F. Verani, F.Laender, E. Maranhão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
A ATIVIDADE DE PESQUISA
Metodologia de Investigação
Sumário – Metodologia/21-06
Metodologia do Trabalho Científico
CONCEITOS ELEMENTARES
Orientações sobre o Trabalho de Conclusão de Curso
Sérgio Elias Vieira Cury
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
FILOGENIA DAS ANGIOSPERMAS: PRIMEIROS PASSOS
Modelagem e simulação de sistemas
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
COMO FUNCIONA A SIMULAÇÃO
Definição e critérios de elaboração
MB-726 Estruturação de Problemas
Método Delphi Uma série de estudos foi conduzida, durante alguns anos, pela RAND Corporation (Santa Mônica, Califórnia, EUA), recebendo a denominação de.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Algumas Técnicas Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
Análise e Projeto de Sistemas
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
Estudo e Distribuição do Trabalho
COACHING NA NEGOCIAÇÃO
Coletando informações
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
PROJETO DE PESQUISA.
Matemática Financeira
IUM Aula 09.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Participação pública e educação no Planejamento Ambiental Planejamento Ambiental 9º Semestre 2012/1.
A Racionalidade das Decisões
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Capítulo VI – Variáveis Indexadas 6.1 – A necessidade de variáveis indexadas 6.2 – Vetores e matrizes 6.3 – Aplicações com vetores numéricos 6.4 – Aplicações.
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 1 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO. Porque a necessidade de fontes de informação? Que Informação? Que.
Técnicas de Coleta de Dados
Projetos Pessoais: Por onde comecar? Nos proximos slides vamos ver…
PESQUISA DE MARKETING – Conceito e Processo
Manuais Administrativos
Atividades práticas de densidade
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 9 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
ANALISANDO CONCEITOS E MAPEANDO QUESTÕES Profa. Mitieli Seixas da Silva.
Conhecimento Científico
Plano de Vendas e Marketing
A ATIVIDADE DE PESQUISA: PESQUISAR O QUE É?
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
Capítulo 2 – Tipos, Fontes e Formas de Coleta de Dados
Observação Direta Intensiva e Observação Direta Extensiva
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Gerenciamento de riscos
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
CONCEITOS IMPORTANTES
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Coleta de dados questionário.
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

F. Verani, F.Laender, E. Maranhão Questionário Delphi [1] Método Delphi Uma série de estudos foi conduzida, durante alguns anos, pela RAND Corporation(Santa Mônica Califorrnia) recebendo a denominação de “Projeto Delphi”. Tal designação inspirou-se no antigo oráculo de Delphos ( Grécia ) dedicado a Apolo. A técnica empregada foi chamada de método “Delphi” F. Verani, F.Laender, E. Maranhão

Técnica[2] Técnica definida como método para estruturar o processo de comunicação em grupo de forma que esse processo seja efetivo permitindo a um grupo de pessoas, como um todo, lidar com um problema complexo. É uma metodologia que permite analisar dados qualitativos. Método que permite descobrir opiniões de especialistas – denominado de painel Delphi – através da realização de uma série de questionários. São apresentadas uma série de proposições específicas aos participantes para que, cada um individualmente, as ordene, mediante um dado critério estabelecido. Os resultados depois de agregados são entregues aos especialistas, para que possam reformular as proposições apresentadas. O número de rondas [voltas] laboradas varia de acordo com o grau de consenso atingido pelos especialistas, sendo esse consenso entendido a nível individual. Ou seja , se houver uma discrepância muito elevada na opinião de um dado especialista nas várias rondas[voltas], não se poderá chegar a um consenso. As opiniões podem variar de ronda para ronda, uma vez que são introduzidas novas questões em cada questionário, o especialista pode mudar de opinião em relação às questões que considera + relevantes F. Verani, F. Laender, E. Maranhão

Características básicas [3] Anonimato; Interação com “feedback” controlado; Respostas estatísticas do grupo. As principais características do Método Delphi consistem: Utilização de um painel de peritos[especialistas] para obter conhecimento; O fato de os participantes não terem confrontação frente a frente; A garantia de anonimato das respostas dadas pelos participantes; Uso de ferramentas estatísticas simples para identificar padrões de acordo OBS: Uma das vantagens deste método é permitir que pessoas que não se conhecem, desenvolvam um projeto comum, e sem ter que revelar as suas opiniões uns aos outros, cheguem a um acordo geral sobre uma dada área de interesse . F. Verani, F. Laender, E. Maranhão

Nível prático[4] Um estudo Delphi  consiste na realização de uma série de questionários, correspondendo cada questionário a uma ronda[ volta]. O especialista tem em cada ronda que responder a um questionário [perguntas], definindo os vários itens apresentados por ordem de importância . Após realização desta primeira ronda, os especialistas terão acesso aos resultados. Passa-se em seguida a uma segunda ronda [volta] de questões , onde são acrescentadas as novas questões/proposições que os diversos inquiridos[ perguntados] foram introduzindo na 1* ronda e juntamente com as primeiras questões apresentadas OBS:[ sendo retiradas as que se considerou terem importância completamente irrisória] , os especialistas ordenarão de novo as questões. Serão realizadas tantas rondas [voltas] de questionários, quantas forem necessárias para se atingir um grau de consenso razoável. F. Verani, F. Laender, E. Maranhão

[5] Um estudo Delphi pode ser elaborado de várias formas: Na forma + clássica são introduzidas várias questões e define-se uma ordem entre elas . OBS: Já na Metodologia Delphi com Q-sort  a técnica varia um pouco, apesar do objetivo ser ordenar as questões . Q-sort o especialista terá primeiro que definir quais as questões que considera importantes; as que considera pouco importantes; as que considera neutras. Em seguida e mediante a apresentação de uma pirâmide, o inquirido terá que posicionar as 3 “pilhas” de questões, de acordo com o grau de importância dado. Ou seja,  não basta definir se são importantes ou não, é preciso classificar todas as proposições por ordem de importância revelando a que é + importante, menos importante, E seguindo estes passos até chegar à questão que considera + neutral. F. Verani, F.Laender, E. Maranhão

Como se processa um estudo Delphi Esquema Realização de um questionário/ inquérito Análise das respostas do questionário Atingiu-se consenso?--se : NãoTabelamento das respostas e entrega da informação ao grupoDesenvolvimento do questionário seguinte Recopilação dos resultados num resumo final  Sim direto Recopilação dos resultados F. Verani, F. Laender, E.Maranhão