MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Bem-vindos!.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Proposta para Rede Regional de Altos Estudos em Segurança com Cidadania SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Ministério da Justiça.
Professores e Alunos das IES-Públicas
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Instrumentos de Avaliação - MEC
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
AÇÕES EDUCATIVAS INCLUSIVAS
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
Diretrizes para os Institutos Federais
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
PLENÁRIA FINAL.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
Conferência Municipal de Educação
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Política Educacional Brasileira
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ministério da Educação
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Campina Grande Outubro 2015
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR   MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DEPEM

DEPEM – POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES   ESTIMULAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO E MODERNIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO . DEPEM – POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES POLÍTICAS PÚBLICAS QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL E EQUIPARAÇÃO DE OPORTUNIDADES

DEPEM - Promover e Coordenar   DEPEM - Promover e Coordenar PROGRAMAS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA GRADUAÇÃO PROGRAMAS ESPECIAIS COM O OBJETIVO DE DEMOCRATIZAR O ACESSO ÀS IES E GARANTIR A PERMANÊNCIA DO ALUNO DESAFIOS

Atendimento das metas do PNE – 2011 30% GRADUAÇÃO - DESAFIO DE CARÁTER GERAL   Atendimento das metas do PNE – 2011 30% Inserção do conhecimento e da prática técnico-cientifica no contexto maior dos valores humanos Articulação da formação acadêmica com as inovações tecnológicas e o mundo do trabalho - dinamização dos cursos e a inserção profissional dos seus egressos Reafirmação do exercício da autonomia acadêmica vinculada à efetiva e permanente avaliação do ensino/aprendizagem

Integração entre ensino, pesquisa e extensão   Integração entre ensino, pesquisa e extensão Articulação da graduação com os diferentes níveis de ensino do sistema educacional Garantir a mobilidade de docentes e alunos Garantir o acesso com sucesso

GRADUAÇÃO - DESAFIO DE CARÁTER ESPECÍFICO   GRADUAÇÃO - DESAFIO DE CARÁTER ESPECÍFICO Criar novas opções para o aumento de vagas Implementar novos perfis profissionais, novo desenho curricular , propostas educacionais alternativas e novas estratégias de formação superior Consolidar o crescimento da graduação com qualidade Formação do formador - docência Manter cursos indispensáveis ao conhecimento humano, à cultura e à arte

DEPEM - POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES   DEPEM - POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES PROTOCOLO MEC/BNDES

PROGRAMA BRASIL ACESSÍVEL Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana   CULTURA DE CONSTRUÇÃO DAS CIDADES QUE CONSIDERE O ACESSO AO ESPAÇO PÚBLICO POR TODAS AS PESSOAS PROGRAMA BRASIL ACESSÍVEL Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana

Lei 10.048/2000 - prioridade de atendimento   DECRETO 5.296 DE 2/12/2004 Lei 10.048/2000 - prioridade de atendimento Lei 10.098/2000 - promoção da acessibilidade 14,5% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA POSSUE ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA - 26,5 MILHÕES DE PESSOAS

  Capítulo IV Artigo 10 Caberá ao poder público promover a inclusão de conteúdos temáticos referentes ao desenho universal nas diretrizes curriculares da educação profissional e tecnológica e do ensino superior dos cursos de Engenharia, Arquitetura e correlatos.

Pertinência do tema para a graduação Formação acadêmica/profissional   Pertinência do tema para a graduação Formação acadêmica/profissional Formação cidadã Sensibilização para reconhecer os direitos e as necessidades das pessoas com deficiências e restrição de mobilidade como temas comuns à formação acadêmica e cidadã de todos os profissionais. 

  Inserção do conhecimento e da prática técnico-cientifica no contexto maior dos valores humanos ABORDAGEM DE TEMÁTICAS CENTRAIS DA FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ, E COMPLEMENTARES À FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL

Instituições de Ensino Superior  Secretaria da Educação Superior Secretaria de Educação Especial Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana Instituições de Ensino Superior Parceiras para implementar o Programa Brasil Acessível ForGRAD interlocutor privilegiado da SESu/MEC

  OBRIGADA. iguatemymartins@mec.gov.br