PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
Educação Escolar Indígena
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Diretoria de Currículos e Educação Integral
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Contexto de atuação do CME
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Encontro Estadual de Formação
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
Painel: Gestão Democrática – avaliação e fortalecimento Cuiabá, MT
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA PESQUISADORAS: DORILENE.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
PALMAS\TO 2009 PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL O Professor de Educação Infantil versus os alunos especiais.
AUTOR: Genilda Aurélio da Cunha Orientadora: Angela Noleto PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR JUNHO
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: Silnei Rodrigues Marinho Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO/2010.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
AUTORA: Joelma Barbosa Neto Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Constituição de Grêmios Estudantis
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
CONSELHO ESCOLAR: a participação cidadã na escola
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Projeto Aluno Monitor em Ação
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS/Santos
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
O papel pedagógico do órgão gestor
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO: O CONSELHO ESCOLAR E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. AUTOR: Jair Borges de Lima Orientadoras: Terezinha Aquino, Raquel Souza. JULHO/2010

LOCAL DO PROJETO DE INTERVENÇÃO CONTEXTO INVESTIGADO: O CMEI – Cantinho Feliz está inserido em contexto de profundas desigualdades sociais, econômicas e culturais, tentando firmar-se como uma comunidade democrática e participativa. LOCAL DO PROJETO DE INTERVENÇÃO Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz em Palmas -TO PERÍODO DA PESQUISA Outubro/2009 à Abril/2010 ( DESCRIÇÃO BREVE DO CONTEXTO QUE PODE SER FEITA APENAS ORALMENTE)

APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA Participação do Conselho Escolar Comunitário no processo de construção de uma gestão efetivamente democrática. OBJETIVO GERAL Fortalecer o conselho numa perspectiva democrática. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Breve apresente o problema do projeto de intervenção e os objetivos Elaborar um programa de formação continuada para os conselheiros.

Sensibilizar os Conselheiros através de reuniões quanto a necessidade de sua participação efetiva no Conselho. Acompanhar a evolução dos indicadores educacionais, propondo intervenções pedagógicas; Acompanhar a gestão democrática; Elaborar o cronograma de reuniões ordinárias do Conselho para atuar nas áreas que lhe competem.

INSTRUMENTOS UTILIZADOS: Estimular uma contínua avaliação do projeto político-pedagógico da escola. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS TIPO DE PESQUISA: Metodologia da pesquisa ação REF. TEÓRICOS: Assis, Albino, Bordignon, Mendonça, Navarro, Marques, Thiollente, Constituição do Brasil/1988, LDB nº 9394/96. INSTRUMENTOS UTILIZADOS: Reunião, observação, questionários.

Conselheiros sensibilizados; Participação no acompanhamento e na consolidação da gestão democrática; Cotidiano de reuniões de estudo e reflexões; Contínua avaliação do Projeto Político-Pedagógico. O tipo da pesquisa esperada era a pesquisa-ação, caso não tenha sido apresente os motivos que levaram a outra metodologia Quais foram os instrumentos de pesquisa que vocês utilizaram?

______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica ALBINO, Sandra Maria. Políticas de democratização da gestão escolar. Artigo Científico e Caderno Pedagógico – PDE, Curitiba, PR, 2006. ASSIS, Ana Cláudia Lima. Conselho escolar mecanismo de democratização da escola pública em tempos de políticas neoliberais: farsa ou construção democrática? In: Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC – Fortaleza, CE, 2005. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública/Elab. Genuíno Bordignon. - Brasília: MEC, SEB. 2004. ______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: Democratização dos Conselhos da Escola e Construção da Cidadania/Elaboração Ignez Pinto Navarro...[et al].- MEC, SEB, 2004. DESCREVER DE FORMA DIRETA (FRASES CURTAS), CONCISA OS RESULTADOS AS CONCLUSÕES DO PROJETO; NO MÁXIMO 3 GRÁFICOS OU TABELAS QUE DEMONSTREM CLARAMENTE OS RESULTADOS OBTIDOS (SE FOR NECESSÁRIO) APONTE AS SUGESTÕES (PODE SER APENAS ORALMENTE)

______. Constituição (1988) ______.Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. ______.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Brasília: MEC, 1997. MARQUES, Luciana Rosa. Caminhos da democracia nas políticas de descentralização da gestão escolar. Página aberta. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. Rio de Janeiro, v.14, n.53, p.507-526, out.dez./2006 MENDONÇA, Erasto Fortes. O conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais. Revista da Faculdade de Educação – UnB. Vol. 10, nº 18 – p.117-134. Brasília. 2004. THIOLLENTE, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2º Ed. São Paulo: Cortez editora, 1986. Não precisa ler as referencias