When to jump in: The role of the instructor in online discussion forums Roberto Cabral de Mello Borges UFRGS - PGIE - Nov/2008 Margaret Mazzolini & Sarah.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

A atitude dos discentes no ensino superior a distância
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
A importância da formação docente na mediação em EAD
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pedagogia da pesquisa-ação
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Joseph J. Pear A social constructivist approach to computer- mediated instruction.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Um exemplo de disciplina para Educação a Distância
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Gerenciamento do Tempo.
Histórico da Tutoria.
O Aluno a Distância.
Processo de Avaliação.
-- PNOTA -- Uma Aplicação para Correção Assistida de Questões Discursivas Filipe Wall Mutz.
Preconceito entre Estrangeiros no Ensino de PLE
O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM CURITIBA
Yolanda Dora Martinez Évora Rosana Suemi Nakamura
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
18/03/2004 Definição de Critérios e Indicadores de Desempenho para Sistemas de Treinamento Corporativo Virtual Christine da Silva Schröeder, Marina Keiko.
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
O papel do conteudista.
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
Informações sobre o Teleduc
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
“Integração Graduação – Pós-Graduação: Desafios Atuais ” XVII EnAngrad, São Luís - MA, 2006 Prof. Fernando S. Meirelles Diretor da FGV-EAESP.
OTIMIZANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cacilda Araújo Maria Sigmar Passos Mestrandas UNEB.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Integrando Team-based Learning & PBL
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado
Paula Cristina dos Reis
Análise de decisão multicritério (MCDA)
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Prof. Carlos Longo, PhD Universidade Positivo Diretor da ABED
• Manejo – Formação – Professor.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
Avaliação da aprendizagem em meios digitais: novos contextos
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Bem-Vindos ! PÓLO DE GRAVATAÍ. S e m i n á r i o I n t e g r a d o r I V.
Bonk, C.J. & Dennen, V. in Handbook of distance education, 2003.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

When to jump in: The role of the instructor in online discussion forums Roberto Cabral de Mello Borges UFRGS - PGIE - Nov/2008 Margaret Mazzolini & Sarah Maddison Swinburne University of Technology, Hawthorn, Australia

Sumário 1.Abstract 2.Introdução 3.Contexto do estudo 4.Perfil do estudo 5.Resultados 6.Conclusões e perspectivas Margaret Mazzolini Sarah Maddison

Abstract Usando um arquivo de postagens a cerca de 400 forums de discussão, juntamente com uma pesquisa de cerca de 500 respostas, ao longo de 6 semestres, avaliou-se o desempenho dos forums, observando a participação dos estudantes e dos instrutores. Observou-se que a maneira como os instrutores ensinam on line não necessariamente coincide com as medidas intuitivas como a taxa de participação dos alunos.

1. Introdução O uso de forums de discussão on line assíncronos, como parte de um ambiente de aprendizagem torna- se cada vez mais predominante, tornando-se um novo desafio para os instrutores. O desafio para os instrutores é saber quando, como e em que medida intervir nas discussões, visando auxiliar no aprendizado e obter sucesso no forum. A princípio a intervenção regular do instrutor incentiva a participação dos alunos, segundo estudo de Kearsley, Segundo Paloff & Pratt, 2001, a questão principal a investigar é quando e como o instrutor deveria "mergulhar" (jump in) na discussão.

No estudo os autores partem do princípio que 3 fatores influenciam o aprendizado em forums assíncronos: 1.A freqüência com que os instrutores participam das discussões; 2.O tempo em que fazem incursões: durante ou no final das discussões; 3.A natureza das postagens dos instrutores - como rspostas às questões dos estudantes, novas questões, ambos ou outros comentários? 1. Introdução

2. Contexto do Estudo O estudo foi realizado com alunos e tutores do SAO (Swinburne Astronomy Online) da Universidade de Tecnologia de Swinburne, Austrália. A universidade tem 100 anos, alunos e é a mais importante de Melbourne. Os cursos do estudo são só on line e em nível de graduação e mestrado, na área de astronomia. No período de estudo ( ) participaram cerca de 260 estudantes de 30 países, com o seguinte perfil: articulados, entusiastas, adultos com idade média de 40 anos. Porém a maioria inexperiente em ambientes on line de aprendizagem. Os grupos são divididos de forma que cada 30 alunos tem um instrutor. Os instrutores são astrônomos profissionais sendo que 50% residem em observatórios e laboratórios for a de Swinburne.

3. Perfil do estudo O estudo compreende as postagens feitas pelos estudantes e instrutores bem como as avaliações promovidas pela Universidade. Dos 23 instrutores que participaram do estudo nos 6 semestres, 2 são os autores e somente 1 não mais permanesce. 375 forums foram analisados contendo cerca de postagens, ao longo dos 6 semestres. Cada forum tem cerca de 200 postagens dos estudantes e instrutores (juntos).

4. Resultados Cada um dos 3 componentes do estudo foram estudados em detalhes. 4.1 Participacão e percepção como função da taxa de participação do instrutor: a.Efeitos da participação dos estudantes com intervenção freqüente do instrutor Percentagem de participação x duração da discussão:Coef. Correl.: -0,67 Percentagem de discussão iniciada pelo instrutor x duração da discussão: Coef. Correl.: -0,58 Percentagem de discussão iniciada pelo instrutor x taxa de participação dos estudantes: Coef. Correl.: -0,41

b. Intervenção freqüente do instrutor - pesquisa da universidade Pergunta: Você acha que, com instrutor que posta frequentemente no forum, a discussão 1.Aumenta 2.Não é afetada significativamente 3.diminui 4. Resultados

4.2 - Participação dos estudantes e percepção como função do momento em que instrutores postam contribuições. –a. momento da contribuição do instrutor - efeitos na participação dos estudantes: »Não se verificou correlação entre o momento em que os instrutores postam e a participação dos estudantes. 4. Resultados –b. momento da contribuição do instrutor - pesquisa da universidade: »Instrutores que postam mais frequentemente passam uma imagem de entusiasmo e experiência aos estudantes.

Resultado da participação dos estudantes e percepção como função da natureza das postagens: 4. Resultados

Pergunta: –Você prefere que o instrutor responda aos estudantes: 1.Durante todo o período do forum 2.No fim 3.Acrescentando novas perguntas 4.Concluindo assuntos e iniciando outros 5.Outros 4. Resultados

5. Conclusões e perspectivas O volume de postagens de estudantes e instrutores não necessariamente indica quão bem o forum anda. Postagens durante o andamento do forum atuam como sinalizador da discussão, enquanto as feitas no final atuam como conclusivas e encerramento do tema. A grande maioria das postagens do sinstrutores foram respostas às perguntas dos alunos. O estilo de postagem do instrutor, ou seja, respostas, perguntas ou ambos não faz diferença na avaliação dos alunos. As intervenções frequentes do instrutor podem tanto incrementar ou pelo menos não afetará o volume de postagens dos alunos. Estudos futuros abrangerão grupos de outras áreas, diferentes experiência em EAD e outras faixas etárias.