CAPÍTULO 2 – MODELO MONITOR E GRAMÁTICA UNIVERSAL

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Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 2 – MODELO MONITOR E GRAMÁTICA UNIVERSAL Aquisição Aprendizagem Processo inconsciente Ocorre em contextos naturais Em situações reais de uso da língua para comunicação e interação Resulta da exposição à língua Processo consciente Ocorre em contextos instrucionais Em situações de uso simulado da língua para fins de prática e exercício Resulta da instrução O campo de conhecimento “aquisição de segunda língua” é um campo de investigação complexo, multidimensional, multifacetado, que precisa de interlocução com outras áreas do saber, entre elas a psicologia cognitiva, a pedagogia, a linguística, a sociologia, a neurociência da linguagem. Essa necessidade faz com que o campo atraia pesquisadores com diversas afiliaçoes teóricas e metodológicas o que, por sua vez, faz com que o campo opere com um número grande de conceitos que são definidos de maneiras diferentes por diferentes autores. Nós vamos ver alguns desses termos agora e vamos concordar em uma definição para eles para facilitar o nosso diálogo.

ESSA DISTINÇÃO É MUITO CONTROVERSA!! É baseada em um construto problemático: consciência. Como saber que uma informação retida resulta de um processo consciente ou inconsciente? Nem sabemos o que é consciência! É muito provável que no caso da aquisição de uma segunda língua por adultos escolarizados, a retenção de conhecimento resulte de processos conscientes e inconscientes. Nesse curso, usaremos os termos aquisição e aprendizagem de maneira intercambiável. Entretanto, nos documentos do MEC, o termos preferido é aprendizagem.

Segunda língua e língua estrangeira A língua tem um papel institucional e social importante e consolidado na comunidade em que o aprendiz está inserido. É reconhecida como a língua de comunicação entre os membros. A língua não tem nenhum papel institucional ou social relevante. É somente objeto de instrução.

ESSA DISTINÇÃO TAMBÉM É CONTROVERSA!! 1 – De natureza sociolinguística, o pressuposto é que o contexto faz diferença no processo de aquisição. 2 – Não temos dados suficientes para afirmar que o contexto tem um impacto significativo no processo de aquisição. Manteremos uma postura aberta: o contexto pode ou não afetar. Usaremos o termo segunda língua, para nos referirmos a ambas as situações. E o faremos abreviando para L2.

Teoria, Modelo, hipótese – depende do escopo! TEORIA = descreve o fenômeno, explica o fenômeno, levanta hipóteses, unifica os processos de forma econômica, dizendo por quê. MODELO = descreve os processos que estão envolvidos em um fenômeno, descreve como esses processos acontecem e interagem. HIPÓTESE = uma proposição sobre um ou alguns dos muitos processos de um fenômeno.

1ª. PROPOSTA SOBRE AQUISIÇÃO DE L2: O MODELO MONITOR MODELO MONITOR = HIPÓTESE DO INSUMO = HIPÓTESE DA COMPREENSÃO Uma das primeiras propostas – gerou bastante controvérsia e ataques. Organizado a partir de 5 hipóteses. Premissa básica: possuímos um dispositivo de aquisição da linguagem que está ativo na aquisição da L2.

As 5 hipóteses: 1 – A hipótese da aquisição-aprendizagem A aquisição é um processo subconsciente e requer o dispositivo de aquisição da linguagem, inato e responsável pela aquisição da L1. A aquisição ocorre de forma natural e espontânea como resultado do envolvimento do aprendiz em situações de interação com foco no significado. A aquisição da L2 é semelhante à aquisição da L1 – não é preciso nem instrução nem intenção de aprender. O conhecimento que resulta da aquisição é implícito.

A HIPÓTESE DA AQUISIÇÃO-APRENDIZAGEM A aprendizagem é um processo consciente de obtenção de conhecimento explicito sobre a L2. É o processo que se dá nos contextos instrucionais. Resulta da intenção de aprender. O uso do conhecimento aprendido exige esforço e concentração.

A HIPÓTESE DA AQUISIÇÃO-APRENDIZAGEM Os processos de aquisição e aprendizagem não interagem Esta hipótese é a mais importante do Modelo Monitor

2 – A hipótese do monitor O conhecimento que resulta da aprendizagem tem como função monitorar, revisar ou corrigir a língua que é produzida . Somente precisaremos do conhecimento obtido através da aprendizagem nas situações em que temos que observar se as formas que estamos usando estão corretas (por exemplo, durante um teste ou uma entrevista para emprego). O conhecimento que é fruto da aprendizagem, no Modelo, não tem um papel importante pois precisamos da língua para a interação social, em que será utilizado o conhecimento adquirido.

3 – A hipótese da ordem natural A aquisição da gramática da L2 se dá em uma ordem previsível, independente do seu grau de complexidade e da ordem em que é ensinada em contextos de sala de aula. Morfema em Inglês Ordem de aquisição Artigos a/the 1 Be como verbo de ligação 2 Progressivo – ING 3 Plural – s 4 Be como verbo auxiliar 5

4 – A hipótese do insumo A aquisição da L2 só acontecerá se o aprendiz for exposto ao insumo compreensível. O insumo compreensível é insumo linguístico que está um nível acima do nível de proficiência do aprendiz. É insumo “rico” em vocabulário e gramática. Ao compreender esse insumo, o aprendiz adquire a gramática automaticamente. O insumo compreensível interage com o dispositivo de aquisição da linguagem. O resultado é a aquisição Essa é a 2ª. Hipótese mais importante do Modelo!

5 – A hipótese do filtro afetivo O aprendiz deve estar receptivo ao insumo, sentindo-se confortável na situação de aquisição e demonstrando uma atitude positiva em relação à L2. Seu filtro afetivo deve estar baixo. Aprendizes em situações de estresse, com baixa auto- estima e inseguros, ou com uma atitude negativa em relação à língua e sua cultura, bloqueiam a interação do insumo compreensível com o dispositivo de aquisição de linguagem. Apesar de ter sido duramente criticado por muitos pesquisadores,principalmente por fazer afirmações para as quais não há evidências ou há dificuldade metodológica de se obter evidência confiável, o Modelo Monitor exerceu uma grande influencia na área de aquisição de L2 durante as décadas de 1980 e 1990, sendo a maior delas a decisão que muitos profissionais da área de metodologia de ensino de L2 tomaram de não se ensinar os aspectos formais da segunda língua na sala de aula.  

A gramática Universal Gramática Universal: um conjunto de princípios que são propriedades de todas as línguas do mundo. Alguns desses princípios contêm parâmetros, ou aspectos que serão determinados de formar diferentes nas diferentes línguas. O conhecimento dos princípios e parâmetros é inato – estamos biologicamente programados para adquirir a linguagem.

A Gu e a L2 Qual é o estado inicial da aprendizagem? Qual é a natureza da interlíngua e como esse sistema se desenvolve ao longo do tempo? Qual é o estado final da aprendizagem?

Qual é o estado inicial da aprendizagem? O aprendiz já tem um sistema lingüístico a sua disposição: a sua L1. Uma parte do conhecimento da nossa L1 é transferida para a segunda língua. Quando os parâmetros da L1 e da segunda língua são os mesmos, temos transferência positiva. Quando são diferentes, uma transferência negativa ou interferência pode ocorrer.

4 POSIÇÕES SOBRE O ESTÁGIO INICIAL DA AQUISIÇÃO DA L2 1 - Temos total acesso à GU e o processo de aquisição da L2 será semelhante ao da L1. Restabeleceremos os parâmetros da L2 através da exposição ao insumo linguístico. Instrução tem pouca utilidade. 2 – Temos acesso parcial à GU. Conseguiremos estabelecer alguns parâmetros, outros não. 3 – Temos acesso indireto à GU. Os parâmetros da L1 servirão de base para todos os parâmetros da L2. 4 – Não temos mais acesso a GU e o processo de aquisição da L2 será totalmente diferente do processo da L1.

Qual é a natureza da interlíngua e como esse sistema se desenvolve ao longo do tempo? Interlíngua: estágios intermediários de desenvolvimento. Se ainda possuímos acesso à GU (total, parcial, indireto), o processo consiste em estabelecermos os parâmetros da L2 a partir do insumo linguístico que estamos expostos. Principalmente através da evidência positiva (insumo que obtemos em contextos naturais de uso da língua).

Qual é o estado final da aprendizagem? Mesmo estando expostos ao mesmo insumo, sob as mesmas condições, há grande variação individual entre os aprendizes em termos de: Quanto conseguimos aprender Como conseguimos aprender Em quanto tempo conseguimos aprender É difícil determinar o estado final da aprendizagem, principalmente porque esse é um processo dinâmico em que as diferenças individuais têm um papel importante. Na L1, essas diferenças não são significativas. Motivação Estratégias de aprendizagem Estilos de aprendizagem Aptidão Atitude Essa é a pergunta mais complicada para os adeptos da visão de que nós temos acesso à GU durante o processo de aquisição de uma L2.