O Aluno.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Evasão em Cursos A Distância.
Planejamento de Tutoria
Interação com os Alunos
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
Estratégias de Sucesso
Processo de Avaliação.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Profª. Janaina Pena Camargo
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Dominando as práticas pedagógicas
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
Planejamento de Tutoria
Motivação e Expectativas
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Histórico do Monitor.
O papel do conteudista.
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
LOGO Estudante Universitário Contemporâneo: Estudante Universitário Contemporâneo: Aspectos psicológicos, culturais e sociais Por Gabriela L. Barroso.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Transcrição da apresentação:

O Aluno

Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!

O Aluno

O Aluno O aluno de cursos a distância possui muitas características em comum com qualquer aluno: os processos de pensamento, de construção do conhecimento são os mesmos. No entanto, os desafios que enfrenta são diferentes – e não basta dominar a tecnologia para se tornar um bom aluno virtual! Seu papel na EaD, mais do que dominar informações e conteúdos, é desenvolver sua capacidade de aprender a aprender. Hoje, em face das radicais transformações tecnológicas e da superação constante dos conhecimentos adquiridos por novos enfoques e descobertas, torna-se necessário uma aprendizagem continuada. Cabe ao educando, assim, assumir uma postura que contribua para a produção de novos conhecimentos, com um enfoque crítico e cidadão.

O Aluno Esse conceito do aluno on-line exige, em contrapartida, competências e habilidades específicas. Conheça algumas delas: Proatividade - capacidade de agir antecipando-se às solicitações. Ou seja: não atuar somente em resposta ao que ocorre (como, por exemplo, para "apagar" incêndios, ou agir para resolver emergências). Consciência - perceber qual é o seu papel no processo da EaD, pois deve assumir responsabilidades que usualmente caberiam ao professor na educação presencial; Automotivação - conseguir manter o foco nos objetivos propostos para superar os desafios que se apresentarem. Disciplina - assumir a responsabilidade por administrar seu tempo, ritmo de aprendizagem e até mesmo processos de avaliação, aspectos geralmente administrados pelo professor na educação presencial. Autonomia - capacidade de atuar independentemente de pressões externas, como colegas e/ou professores. Conectividade - saber realizar a conexão transversal entre diversos conteúdos e informações obtidos por meios também variados.

Além disso, é importante que você conheça alguns aspectos importantes sobre o aluno adulto, veja a seguir.

O Aluno Adulto

O Aluno Adulto Além das competências que você estudou, Peters (2001) afirma que é importante conhecer alguns aspectos importantes sobre o aluno adulto. Sua experiência de vida muda a forma de encarar e avaliar os benefícios dos estudos. Harmonizar estudo e trabalho profissional é um desafio, pois a maioria dedica-se aos estudos em tempo parcial. Buscam um status socioeconômico mais elevado, em um contexto social cada vez mais competitivo. São mais qualificados, o que reflete na sua motivação e na atitude que apresentam em relação ao estudo. Para o aluno adulto, o estudo tem função diferente, estando inserido de forma clara e definida em seus planos de vida, atuais ou futuros.