RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Simone Guimarães. Curso de Formação em Serviço de Professores em Informática na Educação Especial.
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Registro de Estudo de Caso.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Nelma Cristina de Carvalho
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
Relato das Experiências
PROJETO PEDAGÓGICO HIPERMÍDIA.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA SOFTWARE EDUCACIONAL APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS
Plano de Ação Pedagógica
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O uso dos softwares nas escolas
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Pederneiras- São Paulo
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
educação NA ERA DIGITAL
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
FRANCIONE SANTOS DE LIMA COSTA Relato de Experiências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Caracterização da Instituição
Marco Doutrinal e Marco Operativo
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Análise de uma ferramenta ou recurso
Deise Kramer Lima Fernandes
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
E.E. “FREI THIMÓTEO VAN DEN BROECK”
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
FAP ° semestre de 2008 Grupo: Clayton, Jucivagno, Luciano e Marcel Uso efetivo de um blog em aulas de física.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Identificação da atividade e do aluno
DIREC 22,25 e 26. SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O futuro chegou!.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
O computador como Meio e como Fim...
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR RODOLFO FINK chapadão do tigre vidal ramos.
Transcrição da apresentação:

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Nossa escola é bastante acolhedora, atrativa e possui salas amplas Nossa escola é bastante acolhedora, atrativa e possui salas amplas. Os educandos com necessidades educativas especiais eram atendidos apenas na sala especial a alguns anos atrás,hoje quase todos estão na sala regular e distribuídos em três salas de recurso.

A escola foi presenteada Com um laboratório exclusivo para os especiais. Eles estão ansiosos para explorarem,é claro que algumas atividades já estão sendo desenvolvidas,porém o funcionamento normal da sala será a partir de agosto do corrente ano.

As professoras que norteiam o trabalho educativo na sala de Informática são: Marilene Boaventura e Nilma Cunha, as quais aceitaram o desafio apenas com uma pequena base na área técnica,entretanto, integram o grupo de professoras da escola que trabalham com os especiais nas salas de recurso e apóiam os professores na sala regular que receberam os mesmos. Essas educadoras participam da Formação Continuada semestralmente promovido pela Diretoria Regional de Ensino de Araguaína na área em questão.

As atividades desenvolvidas até agora são: Exploração de cds educativos,Word,Hagaque e Power Paint.

Estes são os alunos: Leonildo e Wallysson Estes são os alunos: Leonildo e Wallysson. Eles cursam o 4º ano do Ensino fundamental. Estão em processo de alfabetização, lêem e escrevem textos simples, são muito ligados. Têm dificuldade acentuada de aprendizagem. A atividade proposta é a exploração de um cd educativo visando desenvover a concentração,o raciocínio lógico,a leitura e a escrita.

Os alunos em destaque gostam muito desse cd Os alunos em destaque gostam muito desse cd. Ele traz atividades de: jogo da memória, complemento de palavras,jogo dos sete erros, .palavras cruzadas .Eles sempre dão preferência aos da memória e dos sete erros. A intervenção que sempre é feita é a de mostrar-lhes que são capazes de explorar todas, mesmo tendo dificuldades, são orientados a encará-las como desafios que podem superar.

Os alunos realizaram a atividade com entusiasmo e experenciaram as mais diversas situações de aprendizagem, avançaram nas palavras cruzadas e na formação de palavras, superando, assim alguns desafios. Os objetivos propostos foram atingidos e até ultrapassados. os dois sabem trabalhar em agrupamento,pois um ajuda o outro.

Relato de experiências Luciano tem 13 anos,é aluno da Escola Estadual Adeuvaldo no município de Filadélfia, no Tocantins, é surdo, utiliza língua de sinais para se comunicar, é bastante integrado na escola e na cidade, está em processo de alfabetização, gosta de participar de grupos de dança, tais como: dança de rua, quadrilha. O objetivo pretendido era que ele criasse histórias através de imagens, desenvolvendo habilidade com o programa Hagaque. O aluno em destaque demonstrou bastante habilidade com o software ,mesmo sendo o primeiro contato com o mesmo, teve bastante facilidade para adequar cenários aos personagens. A única dificuldade foi para criar as falas nos balões, mas explicamos que existem histórias apenas com imagens. O desenvolvimento do aluno foi ótimo, indo além de nossos objetivos ou expectativas, percebendo até a importância da escrita. Acredito que o próximo passo é incentivá-lo a criar falas dentro do seu processo de alfabetização.

As atividades são bastante desafiadoras e lúdicas atendendo às expectativas da clientela assistida que é de crianças de 6 até 15 anos. A equipe do laboratório está bem capacitada para a proposta e desenvolvimento das atividades. Os professores aprovaram a proposta realizada com os alunos, posto que o entusiasmo e a motivação dos mesmos foi enorme. Um plano de ação pedagógica vai ser bem aceita pelo professorado que muitas vezes vem propondo atividades que não tem muito atrativo para a faixa etária atendida e com certeza o envolvimento dos alunos vai ser muito produtivo,pois eles também serão autores do projeto em questão. .