...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Epistemologia genética – Jean Piaget
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Testes Psicopedagógicos
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Concepções de Aprendizagem.
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Fundamentos da Psicopedagogia Fundamentos da Psicopedagogia
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Teoria Psicogenética de Piaget
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Docente: Edson Alencar
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
O trabalho de Jean Piaget
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
SILVANA BERBEL FERNANDES
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Psicopedagogo clínico
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Psicopedagogia Institucional
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
Concepções em Educação Matemática
DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Transcrição da apresentação:

...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de representação do grupo que cadastrava seus profissionais e atuava na consolidação da identidade legal da categoria, na elaboração, publicação e revisão de conhecimentos e tendências na área, bem como na organização de eventos. (2009, p. 14) (PSICOPEDAGOGIA: APARANDO ARESTAS PELA HISTÓRIA. Disponível em: PSICOPEDAGOGIA[BAIXA].pdf Acesso 25 de julho de 2012). PSICOPEDAGOGIA[BAIXA].pdf

TEORIAS QUE EMBASAM O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO Conhecer os fundamentos da Psicopedagogia implica refletir sobre as suas origens teóricas, ou seja, revisar velhos impasses conceptuais que subjazem na ação e na atuação da Pedagogia e da Psicologia no apreender do fenômeno educativo. Do seu parentesco com a Pedagogia, a Psicopedagogia traz as indefinições e contradições de uma ciência cujos limites são os da própria vida humana. Envolve simultaneamente, a meu juízo, o social e o individual em processos tanto transformadores quanto reprodutores. Da Psicologia, a Psicopedagogia herda o velho problema do paralelismo psicofísico, um dualismo que ora privilegia o físico (observável), ora o psíquico (a consciência).

(...) Nesse trabalho de ensinar e aprender, o psicopedagogo recorre a critérios diagnósticos no sentido de compreender a falha na aprendizagem. Daí o caráter clínico da Psicopedagogia, ainda que o objetivo seja a prevenção dos problemas de aprendizagem. Clínico porque envolve sempre um processo diagnóstico ou de investigação que precede o plano de trabalho. Esse diagnóstico consiste na busca de um saber para saber-fazer. Através das informações obtidas nesse processo de investigação, o psicopedagogo inicia a construção de seu plano de trabalho. "o diagnóstico não completa o olhar interpretativo nem diagnóstico: todo o processo terapêutico é também diagnóstico" (Fernández, 1990, p. 44)

...ocorrendo também no trabalho institucional, onde após o momento inicial de investigação inicia-se o processo de intervenção, com a implantação de recursos capazes de solucionar o problema tão logo este se anuncie. Durante esse processo de intervenção, o profissional não abandona o olhar interpretativo que caracteriza a prática psicopedagógica. A investigação diagnóstica envolve a leitura de um processo complexo, onde todas as (sic) ambigüidades de atribuição de sentido de sentido a uma série de manifestações conscientes e inconscientes se fazem presentes.

O CAMPO DE ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA O campo de atuação do psicopedagogo refere-se não só ao espaço físico que se dá esse trabalho, mas o lugar desse campo de atividade e o modo de abordar o seu objetivo de estudo, pode assumir características específicas, a depender da modalidade: clínica, preventiva e teórica, uma articulando-se às outras. O trabalho clínico não deixa de ser preventivo, uma vez que, ao tratar alguns transtornos de aprendizagem, pode evitar o aparecimento de outros. O trabalho preventivo, é sempre clínico, levando em conta a singularidade de cada processo. Essas duas formas de atuação, não deixam de resultar um trabalho teórico.

Tanto na prática preventiva como na clínica, o profissional procede sempre embasado no referencial teórico adotado. Segundo Lino Macedo, o psicopedagogo, no Brasil, ocupa-se das seguintes atividades: orientação de estudos, apropriação dos conteúdos escolares, desenvolvimento do raciocínio, atendimento de crianças. Segundo ele, essas quatro atividades não são excludentes entre si e nem em relação a outras. O atendimento psicopedagógico está sempre relacionado com o trabalho escolar, ainda que com ele não esteja diretamente comprometido

E PISTEMOLOGIA GENÉTICA Jean Piaget

E STRUTURA E APRENDIZAGEM Sua teoria depende de 4 elementos: 1.Maturação do sistema nervoso central 2.Experiências físicas e lógico-matemáticas 3.Transmissão social 4.Equilibração das estruturas cognitivas

E STÁGIOS DO D ESENVOLVIMENTO 1. De 0 a 1 ½ ou 2 anos: Sensório-motor 2. De 1 ½ ou 2 anos até 6 ou 7 anos: Pré-operatório 3. De 7 ou 8 anos até 11 ou 12 anos: Operatório concreto 4. De 11 ou 12 anos em diante: Operatório formal

P ROVAS OPERATÓRIAS DE PIAGET O DESENHO DO PAR EDUCATIVO Ver texto – Par Educativo