PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pedagogia da pesquisa-ação
Advertisements

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
RELAÇÕES FAMILIARES E COMPORTAMENTO INFANTIL
ALUNA: Cristina Prange Teixeira
SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
CRISTINA ALICE MELO FERREIRA ROMILDA CAPBODEVILA SAITO
Afinal, o que é Planejamento?
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCACIONAIS I
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
Antonia Silva Lima Azevedo
Gestão Pedagógica Estratégica: motivação para Aprendizagem
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Estabelecendo limites e regras
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.
FESTIVIDADE DA ESCOLA PAROQUIAL CRISTO REI
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
AUTOR: Jonnes Maciel Nunes Orientador(es): Margareth Leber de Macêdo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho INDISCIPLINA ESCOLAR.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
A Gestão participativa
CLASSE DOS PROFESSORES
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
AUTOR: Genilda Aurélio da Cunha Orientadora: Angela Noleto PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR JUNHO
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Orientadora: Alessandra de Oliveira
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: Silnei Rodrigues Marinho Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO/2010.
Desinteresse Escolar Motivado pela Família
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
Indisciplina e métodos dialógicos Geisiélli Ap. Carvalho Marin Selma R. de Carvalho Marin Jacarézinho-Pr.
AUTORA: Joelma Barbosa Neto Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Projeto Aluno Monitor em Ação
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA.
O papel pedagógico do órgão gestor
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
O Papel da Família na Escola. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS Nome: Ariana Freire Gilberto Marques Luciano Silva Mayra Massote.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny Dias da Silva - turma “B” ORIENTADORES: Prof. José Carlos Freire Prof. Maurício Reis Araguaína, 19 maio 2010

PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA CONTEXTO INVESTIGADO  Causas da Indisciplina na Escola Paroquial Municipal São Domingos PERÍODO DA PESQUISA  O Projeto foi desenvolvido no período de Novembro de 2009 à Junho de 2010.

PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA 1.PROBLEMA  Porque a indisciplina ainda é tão presente na escola? Será falta de participação ativa da gestão ou dos pais? 2. OBJETIVO GERAL  Diagnosticar a causa da indisciplina dentro da Escola Paroquial Municipal São Domingos

JETIVO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Diagnosticar os problemas vivenciados pelo aluno no ambiente familiar ;  Identificar as formas de atuação do gestor no combate à indisciplina ;  Verificar a conduta do professor diante da indisciplina;  Identificar os motivos da indisciplina na escola.

PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA TIPO DE PESQUISA: (PESQUISA-AÇÃO) INSTRUMENTOS UTILIZADOS:  Realização de reuniões com os pais, gestor e equipe pedagógica, para elaboração de normas e condutas internas ;  Momentos de oração e reflexão semanalmente com todos os alunos;  Solicitação da presença dos pais na escola sempre que necessário;  Diálogo e o envolvimento do gestor nas questões pedagógicas.

i PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA RESULTADOS E CONCLUSÕES: Os problemas de indisciplina na Unidade Escolar não foram extintos, porém, amenizados, isso pode ser comprovado através de registros nos livros de ocorrências, depoimentos de professores, de pais de alunos, ou durante os recreios. Ainda foi possível perceber que a indisciplina está relacionada a vários fatores que podem ser emocional, cultural, socioeconômico ou à falta de limites e, que em muitos casos a família falha já que é a principal responsável em educar e orientar os filhos. O gestor por sua vez precisa ter autonomia, para que as regras e normas estabelecidas no ambiente escolar sejam seguidas e obedecidas por todos, que o aluno perceba que não tem apenas direitos, mas, também deveres.

PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMILIA NO COMBATE A INDISCIPLINA RESULTADOS E CONCLUSÕES: O trabalho precisa ser coletivo principalmente com a família, e se necessário contar com a ajuda de outros setores da sociedade.

PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA REFERÊNCIAS: CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 1ª ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Gente, CURY, Augusto. Pais brilhantes professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, Revista NOVA Escola, ANO XXIV, Nº 226, outubro Indisciplina: como se livrar dessa amarra e ensinar melhor. (p. 78 a 89). Revista OLIVEIRA, M. A. M. (org.). Gestão Educacional: Novos olhares, novas abordagens. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, Revistas GESTÃO EM REDE.

R PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMILIA NO COMBATE A INDISCIPLINA REFERÊNCIAS: Revista Pátio, ANO 3 Nº 10 AGO/OUT1999 TIBA, Içami. Quem ama educa. São Paulo: Ed. gente, ZAGURY, Tânia. Limites sem traumas construindo cidadãos. 82ª ed. Rio de Janeiro: Editora Record. TRIPP, Tedd. Pastoreando o coração da criança. São José dos Campos – SP: FIEL, 2002.