Bioestatística http://www.uac.pt/~lsilva/Ensino/teaching.html#Bio A estatística nasceu essencialmente como descritiva – Estatística Descritiva. Dentro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A construção da Ciência
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
DA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ÀS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS (OU ESPACIAIS)
Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Conceitos básicos. Iniciação à metodologia científica
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
A visão Grega da Ciência
CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM BIOESTATÍSTICA
A pesquisa científica DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
A Teoria da Medida Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
TECNOLOGIA AUTORA: VALDEANE CASSIA E. BEZERRA PROFESSORA DE PORTUGUÊS.
Dinâmica de Grupo: Para o desenvolvimento do potencial humano.
Bioestatística - Introdução
Ministério da Saúde – MS Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Dr. Pedro H. Cabello Instituto Oswaldo Cruz – IOC Laboratório de Genética Humana - LGH Introdução.
ESTATÍSTICA PARTE 1.
Filosofia / Silenciais
ANÁLISE SENSORIAL-Definição e Histórico MÉTODOS SENSORIAIS- objetivos
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Dinâmica do Papel Profª Elaine C. M. Kozuki Ciências 9º ano do F II.
O urbanismo.
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Para início de estudo Estatística.
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
Metodologia de Pesquisa
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
ESTATÍSTICA BÁSICA.
PSICANÁLISE.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Pesquisa Quantitativa em Psicologia
Conhecer Conhecimento.
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Metodologia Cientifica I Módulo 3 – Histórico da pesquisa cientifíca.
Revisão de Filosofia.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
A Natureza da Estatística
Introdução à Estatística
Abordagem Sociotécnica
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
Método hipotético-dedutivo
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
O que é Ciência.
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Gestão de Riscos em Ambientes de Múltiplos Projetos Cristine Gusmão 29/03/2006 GP2 | Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos.
B IOESTATÍSTICA Aline Mota de Barros Marcellini. Literatura científica: “diferença estaticamente significativa”; “teste de qui-quadrado associação positiva”;
Sônia Vieira/ Ronaldo Wada
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Indicadores antropométricos do estado nutricional
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
PARADIGMAS DE PESQUISA
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Transcrição da apresentação:

Bioestatística http://www.uac.pt/~lsilva/Ensino/teaching.html#Bio A estatística nasceu essencialmente como descritiva – Estatística Descritiva. Dentro do possível, abrangia as populações na sua globalidade. A Inferência Estatística surge mais tarde e é desenvolvida ao longo de vários séculos, com base na Matemática, mas tentando resolver problemas ligados a diferentes áreas científicas. No entanto, enquanto que algumas técnicas estatísticas eram usadas correntemente em Astronomia no século XVIII, apenas no século XX surgem como aplicações generalizadas nas Ciências Sociais. A Estatística, como a consideramos atualmente, surgiu como uma área distinta apenas no século XX. Comece a apresentação com o relato de um incidente interessante. Escolha um incidente que tenha alguma relação com o auditório. Esse incidente justificará a acção e demonstrará a possibilidade de produzir os benefícios. Começar a apresentação com um incidente sugestivo prepara o auditório para as acções que recomendará mais à frente.

Bioestatística O desenvolvimento da Teoria das Probabilidades remonta ao século XVII, com Fermat, Pascal e Huygens. Mas esses matemáticos não fizeram a ligação a problemas de inferência, restringiram-se ao estudo de jogos de azar. A inferência estatística surge com o início da combinação de observações em Astronomia e Geodesia e desenvolve-se com a utilização da probabilidade em problemas de inferência. Entre 1700 e 1900 a estatística foi alastrando a várias disciplinas: Astronomia e Geodesia, Psicologia, Biologia, Ciências Sociais, transformando-se ao longo do processo. Comece a apresentação com o relato de um incidente interessante. Escolha um incidente que tenha alguma relação com o auditório. Esse incidente justificará a acção e demonstrará a possibilidade de produzir os benefícios. Começar a apresentação com um incidente sugestivo prepara o auditório para as acções que recomendará mais à frente.

Bioestatística A ciência não se baseia apenas em medições. Mesmo nas ciências que dependem grandemente de métricas quantitativas, a medição apenas não é suficiente. As quantificações devem permitir comparações. Isso implica a aceitação comum da sua fidedignidade, um modo de quantificar e expressar a incerteza associada às medições, bem como às inferências delas derivadas. Comece a apresentação com o relato de um incidente interessante. Escolha um incidente que tenha alguma relação com o auditório. Esse incidente justificará a acção e demonstrará a possibilidade de produzir os benefícios. Começar a apresentação com um incidente sugestivo prepara o auditório para as acções que recomendará mais à frente.

Bioestatística A estatística moderna proporciona às ciências empíricas uma tecnologia quantitativa. É uma lógica e uma metodologia para a quantificação da incerteza e para uma análise das consequências dessa incerteza no planejamento e interpretação da experimentação e da observação. A estatística moderna é muito mais do que uma caixa de ferramentas, um saco de truques, ou uma miscelânia de técnicas isoladas. Há uma unidade subjacente aos métodos estatísticos. Comece a apresentação com o relato de um incidente interessante. Escolha um incidente que tenha alguma relação com o auditório. Esse incidente justificará a acção e demonstrará a possibilidade de produzir os benefícios. Começar a apresentação com um incidente sugestivo prepara o auditório para as acções que recomendará mais à frente.