
Atividades de suporte Atividades Primárias Fazer com que a tecnologia seja tratada como fator de competitividade em qualquer atividade da cadeia de valor da empresa; Logística Operações de saída Marketing e Vendas Serviço Margem Atividades Primárias Atividades de suporte Infraestrutura da Empresa Gerência de Recursos Humanas Desenvolvimento Tecnológico Aquisição
Visão geral do processo de planejamento estratégico econômico Análise Ambiental Interna Análise Ambiental Externa Definição de Estratégias Implantação das Estratégias Análise das Forças Análise das Fraquezas Análise das Oportunidades Análise das Ameaças. Justificativas; Medidas; Investimentos. Plano Tático Plano Operacional
Visão geral do processo de planejamento estratégico de tecnologia Diagnóstico Análise do Mercado Prospecção Estratégias de acesso Diagnóstico da tecnologia utilizada pela empresa; Identificação de oportunidades (novas tecnologias existentes no mercado) Antecipação das mudanças tecnológicas Formas de internalização; (Make, Buy or Partner)
Linha de trabalho para planejar a evolução do grau de apropriação de uma tecnologia 1) Auditoria tecnológica 2) Identificação do produto e da tecnologia em que se pretende evoluir - central - periférica
3) Auto-avaliar o grau de apropriação atual, baseado em: 0 - Nulo: Pretende se iniciar no negócio. 1 - Quase nulo: utilização de componentes comprados 2 - Fraca escolha e especificação 3 - Teórico: limitado a conhecimentos de base 4 - Prático: apoiado em equipamentos e em know how 5 - Médio: emprego autônomo da tecnologia 6 - Superior: capacidade de otimização da tecnologia 7 - Completo: participa no progresso da tecnologia ao nível mundial
4) Escolher o grau de apropriação desejado para o próximo ano, sucessivamente até o quinto ano. 5) Caracterizar, ano a ano, objetivamente, o que será feito em termos tecnológicos. 6) Justificar, ano a ano, a necessidade da evolução, da manutenção ou da retração. 7) Escolher a estratégia tecnológica.
8) Escolher, ano a ano, a forma de acesso à tecnologia desejada. 9) Estimar, ano a ano, os recursos financeiros necessários à evolução do grau de apropriação (prever a possibilidade de incentivos fiscais) 10) Estimar, ano a ano, os recursos humanos necessários à evolução do grau de apropriação
Obter a anuência dos responsáveis Gerar gráficos mostrando a evolução do grau de apropriação da tecnologia a evolução dos recursos financeiros necessários a evolução dos recursos humanos necessários Obter a anuência dos responsáveis