SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Olhares diferenciados sobre as dificuldades de aprendizagem
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca
ANOTAÇÕES EM SALA DE AULA
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
2º Encontro Formativo da SAAI
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Responsabilidade Social Coorporativa e Competitividade Sustentável Tatiana Passos Zylberberg (Consultora – Neurônio Consultoria) FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Aprender Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão.
Produção do conhecimento em EAD
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Curso: Docência do Ensino Superior
Formação profissional e EAD
MARIA APARECIDA TRARBACH
OS TRÊS PORQUINHOS.
Rotina na Alfabetização:
Curso de Docência Universitária
O sucesso do trabalho pedagógico
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Currículo oficial de São Paulo
Planejamento - Professor
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, SOCIABILIDADE E INCLUSÃO
Planejamento PNAIC 2014.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Determinantes da Aprendizagem
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Projeto de Orientação de Estudo - 5º ano (EF) -2013
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
O QUE É ? Mais um Projeto da Editora Alvorada Uma ação pedagógica
Laboratório de Ensino a Distância
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Preparar-se para ser um mediador na escola espírita de evangelização: Evangelizar é uma tarefa árdua e sublime, que exige de nós muito empenho, dedicação.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Introdução à Didática Aula 3
Cristiane Jonas Francisconi
- Dois cérebros nunca são iguais: genética e ambiente têm impacto expressivo na sua formação e especialização.
Professor(es) Apresentador(es):
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Juliane B. Lehm e Vera Guizzo EMEIEF Prof. Nicolau de Moraes Barros
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Recursos de Ensino. 1 – O que são recursos de ensino? São componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno.
Teorias Educacionais.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Transcrição da apresentação:

SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS 2º. DIA CAPACITAÇÃO DE TRAINEES 2013

RESUMINDO...

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS...

Entendendo nosso cérebro 1. elaborações mentais sofisticadas, como o planejamento, o julgamento e a decisão; 2. dados sobre movimentos corporais, tato, orientação espacial e análise sensorial; 3. informações olfativas; 4. linguagem, leitura e fala; 5. informações auditivas; 6. estímulos e associações visuais.

ESTILOS DE APRENDIZAGEM 5

Para atender aos diversos tipos de alunos Existem os que aprendem mais ouvindo Imagem da internet

Outros aprendem mais vendo

Outros aprendem mais fazendo Imagem da internet

Também têm outros que aprendem mais experimentando Imagem da internet

Processo de Aprendizagem Significativa Partir da realidade da turma Contextualizada Desafiadora Promover a dúvida e a curiosidade Interativa Gerar Desestruturação cognitiva Atender o perfil formativo

Estratégia .

VALE A PENA ATUAR NA DOCÊNCIA?

PRIMEIRO DIA DE AULA... .

RELAÇÃO PEDAGOGO-PROFESSOR .

VIDEO 3 .

VIDEO 4 .

Será que é preciso saber sobre como funciona o cérebro, para atuar na docência?

Dinâmica

Hora de tomar um cafezinho...

NEUROCIÊNCIA Sinapses e redes neurais Regiões cerebrais: funções e articulação Cada indivíduo como ser singular Plasticidade 20

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

PERSONALIDADES

Trabalho em grupo

DEBATE

Tempestade de Ideias

Aprender a aprender

MOMENTO PORTIFÓLIO

Estratégia .

Andréia, Denise e Flávia MUITO OBRIGADA. Andréia, Denise e Flávia aesteves@fiemg.com.br dmpereira@fiemg.com.br fpsilva@fiemg.com.br