A Constituição Cultural e a Fundamentalidade dos Direitos Culturais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Maria Helena Barros de Oliveira
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Acesso à Justiça 1ª aula 2ª unidade.
Introdução ao Direito II
Curso de Especialização em Avaliação da Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu) Escola Nacional de Administração Pública -ENAP 2005.
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL
Disposições constitucionais relativas à cultura
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
REMEDIOS CONSTITUCIONAIS
Tópico III – Princípios Fundamentais
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
Cidadania e Empregabilidade
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
DIREITOS CULTURAIS ESTADO E SOCIEDADE
Direito Ambiental Prof. Humberto Magno Faculdade Pitágoras.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Curso Direito à Memória e à Verdade
DIREITO HUMANOS Unidade I Introdução
Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL II Docente Marco Dórea Tel:
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Direito Constitucional e da Cidadania I
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
Princípios e funções fundamentais de Direito e de Legislação educacionais – Fundamentos e objetivos do Estado brasileiro.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Primavera de 2013 Apresentação.
Roteiro da Aula Convivência
DIREITO CONSTITUCIONAL
PONTOS RELEVANTES Profº Carmênio Barroso
O Sistema Constitucional Austríaco Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Direito Constitucional Professor Doutor Jorge Bacelar Gouveia Ano.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Orientação de Linares QUINTANA para a interpretação dos textos constitucionais: “as palavras que a Constituição emprega devem ser entendidas no seu sentido.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
DIREITO CIVIL V Aula 1- Apresentação do Plano de Ensino.
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
Profº Carmênio Barroso
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Plano Nacional de Cultura
Revisão para OAB 19/04/2017 Revisão para OAB Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade.
1 ASPECTOS LEGAIS E ATUALIZAÇÕES DA LEGISLAÇÃO QUE AMPARA O EMPREGO DA MARINHA DO BRASIL NA GARANTIA DA LEI E DA ORDEM A PARTIR DE 1988.
Teoria Geral do Estado e da Constituição
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
OS LIMITES AO PODER DE TRIBUTAR
Fontes do Direito Processual Penal
A LEI JURÍDICA.
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETOS: Apresentação da Disciplina e discussão do Plano de Ensino. Unidade.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
Comunidades Tradicionais
O Contributo do “NeoConstitucionalismo”. “Na base dessa inefetividade, para além do problema relacionado à configuração política e econômica da sociedade.
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD).
TEORIA DO ESTADO PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR. João Paulo de Souza Cavalcante.
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Instituições de Direito Prof. Rafael Mafei. * Como o direito regula a criação do direito? * Como o direito lida com normas criadas por outros entes “não.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
COMO E PORQUE TORNAR EFETIVO O INVISÍVEL PROCESSO REGULAMENTAR BRASILEIRO ALEXANDRE MAGNO FERNANDES MOREIRA PROCURADOR DO BANCO CENTRAL MESTRE EM DIREITO.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

A Constituição Cultural e a Fundamentalidade dos Direitos Culturais Prof. Humberto Cunha

Epítetos da Constituição Tradicionais Constituição Cidadã Constituição Coragem Nova proposta Constituição Cultural

O motivo da proposta Todos os nove Títulos e também o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias têm dispositivos acerca da Cultura e dos Direitos Culturais, tanto em sentido amplo, como estrito. Mestre Expedito Celeiro

Preliminares conceituais O que é cultura Múltiplos sentidos e sentido amplo/ antropológico Em sentido estrito (para o Direito) Galeria Mestre Nosa – Juazeiro do Norte

Preliminares conceituais O que são direitos culturais Em sentido amplo Culturalismo jurídico (cultura e direito como siameses ou amantes) Em sentido técnico-jurídico Nova disciplina jurídica O Beijo, de Rodin

A prova da Constituição Cultural Títulos Dogmáticos Princípios fundamentais Direitos e garantias fundamentais Títulos Estruturantes Estrutura do Estado e do Poder Títulos Operacionais Detalhamento operacional dos outros títulos

A Constituição Cultural em sentido estrito Nos Títulos Dogmáticos: A cultura como princípio fundamental Pluralismo Comunidade de nações A cultura como direito fundamental Liberdade como signo essencial da criação intelectual Proteção dos direitos autorais e conexos Propriedade e função social Proteção do patrimônio cultural A língua Os símbolos cívicos

A Constituição Cultural em sentido estrito Nos Títulos estruturantes Múltiplas responsabilidades Do cidadão Da sociedade De todos os entes públicos Legislação concorrente Competência comum De todos os poderes públicos Inclusive os de fiscalização: Ministério Público

A Constituição Cultural em sentido estrito Nos Títulos operacionais: A grande preocupação com a processualística democrática as garantias de efetivação Colaboração da comunidade Vinculação constitucional de verbas para a cultura Criação do plano nacional de cultura Criação do sistema nacional de cultura

A Constituição Cultural em sentido amplo Identidade e diversidade Federalismo: o uno e o diverso Comunidade de nações e soberania Direitos humanos e direto nacional Soberania e tribunais internacionais Reflete o sincretismo e o pluralismo Presidencialismo – MPs – Leis Delegadas Sistema de controle da constitucionalidade

Conseqüências de entender a Constituição Cultural A construção de um direito próprio, que expresse o melhor da alma brasileira Diferente do jurista/cidadão boca da lei Diferente do jurista/cidadão cérebro da lei Formação de um jurista/cidadão boca, cérebro e coração da lei