1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Ações Estratégicas na Atenção Básica
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Grupo 3 Relatório Final.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
A Escola e as Mudanças Sociais
I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade
Educação no contexto do Trabalho
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Autoavaliação Institucional e a CPA
São Paulo – Abril de 2008 Integração ensino-serviço nas redes municipais de saúde como princípio de gestão Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker.
A Função do Professor Articulador
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Estruturação do CPqAM.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Introdução ao Serviço Social
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica TRABALHO DE GRUPO SOBRE MESAS DE DEBATES Questões:  1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica Integrada em bases interdisciplinares? redefinir o conceito de clinica integrada e reconstrução do processo ensino aprendizagem e pratica com avaliação das necessidades de intervenção nos diferentes níveis de complexidade do cuidado progressivo à saúde com utilização de tecnologia apropriada B)capacitar o professor para a mudança de paradigma, desenvolvendo perfil de competências para a implementação da proposta ( item A) C) propor a mudança das pós graduações stricto-sensu ( mestrado) de modo a atender ao perfil de competências definido para o professor

2-Como viabilizar a antecipação das ações sociais e clinicas desde o inicio do curso de graduação? A A)   Vontade política institucional expressada no PDI B)   Negociação com outros atores institucionais ( Intersetoriais) C)  através do PP que deve ter como base de referencia o conceito social da saúde (e não mais conceito biológico) em conformidade com as DCNs D) Capacitar o professor para atuar no processo ensino aprendizagem e pratica com articulação dos atores envolvidos nas atividades curriculares

3- Na opinião do grupo, quais são os verdadeiros nós críticos para implementação das DCNs? Falta de apoio dos dirigentes das IES B) Formação do docente C) Ausência de uma política de educação permanente D) expectativa cultural do aluno e familiares E)   dificuldades na interação Ensino-Serviço-comunidade F) ausência de Pesquisa estratégica aplicada ao Serviço

4- Como o grupo entende que essa implementação pode avançar? Quais estratégias podem ser seguidas para superar os problemas apontados? A)   facilitar os processos internos de cada IES, através de Cursos e Oficinas visando a construção dos PPP e a capacitação docente em relação ao SUS   B) Estimular o fomento de linhas de pesquisa junto à Capes e outros órgãos financiadores, em consonância com os princípios das DCNs da área da saúde em seus diversos campos de abordagem de relevância social

SUGESTÃO : - discussões baseadas em casos ou problemas -         discussões baseadas em casos ou problemas em substituição às questões pré-definidas SUGESTÃO :