Aula 07 – Administração Aplicada às Organizações

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Transcrição da apresentação:

Aula 07 – Administração Aplicada às Organizações Responsabilidade Social nas Organizações

Responsabilidade Social nas Organizações Administradores e Gestores enfrentam a cada dia os desafios e dilemas da responsabilidade social nas e “das” organizações. A medida que o ambiente organizacional se torna mais complexo, mais difícil é identificar seus públicos (stakeholders) e escolher entre as organizações conflitantes de uma organização.

Responsabilidade Social nas Organizações Desde o início do século, as empresa vem sendo criticadas por práticas empresariais corruptas, levando os governos a criarem leis para responsabilizar as empresas e defender os consumidores. As leis e regulamentos estabelecem então, regras, ou seja, direitos e deveres e regras morais de relacionamento com a sociedade.

Responsabilidade Social nas Organizações A prática assistencialista do Estado se torna um poço sem fim; As demandas sociais por bem-estar e melhora da qualidade de vida não termina nunca; As funções do Estado estavam sendo desviadas de suas responsabilidades naturais; Um novo modelo econômico passa a dominar e ser colocado em prática, começando primeiramente na Inglaterra, em 1979.

Responsabilidade Social nas Organizações A partir de 1973 (crise do petróleo, crise inflacionária), o Estado de Bem-Estar Social (Welfare State), teve que ser revisto e remodelado por todos os governantes do mundo; O Déficit público chegou ao limite de exaustão havendo a necessidade da redução de intervenção do Estado nas ações da economia.

Responsabilidade Social nas Organizações Essa filosofia econômica passa a orientar as ações do Estado e nortear ações para equacionar os problemas ambientais e sociais, defendendo a posição de que cabe ao setor empresarial a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Cabe então às organizações a responsabilidade social quanto a essas questões.

Responsabilidade Social nas Organizações A orientação, desde a Eco-92 – um novo estilo de desenvolvimento e uma nova ética; Apesar de polêmica, a responsabilidade social e empresarial vem ganhando espaço, ainda que restrita às grandes corporações; O que se percebe é que, em termos mundiais, nem o mercado e nem o Estado conseguiram produzir efeitos de uma sociedade mais justa. Ainda temos um índice de concentração de renda elevado.

Responsabilidade Social nas Organizações Segundo Mattar (2001), a maioria da população não tem acesso a bens considerados essenciais: informação. Renda, informação e conhecimento estão concentrados nas mãos de uma minoria; Questões como 3º Setor e Responsabilidade Social começa a ser difundido; As empresas antes responsável apenas para produção de bens e serviços e a dar lucros, tem agora a responsabilidade de responder por suas ações e impactos na sociedade, na produção e no bem estar de seus públicos.

Responsabilidade Social nas Organizações Respondem para corrigir e implantar ações que sejam positivas na sociedade e ajudam a modificar aquilo que o Estado não conseguiu dar conta; Na visão de Friedman (1970) ainda prolifera nas empresas a concepção de ações apenas para fortalecer a imagem institucional. Poucas agem no sentido de reduzir as dificuldades sociais.

Responsabilidade Social nas Organizações Alves (2003) entende R.S.E, como uma nova visão e de papel na sociedade. A empresa cidadã é aquela que seus diretos e deveres vão além das obrigações legais.

Responsabilidade Social nas Organizações Características da empresa socialmente responsável: Apoia ao desenvolvimento da Comunidade; Preserva o meio ambiente; Investe no bem-estar de seus funcionários; Possui comunicação transparente; Dá retorno aos acionistas; Possui sinergia com os parceiros; Satisfaz seus clientes e público em geral.