OBJETIVO DA REFLEXÃO Conhecer o instrumento CHECKLIST DA SALA DE AULA e os procedimentos tanto para autoavaliação pelo professor quanto o acompanhamento.

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Transcrição da apresentação:

CHECK LIST DE SALA DE AULA FORMAÇÃO DE COORDENADORES FERRAMENTAS DE GESTÃO novembro de 2010

OBJETIVO DA REFLEXÃO Conhecer o instrumento CHECKLIST DA SALA DE AULA e os procedimentos tanto para autoavaliação pelo professor quanto o acompanhamento da sala de aula pelo orientador pedagógico Refletir sobre como o CHECKLIST DA SALA DE AULA pode apontar ferramentas de gestão do processo pedagógico ao Coordenador;

Qual é a diferença entre acompanhamento “natural” e “intencional”? POR QUE CHECKLIST? Por que há necessidade de acompanhar a aplicação da metodologia/oficinas de aprendizagem em sala de aula? Qual é a diferença entre acompanhamento “natural” e “intencional”? Seu pedagogo realiza este acompanhamento? Como faz?

As oficinas de aprendizagem implicam em uma nova didática de sala POR QUE CHECKLIST? As oficinas de aprendizagem implicam em uma nova didática de sala É necessário subsídios e feedbacks ao professor com vistas ao melhor desenvolvimento de sua prática pedagógica, bem como aos alunos sobre o novo perfil de aluno que se vislumbra nesta prática. identificar tanto dos sinais de concretização efetiva da metodologia, quanto de alguma dificuldade que possa se manifestar no contexto observado. Necessária a relação de proximidade e o interesse genuíno pela sala de aula por parte do pedagogo – elemento externo que pode auxiliar.

ASPECTOS OBSERVÁVEIS: a organização da sala de aula; a abordagem didática; a relação professor e aluno.

ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA 1. A sala de aula está organizada em equipes, sendo as mesas dispostas harmoniosamente. 2. Os alunos encontram-se sentados nas equipes adequadamente 3. Nas mesas das equipes há diversidade de material de estudo e pesquisa - ao menos 3 fontes diferentes 4. Utiliza o quadro de acordo com a proposta: apenas para anotações, indicativos de tarefas a realizar, breves explicações. 5. A freqüência dos alunos é registrada em momento oportuno e reservado, após passagem pelas equipes. 6. O professor apresenta o contrato didático de trabalho no inicio da aula e o retoma sempre que necessário ( o que será realizado, como , porque e em qual tempo) 7. Organiza o fechamento da aula com feedback das atividades, orientação para organização do espaço, respeitando o tempo para troca de sala ou ambiente.

ABORDAGEM DIDÁTICA Orienta claramente as tarefas a serem realizadas 2. Faz relação dos conteúdos trabalhados com o desafio da Oficina ou instiga esta relação 3. Senta com os alunos nas equipes 4. Interage com a equipe, facilitando, orientando e mediando a realização das tarefas 5. Atende as necessidades e dúvidas das equipes que precisam e chamam 6. Esclarece e orienta a todos sobre dúvidas em comum 7. Mais pergunta e instiga que responde 8. Questiona e estimula a elaboração de respostas mais fundamentadas 9. Elabora linhas de pensamento com os alunos 10.Sugere pesquisas adicionais 11. Utiliza estratégias diferenciadas para as atividades: pesquisas em livros, análise de filmes, realização de experimentos, aula de campo, exercícios, etc 12. Propõe tarefas para casa com diferentes finalidades 13. Promove a correção das tarefas de diferentes formas: coletiva, entre equipes, entre alunos da mesma equipe, etc 14. Aplica atividades avaliativas condizentes com o desenrolar dos trabalhos em sala de aula 15. Promove a recuperação processual da forma proposta pelo Colégio

RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO A dinâmica da sala de aula é de constante desafio ao aprendizado 2. Demonstra prazer em sala de aula 3. Deixa os alunos livres e os estimula para criar 4. Faz os alunos perceberem que há muito a ser aprendido e os motiva para isso 5. É respeitado como educador pelos alunos que reconhecem seu papel e contribuição na formação deles 6. Manifesta preocupação com a aprendizagem de todos e de cada um 7. Dispensa atenção aos que mais precisam 8. Orienta e exige aos alunos darem o melhor de si 9. Contorna conflitos de forma educativa

PROCEDIMENTOS

PROCEDIMENTOS Professor capacitado na metodologia Retomar didática de sala de aula e apresentar checklist Fazer contrato com professores: entradas em sala de aula, forma e feedbacks Observação intencional pelo pedagogo Mínimo 3 vezes no semestre por professor Tempo que considerar necessário Cronograma: destinar dias específicos, distríbuido entre os diferentes professores

Checklist mesmo instrumento para autoavaliação Fazer antes de o orientador pedagógico entrar em sala para acompanhar Promover estes momentos – identificar os pontos e se propor a melhorar ou pedir ajuda. Sinalizar dificuldade ou necessidade da maioria e agir em prol. Serve para o orientador preparar-se para o que pretende observar – auxilio externo. Entrada em sala de aula: o mais “natural possível – alguém que compartilha. ter clareza dos aspectos que pretende observar não levar checklist e não anotar a cada nova entrada focar outros aspectos não observados ainda ficar apenas o tempo necessário

Registrar no checklist após sair da sala de aula, em espaço reservado comparar com a autoavaliação do professor

- Local reservado, horário previamente agendado ( hora individual) Utilizar o checklist para o feedback ser objetivo – mostrar o que observou em sala de aula no momento. nas divergências perguntar ao professor o que ele entende sobre aquele tópico. Todos os itens observados, serão comentados, esclarecidos e tomadas as decisões. Busca da melhoria da prática do professor – estreitar relação de confiança e colaboração entre pedagogo e profº. Registrar encaminhamentos combinados.

- Fechamento do semestre: após 3ª observação intencional – ao longo do semestre e mais as observações “naturais” – haverá elementos mais concretos. Cruzar com a autoavaliação identificando convergências e divergências Apresentar os resultados ao Coordenador e agendar devolutiva, para realizarem juntos.

Coordenador cruza todos os desempenhos dos professores e analisa a incidência dos conceitos. Quanto mais SEMPRE para todos os professores nos mais variados aspectos, mais em sintonia está o Colégio na aplicação da metodologia. Pode-se identificar aspectos que mereçam trabalho de orientação a todos os professores se a maioria apresentar ‘nunca’. Pode-se realizar combinados coletivos para reverter pontos a melhorar por todos. ASPECTOS QUALTITATIVOS

ASPECTOS QUALTITATIVOS cruzar com os QUANTITATIVOS: . Resultados bimestrais . Resultados ENEM . Desempenho SENAI . Desempenho Concurso Vestibulares

Quando feedbacks parciais não surtiram efeito e conclusão semestral apontar grandes fragilidades- profissional entra em avaliação Elaborar plano de ação, de melhoria, com prazos junto ao professor Realizar observações mais frequentes, acompanhar mais de perto, dar mais subsídios, etc Aliado a outros pontos de avaliação de desempenho pode-se optar por desligamento do professor.

Ferramentas de gestão?

FERRAMENTAS DE GESTÃO? Conhecimento pelos professores do checklist e compreensão da importância do acompanhamento da sala de aula - sinergia para todos darem o melhor de si. ( reunião de estudo e clima geral) Cronograma de observação apresentado pelo pedagogo (plano de trabalho do pedagogo – mensal) Retorno parcial pelo pedagogo das observações e feedbacks realizados (reuniões periódicas com pedagogo) Retornos semestrais para os professores junto com o pedagogo ( reunião com cada professor) Analise geral do desempenho do Colégio e plano de ação quando necessário – coletivos ou individuais Abrir processos de avaliação – casos especiais

VALORES PRESENTES !

FOCO DE ACOMPANHAMENTO: Sucesso da metodologia Reconhecimento do diferencial e da qualidade do Colégio Sinergia entre a equipe Confiança e colaboração Transparência e diálogo Aprendizado mútuo Melhoria constante - Busca da excelência Nova cultura de trabalho escolar – profissionalização docente