4 Crítica ao método ou paradigmas e programas de pesquisa
4.1 Paul Feyerabend
Anarquismo metodológico Livro “Contra o método” Imposição de um método rígido inibe passos inovadores
Avanços científicos ocorrem quando as regras são “quebradas”
A racionalidade pode ser pensada, nos limites de épocas e escolas Contesta a idéia de separar atividade científica em descoberta e justificação
Hipóteses ad hoc Proliferação de teorias Princípio da tenacidade
O princípio da tenacidade leva a proliferação de teorias e ao progresso da ciência Se os termos teóricos e a interpretação dos fatos não possuíssem autonomia em relação às teorias, seria praticamente impossível comparar as teorias rivais
4.2 Thomas Kuhn
As ciências progridem de modo revolucionário, com períodos de desenvolvimento gradual O trabalho do cientista é condicionado por paradigmas
Os paradigmas científicos ditam o método e os procedimentos aplicáveis em certos contexto histórico da ciência As revoluções representam o descrédito do paradigma vigente e a transição a novas propostas de se fazer ciência
O livro “A estrutura das revoluções científicas” Paradigma – mito, constelação de perguntas, algo que define uma ampla extensão da realidade e novo modo de ver
A gestalt associada ao paradigma fornece ao cientista elementos de orientação, entre eles a convenção que estabelece as regras do método científico
As revoluções científicas são o rompimento de um paradigmas A transferência de um paradigma para outro pode ser pensada como um processo de conversão, induzida por motivos psicológicos e uma nova visão que promete satisfazer um número maior de problemas
O paradigma consensual permite acalmar o debate sobre os fundamentos da ciência e ainda definir o padrão da pesquisa a ser desenvolvida A prática científica não-revolucionária é denominada de “ciência normal”
Para Popper a atividade do cientista é essencialmente crítica e revolucionária Para Kuhn o modelo de Popper é exagerado
O paradigma é muito útil para a prática cientifica, e essa utilidade é crescente Os estudantes têm formações similares, conduzidos a ver a mesma coisa, sobre o mesmo paradigmas compartilhado
O fascínio do jovem pelo novo e pelo desconhecido torna-o sensível à promessa feita pelo novo paradigma de que irá solucionar os problemas existentes
Incomensurabilidade dos paradigmas: nenhuma comparação entre paradigmas é possível Popper afirma que podemos pular de um referencial para outro sempre que assim o desejarmos
O dogmatismo existe em ciência, mas ele não é a regra na história dela O anarquismo metodológico pode resultar em completo caos e não em ciência enquanto conhecimento organizado
4.3 Imre Lakatos
Reteve o falseacionismo metodológico de Popper Aprimoramento do esquema metodológico inicial de Popper
Programa de pesquisa Heurística positiva O núcleo rígido acompanha o programa de pesquisa e somente é descartado junto com o programa
A validade da experiência só ocorre à medida que o programa mostra-se progressivo Não há racionalidade instantânea na escolha entre teorias
Substitui a racionalidade instantânea pela racionalidade que trabalha devagar A mudança de programa de pesquisa ocorre com o enfraquecimento de um programa em favor de outro