Álgebra Linear Prof: Wildson Cruz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise por Variáveis de Estado (3a parte)
Advertisements

Informática Aplicada Prof. Araken Medeiros
Estatística Descritiva Aula 01
UM MODELO DE AVALIAÇÃO PARA DISCIPLINAS QUE ADOTAM TRABALHOS EM GRUPOS
Espaços Vetoriais (conjuntos com propriedades comuns)
Linguagem Orientada a Matrizes COB 727
Vetores Matrizes Determinantes Sistemas de Equações Lineares
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Bancos de Dados I Renata Viegas
Revisão do conceito de vetores
Espaço Vetorial Introdução Definição de Espaço Vetorial Subespaço
Elementos de Matemática Avançada
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Fundamentos de Matemática III
Aula 11: Subespaços Vetoriais
Aula 10: Espaços Vetoriais
Professora: Ana Cristina G. e Silva Natal-RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA
ESPAÇOS E SUBESPAÇOS VETORIAIS REAIS
Tratamento de Águas de Abastecimento
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Conceitos fundamentais
MATEMÁTICA II. OBJETIVOS - Contribuir para a formação profissional qualificada de bacharéis em Administração; - Compreender, analisar e sistematizar,
Álgebra Linear Visão geral.
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
Álgebra Vetorial e Linear para Computação
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
Plano de Ensino Cálculo com Geometria Analítica II
Plano de Ensino Equações Diferenciais
Base Teorema: Seja um sistema de geradores do espaço vetorial . Então dentre os vetores de existe uma base para . Teorema:
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
Espaços e Subespaços Vetoriais
Produto vetorial de dois vetores; Interpretação geométrica do módulo do produto vetorial; Produto misto. Aula 4.
Espaços Vectoriais A – Conjunto não vazio
Espaços Vetoriais Em álgebra temos várias estruturas diferentes, por exemplo: Grupos Anéis Corpos Espaços Vetoriais Este é o objeto principal do nosso.
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Introdução a Engenharia de Alimentos
Logística Plano de ensino : Caracterização da disciplina; Objetivos;
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
Sistemas Operacionais
AULA 7 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
Álgebra Vetorial e Linear para Computação Monitora: Aluna Jeane Mendes da Silva Santos Orientador: Professor Adriano Pedrosa CIn – UFPE.
TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA Evelio M. G. Fernández
Atividade complementar 04 e 05
Computação Científica
Plano de Ensino AHP 2011.
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Algoritmos e programação de computadores Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Professor: José Medina
ENGENHARIA CIVIL COMPUTAÇÃO APLICADA Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Disciplina: Álgebra Linear
Tecnologia para Sistemas em Internet
Prof. Ms. Andressa Paiva DISCIPLINA: Organização das Práticas Educativas.
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Plano de Ensino Cálculo IV.
Apresentação da Disciplina
Sistemas de Controle III N8SC3
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ESTRUTURAS DE DADOS AVANÇADAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Plano da Disciplina.
Prof. Msc. Bruno H. Fiorin Faculdade Católica Salesiana Doutorando em Cardiologia- UNIFESP Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva- UFES Especialista em Gerenciamento.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre Plano da Disciplina.
Álgebra Linear Espaços Vetoriais Vetores u = (x, y,..) Operações – Multiplicação por escalar (x) ku = (kx, ky,..) – Soma (+) u + v = (x u +x v, y u +y.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Álgebra Vetorial e Linear para Computação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Álgebra Linear Prof: Wildson Cruz Email: wildson.estacio@gmail.com Blog: www.engenhariaestacio.wordpress.com

Introdução Definição de Derivada Exercícios.

Contextualização O conhecimento de Álgebra Linear possui uma importância marcante na conceituação, descrição e resolução de problemas das diversas áreas da Engenharia e Matemática. O seu aprendizado, garante maturidade teórica, sendo utilizada como ferramenta explícita nas disciplinas mais avançadas do curso e na solução de problemas no mundo real, tornando-a uma disciplina básica e imprescindível no ensino de qualquer área de Engenharia, Matemática e áreas afins. Ementa

Ementa 1-Estudo de Sistemas Lineares. 2-Matrizes e Determinantes Ementa 1-Estudo de Sistemas Lineares. 2-Matrizes e Determinantes. 3-Espaços vetoriais. 4-Transformações lineares. 5-Autovalores e autovetores. Aplicações. Objetivos Gerais Propiciar ao estudante compreender os conceitos da Álgebra Linear com aplicação a espaços n-dimensionais, e soluções de problemas e sistemas matriciais com aplicações concretas em engenharia, matemática e áreas afins.

Unidade 1 Introdução à disciplina 1 Unidade 1 Introdução à disciplina 1.1 Objetivos e importância da disciplina para o curso de engenharia, matemática e áreas afins Unidade 2 - Matrizes 2.1 Matrizes, determinantes e suas propriedades 2.2 Multiplicação de matrizes, cofatores 2.3 Operações com matrizes 2.4 Matrizes inversíveis Unidade 3 - Sistemas Lineares 3.1 Sistemas equações lineares 3.2 Sistemas equivalentes; sistemas escalonados 3.3 Discussão e resolução de sistemas lineares 3.4 Sistemas de equações homogêneas. Unidade 4- Espaços vetoriais 4.1 Introdução- espaços vetoriais 4.2 Propriedades 4.3 Subespaços vetoriais 4.4 Combinações lineares 4.5 Espaços vetoriais gerados

Unidade 5- Base e Dimensão 5.1 Dependência linear; propriedades dos conjuntos Linearamente Independente (LI) e dos conjuntos Linearmente Dependentes (LD) 5.2 base de um espaço vetorial finitamente gerado, dimensão, base de um sub-espaço 5.3 Dimensão de soma de dois subespaços 5.4 Coordenadas 5.5 Mudança de base Unidade 6- Transformações lineares 6.1 Noções sobre aplicações : transformações lineares 6.2 Propriedades das transformações lineares. 6.3Transformações não Lineares: conceituação. Unidade 7- Autovalores e Autovetores 7.1 Definição 7.2 Polinômio característico 7.3 Determinação dos autovalores e autovetores de um operador.

Procedimentos de Avaliação A avaliação da disciplina segue as normas regimentais da Instituição. Nesta disciplina, o aluno será avaliado por sua participação cooperativa e colaborativa, bem como pelo seu desempenho nas avaliações presenciais (AV e AVS), sendo a cada uma delas atribuído o grau de 0,0 (zero) a 8,0 (oito). O docente/tutor responsável pela turma avaliará a participação do aluno nos fóruns de discussão temáticos, a qual será atribuído grau de 0,0 (zero) a 2,0 (dois), tendo por parâmetro as métricas de pertinência e interatividade da/na intervenção do aluno. Com relação ao segundo critério, os instrumentos para avaliação da aprendizagem serão construídos a partir de itens de teste: questões objetivas e discursivas que compõem o

questões objetivas e discursivas que compõem o banco de questões da disciplina, classificadas em diferentes níveis de complexidade e diferentes níveis cognitivos Para cada disciplina do curso estudada o discente realiza uma prova (AV), com todo o conteúdo estudado e discutido nas aulas transmitidas via web, aulas online, fóruns de discussão e demais atividades e estratégias de ensino. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis). Este resultado será a soma de uma das provas presenciais (AV ou AVS) com a nota de participação nos fóruns temáticos de discussão do conteúdo. As avaliações presenciais serão realizadas no polo de origem do aluno, de acordo com o calendário acadêmico institucional.

Bibliografia Básica KOLMAN, Bernard. Introdução à álgebra linear com aplicações. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2006. LAY, David C. Álgebra linear e suas aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro, LTC; c1999. BOLDRINI, J.L., COSTA, Sueli I. R., FIGUEIREDO, Vera Lucia, Wetzler, Henry G. Álgebra linear 3ª edição. Ed. Harbra, São Paulo SP - 1989. Bibliografia Complementar STEINBRUCH , A. e WINTERLE, P. Álgebra Linear, Makron Books, São Paulo, 1987; LIPSCHUTZ, Seymour. Álgebra linear: teoria e problemas. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Makron, 1994. CALLIOLI, C. A.; DOMINGUES, H. e COSTA, R. C. F. Álgebra Linear e Aplicações, Sexta Edição, Atual Editora, 2003; LEITHOLD, Louis. Cálculo com geometria analítica. 3. ed. Harbra, São Paulo,1994- 2002. 2 v; CARLEN, Eric A.; CARVALHO, Maria C., Álgebra Linear. Rio de Janeiro: LTC, 2006.