Implantação das Diretrizes Curriculares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

Bem-vindos!.
PRÓ-SAÚDE Promover transformações do processo de geração de conhecimentos e prestação de serviços à população para, em função dos mesmos, reorientar a.
Reunião com as Escolas Técnicas do SUS
Plano “VISA na Atenção Básica”
Seminário Internacional da Educação Profissional em
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
I Seminário Preparatório ao EREJA/CO/2011
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
Prioridades do Ministério da Saúde
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
A implantação do PSF e a interação com formação de recursos humanos
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Educação Permanente em Saúde :
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
FNEPAS - Oficina Regional da Grande S.Paulo - 26/04/20008
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Os Programas de Provimento:
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Odilei Avelino dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
VI Reunião do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva de novembro de 2013 Rio de Janeiro, RJ.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
SGTES Departamento de Gestão da Educação na Saúde/ SGTES/ MS Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde Departamento.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais: da Teoria à Realidade

Apresentador: Prof. Manoel Brito Júnior 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde: Resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes Autores: Manoel Brito Júnior, Simone de Melo Costa, Cássia Pérola B. Pires, Jussara Melo Apresentador: Prof. Manoel Brito Júnior

Programa Nacional de Reorientação da 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde-Pró-Saúde Parceria Ministérios da Saúde e Educação. SGTES SESU e INEP. Escola integrada ao serviço público de saúde. Fortalecimento do SUS. Cursos de odontologia, medicina e Enfermagem/ incorporação ao PSF. Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde- Estratégia O programa é baseado em três eixos norteadores (A, B e C) cada um com três vetores. Nos vetores há estágios (1, 2 e 3). O estágio 3 representa a meta a ser alcançada. Exemplo Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Pró-Saúde- Projetos Selecionados Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Objetivo : intensificar a discussão das principais metas do Pró-Saúde 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Objetivo : intensificar a discussão das principais metas do Pró-Saúde Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Estratégias de Operacionalização da Oficina 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Estratégias de Operacionalização da Oficina Reunião de um grupo de professores e alunos. Elaboração/distribuição de folder informativo para o pessoal da Universidade e do Serviço. Reuniões com professores alunos e funcionários da IES/maior conhecimento da proposta. Convite a um consulor do Ministério da Saúde para explanação da temática. Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Estratégias de Operacionalização da Oficina 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinado e Aprendendo Estratégias de Operacionalização da Oficina Elaboração de questões norteadoras/ seleção de textos de apoio para os grupos. Organização e realização dos trabalhos dos grupos. Apresentação e discussão em plenária dos resultados de cada grupo. Relatório final Pró-saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Estratégias de Operacionalização da Oficina 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Estratégias de Operacionalização da Oficina Questões Norteadoras Como a integração do ensino-serviço poderá contribuir para a formação do aluno voltada para a atenção à saúde? Em um currículo integrado como poderá ocorrer a inserção das áreas especializadas? Na visão do grupo como construir a integração ensino-serviço? Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Explanação da temática: consultor do MS Sr Benedictus Philadelpho Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Grupos de trabalho compostos por alunos, professores e funcionários da IES e pessoas do Serviço Municipal de Saúde Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Principais Resultados da Oficina 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Principais Resultados da Oficina Cinco pontos comuns mais relevantes que foram respondidos pelos grupos para cada questão serão abordados Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Principais Resultados da Oficina 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Principais Resultados da Oficina Questão 1 Como a integração do ensino-serviço poderá contribuir para a formação do aluno voltada para a atenção à saúde? Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Principais Resultados da Oficina 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Principais Resultados da Oficina Questão 2 Em um currículo integrado como poderá ocorrer a inserção das áreas especializadas? Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Principais Resultados da Oficina 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Principais Resultados da Oficina Questão 3 Na visão do grupo como construir a integração ensino-serviço? Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo Considerações Finais Propostas para novas Oficinas : Incentivar maior participação dos alunos. Capacitação docente/ propostas pedagógicas do Pró-Saúde. Mudanças no projeto político-pedagógico do Curso de odontologia. Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde. Brasília: 2005, 79p. UNIMONTES. Projeto Político Pedagógico Curso de Graduação em Odontologia.Montes Claros: 2002, 85 p. Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

PARA RELEXÃO “Ninguém nasce feito, ninguém nasce marcado para 41ª Reunião Anual da ABENO:Seminário Ensinando e Aprendendo PARA RELEXÃO “Ninguém nasce feito, ninguém nasce marcado para ser isso ou aquilo. Pelo contrário, nos tornamos isso ou aquilo. Somos programados, mas, para aprender.” Paulo Freire Pró-Saúde: resultados da 1ª Oficina dos Cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes