TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.

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Transcrição da apresentação:

TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade – Ensino fundamental TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade – Ensino fundamental Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Focalizamos, dentro dos gêneros discursivos orais relacionados à esfera estudo e trabalho, entrevistas, debates e produções escritas. A oralidade é comunicação e, comunicação se vive e se estabelece de forma constante – no dia-a-dia dos alunos, e na vivência da sala de aula. As formas de comunicação utilizadas em sala de aula relacionam-se diretamente com as vivências dos alunos além do espaço da escola, interferindo também nas futuras relações de trabalho. Esta SD foi proposta para as turmas do 9º ano/ 8ª série do Ensino Fundamental II, pois esses jovens estão em fase de descoberta do mundo com suas inquietações, desenvolvendo um posicionamento crítico e social, e construindo uma perspectiva profissional e acadêmica. Quanto mais cedo perceberem o instrumento que têm em mãos, poderão definir mais rapidamente o que querem e como percorrer todo o processo comunicativo. A carência de utilizar recursos da oralidade para o aperfeiçoamento da língua portuguesa nas turmas em questão, dificulta o contato com as mais diferentes formas de linguagem que se depararão no futuro. As atividades e estudos aqui propostos visam auxiliar professores de língua portuguesa no trabalho com o gênero entrevista na modalidade oral, na esfera comunicativa do trabalho e dos estudos, auxiliando os alunos a perceberem a importância da comunicação oral nas relações do trabalho e dos estudos, e que utilizem as novas formas de expressão oral para melhor compreensão da língua portuguesa. Sabemos que esta SD não esgota todas as possibilidades de trabalho com o gênero de discursos orais dentro da esfera comunicativa do estudo e trabalho, mas esperamos que possa contribuir para trabalhos futuros, motivando a pesquisa e a produção acadêmica envolvendo os paradigmas de uma educação em processo de mudança e cresciemtno pessoal e profissional. Para o aluno compreender bem a composição dos textos orais, em destaque aqueles que ocorrem em interlocuções no espaço de relações de trabalho e estudo, é preciso saber que os gêneros orais são configurados como gêneros orais formais públicos, mas que são compostos nas relações mais informais possíveis do cotidiano. Desse modo, a necessidade de se observar a composição de textos orais não seria com a intenção de qualquer tipo de discriminação, mas de apresentar ao aluno recursos para que ele possa inserir-se nas relações comunicativas diversas. Acredita-se que assim o aluno estaria enriquecendo suas práticas discursivas, de modo a permitir-lhe inserção social e cultural, garantindo- lhe cidadania. 1. INTRODUÇÃO 2. A ESFERA COMUNICATIVA DO ESTUDO E DO TRABALHO 2. A ESFERA COMUNICATIVA DO ESTUDO E DO TRABALHO 4. A SEQUÊNCIA DITÁTICA PROPOSTA 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 3. O GÊNERO DISCURSIVO ORAL Oralidade, escrita e discurso se articulam no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo, e não podem ficar de fora do currículo e nem serem tratados de forma estanque e isolada. Os Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental, "sugerem o ensino da língua oral para além da interação sala de aula" (SÃO PAULO, 1998). O trabalho com a oralidade no ensino deve então utilizar todos os recursos de oralidade e da discursividade, também para a ampliação da escrita. Entre as atividades contemporâneas onde há regularização de oralidade, escrita e discursos nas práticas destas atividades, estão justamente o trabalho e o estudo, daí a necessidade de uma reflexão, para o encaminhamento dos jovens falantes da língua em questões que envolvem as adaptações dos universos de discursos nos quais estão envolvidos. Fonte: Fonte: Fonte: Desconhecida 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares - Das práticas de linguagem aos objetos de ensino. IN: B. SCHNEUWLY; J. DOLZ e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004[1997]. Pp Tradução e organização de R. H. R. Rojo e G. S. Cordeiro.