FATOR HUMANO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

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Transcrição da apresentação:

FATOR HUMANO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO 2002 1

OBJETIVO GERAL CONHECIMENTO Aprofundar conceitos referentes ao fator humano nas organizações, refletindo sobre o poder de escolha, co-responsabilidade e o processo de mudança pessoal. HABILIDADE Transformar os conceitos em práticas de auto desenvolvimento, possibilitando a utilização de suas competências para focar o alcance da visão pessoal e desenvolver maior qualidade e responsabilidade nos relacionamentos. ATITUDE Desenvolver postura de valorização do fator humano como o grande diferencial das organizações, abrindo canais de percepção, auto-consciência e posicionamento pro-ativo diante da vida e da carreira. 2

“Quem faz as coisas acontecerem são pessoas de carne e osso, não cargos, títulos ou postos organizacionais... Jack Welch 12/09/2001

Quer mudar alguma coisa ...Quer mudar alguma coisa ? Coloque no comando uma pessoa com suas paixões, interesses familiares, pessoais e não um currículo brilhante.” Jack Welch 12/09/2001

INTRODUÇÃO Impacto das mudanças econômicas nas organizações e no conceito de carreira A importância do trabalho e da carreira para o indivíduo Visão evolutiva das organizações: da escola clássica à administração atual O fator humano como diferencial

NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÕES: Maior ênfase no trabalho em equipes e em projetos multifuncionais Intensificação dos canais de comunicação laterais Conhecimento: fator chave na geração de valor Maior autonomia e responsabilidades Conexões: redes intra e interorganizacionais

O FATOR HUMANO ATRAVÉS DA HISTÓRIA Pré-história Era Agrícola Era industrial Era tecnológica Era do Conhecimento Caçador/guerreiro Camponês/escravo/ militar Profissional liberal /empregado Especialista Generalista/ Polivalente/ capital intelectual

O SIGNIFICADO DO TRABALHO

POR QUE VOCÊ TRABALHA?

SIGNIFICADO DO TRABALHO OBJETIVO INDIVIDUAL OBJETIVO DA TAREFA REALIZAÇÃO DE COISAS IMPORTANTES SENTIMENTO DE FAZER DIFERENÇA PRODUÇÃO DE VALOR Anotações:

TRABALHO SIGNIFICATIVO QUANDO O TRABALHO COMO UMA ATIVIDADE NÃO É VALORIZADO POR SI, RARAMENTE TRABALHAMOS COM REAL SATISFAÇÃO OU COM UM SENTIDO DE PROFUNDA REALIZAÇÃO. O TRABALHO CONFERE UM GRAU DE SEGURANÇA E CONFORTO MATERIAL, MAS... SERÁ QUE AJUDA NO SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL? PERMITE A APROXIMAÇÃO DE SUAS METAS DE VIDA?

O QUE É COMPETÊNCIA Conhecimentos Habilidades Experiências Atitudes Usadas e compartilhadas para o alcance dos resultados organizacionais.

COMPETÊNCIAS TÉCNICAS CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E EXPERIÊNCIAS DE UMA ESPECIALIZAÇÃO REQUERIDA PARA A REALIZAÇÃO TÉCNICA DE UMA DETERMINADA OPERAÇÃO OU ATIVIDADE Ex.: formação em engenharia, habilidade em cálculos numéricos, conhecimento de matemática financeira, domínio de idiomas

COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E EXPERIÊNCIAS QUE IMPACTAM NO “BUSINESS”, NAS TOMADAS DE DECISÃO MAIS AMPLAS, NO CONTEXTO DO MERCADO - CLIENTE, CONCORRENTE, FORNECEDOR - E DOS AMBIENTES INTERNOS E EXTERNOS. Ex.: Visão Global, Planejamento Estratégico, Política Internacional, Macroeconomia

COMPETÊNCIAS HUMANAS CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E EXPERIÊNCIAS EXPRESSOS NO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E QUE PERMEIAM OS RELACIONAMENTOS INTERNOS E EXTERNOS DA EMPRESA Ex.: Comunicação, Iniciativa, Orientação para Aprender, Autoconfiança, Tenacidade, Tomada de Decisões , Raciocínio Crítico, Proatividade, Colaboração, Saúde Física e Mental

REFLEXÃO PESSOAL No que me sinto competente? No que sinto que preciso ganhar competência? No que me reconhecem competente?

"Se não fizer o que gosta, vai perder o seu tempo eternamente" André Beer

A VIDA NA ZONA DE EXPANSÃO MORTA PÂNICO EXPANSÃO CONFORTO

ZONAS MORTA: estagnados, desmotivados e sem dar conta de que pararam de crescer; CONFORTO: satisfeitos e contentes e sua complacência é o que o impede de ser eficaz; EXPANSÃO: energizados, focados e pró-ativos; PÂNICO: desesperados, desorientados e reativos

A VIDA NA ZONA DE EXPANSÃO Como posso ter mais controle na minha vida? Como posso ser mais responsável por mim mesmo? Como posso tornar o meu trabalho mais gratificante?

RESULTADOS: Nova sensação de realização pessoal Vantagem competitiva para você e sua organização E, acima de tudo: uma possibilidade de grande virada na sua vida.

REFLEXÃO EM QUE ZONA VOCÊ ESTÁ? EM QUE ZONA VOCÊ QUER FICAR?

PARA REFLEXÃO: O que você está fazendo na sua vida para ter energia? O que lhe dá paixão na vida fora do trabalho? Quanto tempo por semana passa com sua paixão?

. QUAL É A PAIXÃO DA SUA VIDA, FORA DA ESFERA DE TRABALHO,FAMÍLIA E RELACIONAMENTO COM AMIGOS, QUE LHE DÁ A FORÇA INTERNA QUE VOCÊ PRECISA? O que você faz só para si mesmo que lhe dá paixão?

CONHECIMENTO . Familiaridade com fatos e estudos . Processo mental/intelectual . Parte superior do corpo . Valorizado socialmente . Foco no poder, dinheiro, sucesso

COMPREENSÃO . Familiaridade através de vivências . Processo dos órgãos do sentido . Sensações corporais . Valor emocional/espiritual . Fonte de prazer, integridade, paz de espírito

+ = SABEDORIA CONHECIMENTO COMPREENSÃO . Contato com o eu . Lidar com a dualidade . Celebrar a vida . Integrar razão e emoção + = SABEDORIA

PLANEJAMENTO DE VIDA E CARREIRA Focar a visão pessoal Definir estratégias de ação e estabelecer prioridades

DIMENSÕES BÁSICAS PARA ENTENDER O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL INCLUSÃO CONTROLE ABERTURA

INCLUSÃO: ESTOU DENTRO OU FORA? DESEJO DE RECEBER ATENÇÃO, DE INTERAGIR, DE PERTENCER, DE SER ÚNICO PREOCUPAÇÃO EM SER IMPORTANTE, EM ESTAR VIVO ASPECTO RACIONAL - PREFERÊNCIA EM CONTATAR PESSOAS ASPECTO DEFENSIVO - ANSIEDADE EM SER INCLUÍDO MEDOS : SER IGNORADO OU ABANDONADO SER INSIGNIFICANTE, POUCO IMPORTANTE OU SEM VALOR

CONTROLE: COMANDO OU SOU COMANDADO? REFERE-SE ÀS RELAÇÕES DE PODER, INFLUÊNCIA E AUTORIDADE ENTRE PESSOAS NECESSIDADE DE DOMINAR, DE SER VENCEDOR OU EM ESTAR DO LADO DOS VENCEDORES ASPECTO RACIONAL - PREFERÊNCIA POR ALGUNS CONTROLES ASPECTO DEFENSIVO - MEDO EM NÃO SER AJUDADO OU DE SER ESMAGADO PREOCUPAÇÃO COM A CAPACIDADE MEDO EM SER HUMILHADO, VULNERÁVEL, INCOMPETENTE OU INCAPAZ

ABERTURA: ABERTO OU FECHADO? GRAU EM QUE EU DESEJO ESTAR ABERTO PARA OUTRA PESSOA COMPARTILHAR SENTIMENTOS, SEGREDOS E PENSA-MENTOS ÍNTIMOS PREOCUPAÇÃO EM SER SIMPÁTICO, AGRADÁVEL ASPECTO RACIONAL - PREFERÊNICA EM SER MAIS OU MENOS ABERTO ASPECTO DEFENSIVO - MEDO DE SER MUITO ABERTO E VULNERÁVEL - MEDO DE REJEIÇÃO / NÃO SER ACEITO - MEDO DE NÃO SER APRECIADO / GOSTADO

FEEDBACK Ferramenta de auto conhecimento que ajuda o relacionamento interpessoal Permite trabalhar a percepção de si e dos outros Permite transformações, a partir do contato com nosso lado “desconhecido”

DICAS PRELIMINARES RECONHEÇA A NECESSIDADE DE FEEDBACK FORNEÇA TANTO FEEDBACK POSITIVO COMO DE “MELHORIA” PROCURE ANTES COMPREENDER O CONTEXTO SAIBA QUANDO E COMO FORNECER FEEDBACK SAIBA TAMBEM COMO RECEBÊ-LO

COMO FORNECER FEEDBACK SEJA DESCRITIVO A PARTIR DO SEU SENTIMENTO NÃO ROTULE NÃO FAÇA JULGAMENTOS NÃO EXAGERE FALE EM SEU PRÓPRIO NOME EXPRESSE A QUESTÃO COMO UMA DECLARAÇÃO E NÃO COMO UMA PERGUNTA LIMITE SEU FEEDBACK AO QUE VOCÊ TEM CERTEZA

COMO RECEBER FEEDBACK RESPIRE OUÇA CUIDADOSAMENTE FAÇA PERGUNTAS PARA MELHOR CLAREZA RECONHEÇA OS PONTOS POSITIVOS ORGANIZE COM CALMA O QUE VOCÊ OUVIU NÃO SE JUSTIFIQUE

DINÂMICA DO FEEDBACK Dimensão da ética – O conteúdo pode ser verdadeiro ou falso. Não existe meia verdade. Dimensão da motivação – Quais os motivos que estão por trás da mensagem? O receptor precisa interpretar a mensagem como intenção de afetividade e de crescimento. Se, ao contrário, o receptor perceber intenção destrutiva, a tendência é rejeitar o feedback, por mais pertinente que seja.

TIPOS BÁSICOS a) Feedback verdadeiro/afetivo Mensagens autênticas que visam o crescimento mútuo. É a combinação ideal.

b) Feedback verdadeiro/destrutivo Motivado pela intenção de destruir ou magoar. Predomina a agressividade mútua. É um dos tipos mais freqüentes e tende a impedir a formação de equipe.

REFLEXÕES SOBRE FEEDBACK Feedback não é julgamento. O julgamento causa divisão e separação; O bom feedback é expressado sob a forma de sentimento, ato e suas consequências; O feedback expressado através do sentimento causa empatia e aproximação; coloque-se no lugar de quem está recebendo.

O Fortalecimento da Auto-estima como Alternativa aos Comportamentos de Resistência e Defesa

BASES DE SUSTENTAÇÃO AUTO CONCEITO ESTOU VIVO DETERMINADO CONSCIENTE AUTO-ESTIMA IMPORTANTE COMPETENTE GOSTO DE MIM

COMPORTAMENTO DEFENSIVO Fico na minha posição rigidamente Não ouço pessoas Interpreto mal o que as pessoas dizem Sinto que ninguém me entende Não quero negociar Fico facilmente irritado Não quero falar sobre algumas coisas Perco o senso de humor

COMPORTAMENTOS DE RESISTÊNCIA E DEFESA NEGAÇÃO O QUE EU DIGO: Não há problemas. O QUE EU ACREDITO INCONSCIENTEMENTE: Negando a existência de problemas, não me exijo mudanças

VÍTIMA O QUE EU DIGO: Se alguém diz alguma coisa que eu posso interpretar como um ataque ou uma crítica, eu me torno ofendido e machucado. “Coitadinho de mim” NO QUE EU ACREDITO INCONSCIENTEMENTE: Ser vítima me permite ser objeto de piedade e objeto de apoio e de cuidado de todos, não tendo que mudar.

CRÍTICA O QUE EU DIGO: Eu comento que todos não são perfeitos. Eu corrijo a gramática de todos e chamo atenção de qualquer comentário e critico todas as idéias que não são minhas. NO QUE EU ACREDITO INCONSCIENTEMENTE: Se eu acredito que as outras pessoas não são tão boas quanto eu, só vejo a falha no outro e mantenho a falha longe de mim.

MASOQUISMO O QUE EU DIGO: Tudo que acontece é culpa minha. “Eu sou um errado da vida” NO QUE EU ACREDITO INCONSCIENTEMENTE: Se eu me culpar primeiro, posso evitar a acusação de outras pessoas e me conformar com as minhas falhas.

AJUDA O QUE EU DIGO: eu procuro por alguém que precise de ajuda NO QUE EU ACREDITO INCONSCIENTEMENTE: Só o outro precisa de ajuda, eu não.

RECONHECIMENTO O QUE EU DIGO: Diga-me que estou certo. Não é suficiente. Diga-me mais e mais. NO QUE EU PENSO INCONSCIENTEMENTE: Exijo o reconhecimento do outro para não saber minhas falhas e não precisar melhorar.

O PENSAMENTO MODIFICA A EMOÇÃO E A EMOÇÃO MUDA O PENSAMENTO É O QUE MOVE, O QUE FAZ AGIR, O QUE DÁ MOVIMENTO AOS RELACIONAMENTOS O PENSAMENTO MODIFICA A EMOÇÃO E A EMOÇÃO MUDA O PENSAMENTO

A Mudança Pessoal como Alavanca de Transformação Organizacional

ASPECTO PESSOAL DA MUDANÇA ETAPAS DE RESISTÊNCIA À MUDANÇA ACEITAÇÃO NEGAÇÃO REJEIÇÃO PASSIVA EXPLORAÇÃO RESISTÊNCIA ATIVA

POR QUE A MUDANÇA É DIFÍCIL? SEGURANÇA CRESCIMENTO PROTEÇÃO REPETIÇÃO CONHECIDO RISCO NOVIDADE INESPERADO R E F L E X Ã O A Ç Ã O

PRESSÃO E MUDANÇA PRESSÃO INTERNA - CRISE PRESSÃO EXTERNA - PODER OPINIÃO PÚBLICA

CONSCIÊNCIA E MUDANÇA Os poderes de pensar, querer, sentir, expressar, agir e decidir são as marcas da consciência O estado momentâneo da consciência pode impedir a mudança ( estado de imobilidade) O pensamento pode redefinir uma situação e facilitar a mudança Você não pode mudar os outros, mas certamente pode mudar suas próprias atitudes e seu modo de pensar.